Mateus 3:11: O Espírito Santo santifica-nos Mateus 3:11 regista que Jesus Cristo batizaria “com o Espírito Santo, e com fogo” aqueles que já houvessem sido primeiro batizados pela água.
No Evangelho de João, Jesus nos apresenta o Paracleto (ou Paráclito), o Espírito, que é pessoal, íntimo e vivificante. O Paracleto descrito por Jesus deveria ser alguém a quem todos os cristãos deveriam ansiar conhecer. Na verdade, nós o conhecemos. Esse Espírito não é estranho para nós.
"O que Jesus disse sobre o Espírito Santo" não oferece apenas teoria e princípios; ele fornece práticas tangíveis para caminhar no Espírito e experimentar a transformação diária.
Qual é o papel do Espírito Santo na vida de Jesus?
O Espírito Santo é tanto Deus quanto Jesus e possui os mesmos poderes de Deus Pai e Deus Filho, mas também é uma Pessoa e tem como missão, convencer o homem do pecado e revelar a eles a necessidade de um Salvador.
Qual a diferença entre o Espírito de Deus e o Espírito Santo?
O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade. Ele é um personagem de espírito, sem um corpo de carne e ossos. Frequentemente nos referimos a Ele como o Espírito, o Santo Espírito, o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor ou o Consolador.
Qual o papel do Espírito Santo no Ministério de Jesus?
Sua atuação, em geral, estará relacionada aos elementos indicadores da maternidade: gerar, fecun- dar, renovar, confortar, consolar. “Alguns Padres da Igreja chamaram o Espírito Santo de mãe divina de Jesus homem, porque a concepção no seio da Virgem Maria acontece por obra e graça do Es- pírito Santo (Mt 1,18).
Como saber se o Espírito Santo está presente em minha alma? Se são estas as tuas sinceras disposições e determinações, “o Espírito Santo está contigo; mas se, pelo contrário, não te vês assim decidida, não há em teu coração espaço para Ele, pois Satã o está ocupando”.
Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança. Por meio de Seu poder, seremos santificados se nos arrependermos, recebermos as ordenanças salvadoras e guardarmos nossos convênios.
Quando o Espírito toca o coração, ele sofre uma mudança. Quando o indivíduo (…) sente o Espírito trabalhando nele, ou quando vê uma evidência do amor e da misericórdia do Senhor em sua vida, ele é edificado e fortalecido espiritualmente, e sua fé Nele aumenta.
O Espírito Santo de Deus é aquele mesmo que soprou vida nas narinas do primeiro homem, sendo assim é também aquele que “sopra” sobre a nossa vida espiritual, a fim de nos assemelhar a Cristo — fim último de nossa vida. A Igreja é o Templo do Espírito Santo.
4. João 15:26: O Espírito Santo testifica de Jesus Cristo. Jesus ensinou que “quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, a saber, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.” (João 15:26).
A expressão “Espírito de Deus” ou “Espírito Santo” encontra-se na maioria dos livros da Bíblia. Mas, no Antigo Testamento (AT), a expressão hebraica Ruah ha-Kodesh, referindo-se unicamente ao Espírito Santo, somente é encontrada no Sl 51,13 e Is 63,10.
Mas o conceito geral de espírito e alma, inclusive dos dicionários de outras línguas, espírito e alma são a mesma coisa. E o espiritismo, a religião que mais estuda espíritos, ensina o que recebeu e recebe dos próprios espíritos: a alma é o espírito encarnado, e o espírito é a alma desencarnada, ou seja, a mesma coisa.
Gálatas 5:22–23: Quando temos o Espírito Santo, sentimos amor, alegria e paz. O Espírito Santo é muitas vezes chamado de Espírito do Senhor. Gálatas 5:22–23 ensina-nos que “o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão [e] temperança”.
Quando aceitamos a Cristo, o Espírito Santo vem habitar em nós (ver João 14:17). Deus escolhe se mudar para o nosso espírito — bem no centro das nossas vidas — onde Ele pode estar mais perto de nós que qualquer outro ser vivo.
A força do Espírito Santo em Jesus. Segundo São Lucas, Jesus tinha a força do Espírito que o movia para a evangelização, sobretudo com os mais carentes. Ele estava imerso pelo poder operador do Espírito Santo, e guiado por Ele, Jesus instruirá as pessoas, os povos.
“Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada” (João 14,23). A verdade é que Deus quer morar em nós, Ele quer viver em nós.
– Gritaria; – Blasfêmias; – Malícia. Divertimentos que são impróprios: “Mais que qualquer outra coisa, estão os divertimentos contribuindo para anular a operação do Espírito Santo, e o Senhor é ofendido” (Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, p.
A blasfêmia contra o Espírito Santo, é a negação deliberada, um orgulho que nos separa da graça de Deus: 'Imaginem quanto mais severo deve ser o castigo daquele que pisou o Filho de Deus, profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado e insultou o Espírito da graça! '