Deve guiar a família com humildade e bondade, e não com força ou crueldade. As escrituras ensinam que aqueles que possuem o sacerdócio devem liderar as pessoas com persuasão, gentileza, amor e bondade (ver D&C 121:41–44; Efésios 6:4). O pai compartilha as bênçãos do sacerdócio com os membros da família.
Jesus lhes respondeu: — Em verdade lhes digo que não há ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pais ou filhos, por causa do Reino de Deus, que não receba, no presente, muitas vezes mais e, no mundo por vir, receberá a vida eterna.
'Os filhos são herança do Senhor. ' (Salmos 127:3) Os pais têm o sagrado dever de criar os filhos com amor e retidão, atender a suas necessidades físicas e espirituais, ensiná-los a amar e servir uns aos outros, guardar os mandamentos de Deus e ser cidadãos cumpridores da lei, onde quer que morem.
Na figura de Jesus, podemos contemplar os seus ensinamentos que afloram nesta época do ano, fraternidade, solidariedade, amor, perdão, reconciliação e tantos outros que precisam ser perpetuados durante todo o ano que se aproxima. Sagrada Família, rogai por nós!
A família é uma instituição sagrada criada por Deus, com a missão de povoar a terra e com um significado de unidade social selada pelo seu poder criador divino, fazendo da família a instituição humana mais antiga.
“De ti farei uma grande nação, e te abençoarei”. É necessário frisar que é Deus quem abençoa cada família, quando ele diz “te abençoarei”. Vale lembrar ainda que o tempo do verbo está no futuro. Isso significa “certas condições” para uma família ser abençoada.
Deus quer a família como uma “escola de amor”, um verdadeiro educandário do amor, onde a convivência conjunta de pais e filhos gere a oportunidade de exercitar esse amor.
A missão da família também é manter o altar do Senhor levantado dentro de casa. A família precisa derrubar, dentro de casa, todos os altares que não pertencem ao Senhor. Esta foi a orientação de Deus para Gideão, a fim de que o avivamento acontecesse. (Jz 6:25,26).
Honra teu pai e tua mãe; que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor” (Efésios 6:1–4).
Deus lhes disse: “Crescei e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a” (Gen 1,28). Por isso, a única e verdadeira família, segundo a vontade de Deus, é aquela fruto da união matrimonial de um homem com uma mulher. Não existe outro tipo de família no plano de Deus.
As famílias são a melhor maneira de fazer com que o plano de felicidade de Deus tenha sucesso. O plano de Deus é para que os homens e as mulheres se casem e tenham filhos. Deus também nos disse que os pais devem ensinar sua família a seguir Jesus Cristo.
A família é uma benção de Deus Uno e Trino para a Igreja, para o mundo. Rezemos por todas as famílias para que vivam o amor a Deus, ao próximo como a si mesmo.
A prioridade deve ser a família. Jesus deixa claro que a primazia deve ser a casa, mas não exclui o servir a Deus, apenas esclarece a ordem das coisas. Um exemplo de homem de fé mas que negligenciou sua família é o Rei Ezequias.
A família, como a base da sociedade, é uma instituição divinamente ordenada, com o casamento como seu alicerce. Através do casamento e da família, Deus estabeleceu uma estrutura para que os seres humanos pudessem experimentar Seu amor, apoio e orientação.
Mas se alguém não cuida dos seus parentes, especialmente daqueles que são da sua própria casa, ele tem negado a fé e é pior do que aquele que não acredita em Cristo.
De acordo com a Bíblia em Gênesis 1:27-28, a família é um projeto de Deus desde a criação do mundo. Deus criou o homem e a mulher para se unirem em casamento e formarem uma família, com o objetivo de se ajudarem e se completarem mutuamente, além de terem filhos e criá-los no amor e na fé.
“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” – Salmo 127:1. Deus nos criou e designou o casamento e a família como a mais fundamental das relações humanas.
Neste sentido, temos vários exemplos: Noé, sua esposa e filhos. Obedientes e confiantes em Deus, construíram a arca para sua família e as espécies de animais, a fim de que eles fossem salvos do dilúvio anunciado, pois o povo da terra estava corrompido e desviado.
No plano divino, a família tem como missão refletir a imagem de Deus – e, tendo como visão reproduzir a imagem de Deus na terra e os seus valores, representar a imagem de Deus. Os seres humanos foram incumbidos por Deus de se multiplicarem por meio da família.
Os filhos não devem ser rebeldes, mas obedecer aos pais e sujeitar-se a eles, pois isso é agradável aos olhos de Deus. A desobediência aos pais é a marca de uma sociedade decadente. Famílias saudáveis criam filhos saudáveis e uma família feliz e harmoniosa é a base de uma igreja viva e de uma nação forte.