Temos visto muitos milagres e cremos em milagres, mas o que realmente precisa nos impressionar nas pessoas é a santidade na vida delas. Jesus disse: “Sede santos, porque eu sou santo” (1Pe 1.16).
Jesus sofreu toda a sua Paixão e Morte, a fim de que recuperássemos, diante do Pai, a santidade. É o que o apóstolo nos ensina: “Eis que agora Ele vos reconciliou pela morte de seu corpo humano, para que vos possais apresentar santos, imaculados, irrepreensíveis aos olhos do Pai”(Col 1,22).
O que é santidade? Santidade significa crescer constantemente, se concentrar no caminho evolutivo da vida, e não olhar apenas para o processo de chegada. É trilhar uma trajetória espelhada em Jesus Cristo e, sobretudo, estar com os dois pés na espiritualidade e na caridade.
Santidade significa separação para um propósito sagrado. Na perspectiva cristã, a santidade refere-se à separação do pecado e à consagração a Deus. É um processo contínuo de transformação moral e espiritual, refletindo a imagem de Cristo em nossas vidas.
O QUE É SANTIDADE COM DEUS? COMO SER SANTO SEGUNDO A BÍBLIA? - Pastor Antonio Junior
Qual é a verdadeira santidade?
Santidade de verdade é alcançada através da vida do próprio Deus nos enchendo e expressando Sua natureza santa através de nós. Veja que Deus é absolutamente santo. Ele nunca peca. O pecado é repugnante para Ele.
17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. 18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. 19 E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
Como é possível viver a santidade nos dias de hoje?
Ser santo não é não pecar ou não ser gente, ser santo é corresponder à graça de Deus, amar a Deus acima de tudo e o próximo com amor verdadeiro que sai de si. É viver o Evangelho, a ternura, a bondade, a conversão nas pequenas e grandes coisas do cotidiano da vida.
Se nossas vidas serão vitoriosas, devemos buscar a santidade com fervor. Por exemplo, por causa da morte de Cristo na cruz, devemos ter comunhão uns com os outros. Porém, ainda precisamos procurar uma igreja (a comunhão dos crentes) onde podemos interagir e crescer na nossa fé.
Que metáfora Jesus usou para falar da santificação?
Além disso, a respeito do processo de santificação, Jesus usou a metáfora do vinho novo, que não pode ser guardado em odres antigos. Assim como não se deve consertar uma peça de roupa velha com tecido novo (dados os danos que isso pode causar, conforme registrado em Mateus 9,17).
Uma das melhores maneiras de santificar o Dia do Senhor é dedicar tempo à adoração a Deus. Nos outros seis dias da semana, é fácil ficar envolvido em todas as nossas responsabilidades. Aos domingos, você pode reservar um tempo para voltar seus pensamentos e seu coração a Deus.
Quais são os três elementos básicos para santidade?
O capítulo V da Lumen Gentium, referindo-se ao chamado uni- versal à santidade, diz que todo cristão batizado possui a vocação de ser santo e aponta três características fundamentais desta vocação: o batismo, amar a Deus e imitar a santidade de Deus.
Daniel, João e várias outras pessoas viveram neste mundo com a firme convicção de que não pertenciam a este mundo. Foram embaixadores do Céu, e por manterem íntima comunhão com o Santo, foram santificados ao longo do caminho.
Muitos confundem santidade com pieguice, introversão, pietismo, alienação do mundo, negação da diversão, muita oração etc. Isso não é santidade! A santidade nada nega e nem oprime aquilo que é autenticamente humano. Santidade é a Vida divina em nós, sendo a sua essência a prática do Amor a Deus e ao próximo (cf.
A santificação do corpo abrange ainda a nossa forma de falar e de vestir (Ef 4.25,29 – 1 Tm 2.9,10). O que aconteceu em nosso espírito – a regeneração – é o que chamamos de santificação inicial. Porém o processo de restauração da alma e sujeição da carne é o que chamamos de santificação progressiva.
A santidade é dom de Deus para o ser humano, para que este viva a graça oferecida. É sempre Deus o iniciador da oferta divina, na qual a vida humana envolve-se pelo sim ou pelo não. Deus quer uma resposta livre das pessoas para que o seu nome seja glorificado e amado sobre todas as coisas, entendimento, coração.
Qual a passagem da Bíblia que fala sobre santidade?
No livro do Levítico, Deus afirma: “Eu sou o Senhor vosso Deus. Santificai-vos e sede santos, porque eu sou santo” (11,44). Com essa afirmação, Deus se mostra santo pela sua própria natureza, mas, ao mesmo tempo, afirma que também o ser humano, mesmo tendo uma natureza diferente da dele, pode ser santo.
1. Que é ser santo? Santo é sinónimo de bem-aventurado, ditoso, feliz. A santidade é o dom de Deus que satisfaz todas as aspirações humanas; é a plenitude da vida cristã que consiste em estar unido a Cristo, aprendendo a viver como filhos de Deus, com a graça do Espírito Santo, e a viver a perfeição da caridade.