Provérbios 6:34-35 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Porque o marido ciumento ficará furioso e não terá misericórdia quando se vingar. Não aceitará compensação alguma, nem se satisfará com os presentes mais valiosos.
O motivo disso é que Deus é zeloso (Êxodo 20:3-5). Nesse contexto, a palavra “zeloso” também pode ser traduzida como “ciumento”, no sentido de um ardor emocional que zela e preserva. Então as passagens bíblicas que dizem que Deus é Deus zeloso, significam, basicamente, que Ele tem ciúme (cf. Êxodo 34:14).
e a calúnia mentirosa, coisas todas piores do que a morte; mas dor profunda e aflição é mulher ciumenta de outra, pois o flagelo da língua a todos atinge. Como a canga dos bois mal ajustada, assim é a mulher má: quem a tem é como se tivesse pegado um escorpião.
Sentir ciúme não é errado, porque faz parte da nossa vida. Em certos casos ele pode até deixar o casal mais unido, porque este sentimento ganhar status de preocupação, de zelo. Mas ele precisa ser devidamente controlado para não machucar as pessoas envolvidas.
1 Coríntios 13:4-6 O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade.
Existem sete coisas que o SENHOR Deus detesta e que não pode tolerar: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos.
A Bíblia nos diz que o amor não é invejoso ou ciumento, mas o ciúme é uma coisa pequena que pode facilmente entrar em nossa vida se não tomarmos cuidado. Descobri que a melhor maneira de superar a inveja ou o ciúme é admitindo-o.
1 Sentimento negativo provocado por receio ou suspeita de que a pessoa amada dedique seu interesse e/ou afeto a outrem. 2 Receio de perder algo. 3 Sentimento negativo em que se mesclam ódio e desgosto, provocado pela felicidade ou situação favorável de outrem; inveja.
A palavra ciúme é originária do latim zelúmen ou, ainda, do grego zelosus. As suas origens remetem-se ao vocábulo zelos, o qual significa fervor, calor, ardor ou intenso desejo. E o apóstolo Paulo, em sua primeira epístola aos coríntios (1 Coríntios 13:4), fala que “o amor não arde em ciúmes”.
O espiritismo é insistente em nos apontar o orgulho e o egoísmo como os geradores de todos os defeitos humanos. O ciúme não escapa a essa regra. Como sentimento egoísta, o ciúme procura roubar a liberdade do outro, tenta obrigá-lo a seguir por um caminho delimitado ou simplesmente aprisioná-lo.
Se tiverem sentimentos de grande ciúme ou inveja, em vossos corações, não sejam presunçosos, nem usem da mentira em prejuízo da verdade. Essa não é a sabedoria que vem de Deus. Pelo contrário, é terrena e mundana, vem do Demónio. Onde existem ciúme e inveja, aparecem a desordem e toda a espécie de maldades.
1 João 4:19: “Nós amamos porque ele nos amou primeiro.” Mateus 19:6: “Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separa.” Romanos 12:10: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.”
Pittman, 1994, p. 47. Freud fala em três níveis de ciúmes: o com- petitivo ou normal, o projetado e o delirante, cada qual com um grau diferente de inten- sidade e de mecanismos emocionais, culmi- nando numa patologia grave.
Não se trata de uma emoção em si, mas uma reação a outras emoções, como o medo, a raiva e a tristeza. Em essência, o ciúme surge quando sentimos que estamos em risco de perder a conexão ou o afeto de alguém importante para nós.
Crises de ciúme frequentes e acusações infundadas atrapalham a dinâmica saudável de qualquer relação e tornam qualquer pessoa psicologicamente vulnerável a desenvolver algum tipo de distúrbio, que pode afetar a vida em suas mais diferentes áreas.
Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
O amor é paciente e bondoso. O amor não arde em ciúmes, não se envaidece, não é orgulhoso, não se conduz de forma inconveniente, não busca os seus interesses, não se irrita, não se ressente do mal.
6 Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, porém dá graça aos humildes. 7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.