Marcos 10:2-9 Nova Versão Internacional - Português (NVI) ― O que Moisés ordenou a vocês? — perguntou Jesus. Eles disseram: ― Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e mandá‑la embora. Jesus respondeu: ― Moisés escreveu essa lei por causa da dureza do coração de vocês.
Enquanto Jesus falava, um grupo de homens chegou carregando um paralítico em uma maca. Eles queriam que Jesus curasse o homem, mas a casa estava tão cheia que não havia espaço para eles entrarem.
Marcos 10:9 é um versículo importante no cristianismo, pois é parte de uma declaração de Jesus sobre o casamento. Este versículo diz: 'Consequentemente, o que Deus uniu, que o homem não separe'. O contexto deste versículo é a conversa entre Jesus e alguns fariseus sobre o casamento.
Com esses versículos podemos aprender que porque Ele nos ama, o Senhor vai nos ajudar a saber o que falta em nossos esforços de segui-Lo, e se pedirmos ao Senhor, Ele vai nos ensinar o que precisamos fazer para herdar a vida eterna.
Em Marcos 9:19 Jesus descreveu o povo como uma “geração incrédula”. Essa repreensão também foi dirigida a Seus discípulos que estavam presentes. A palavra incrédulos aqui, refere-se à falta de fé em Jesus Cristo. A fé em Jesus Cristo é necessária para que as bênçãos do sacerdócio sejam eficazes.
Jesus lhe perguntou: — O que você quer que eu faça por você? E o cego respondeu: — Eu quero voltar a ver, Mestre! Então Jesus lhe disse: — Você pode ir embora agora, pois a sua fé o curou. E no mesmo instante o cego recuperou a sua visão e começou a seguir Jesus estrada fora.
Quando encontramos Jesus nós nos deparamos com o Seu reino e notamos nas coisas mais simples a presença de Deus. O dia que nasce todas as manhãs, o sol que nos aquece, a chuva que nos refresca, depois, a noite que nos dá o descanso e embala o nosso sono.
Jesus, porém, disse: “Moisés escreveu esse mandamento porque vocês têm o coração duro, mas 'Deus os fez homem e mulher' desde o princípio da criação. 'Por isso o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, e os dois se tornam um só'.
1Jesus saiu daquele lugar e foi para a região da Judeia que fica no lado leste do rio Jordão. Uma grande multidão se ajuntou outra vez em volta dele, e ele ensinava todos, como era o seu costume.
O casamento envolve proximidade espiritual, emocional e física. No Velho Testamento, aprendemos: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2:24). O marido e a mulher devem ser unidos em tudo o que for possível.
Marcos 2 é o segundo capítulo do Evangelho de Marcos no Novo Testamento da Bíblia. Ele relata a primeira discussão entre Jesus e os doutores da Lei, o chamado de Mateus e a cura do paralítico. Chamado de Mateus, um dos episódios de Marcos 2.
O capítulo 2 do evangelho de Marcos nos ensina o que Jesus Cristo quis dizer. Nosso Senhor Jesus Cristo é Deus e por isso Ele é totalmente qualificado para ser o nosso Salvador o qual remiu todos os nossos pecados. Ele é o Messias que veio para salvar a todos ao apagar todos os pecados do mundo.
Marcos nos apresenta Jesus como o "Servo Sofredor", como o servo em ação, aquele que veio não para ser servido, mas para servir a toda a humanidade, resgatando-nos do pecado. O evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus, mostra-nos a sua humilhação até a morte e morte de cruz para nos conduzir novamente a Deus.
Marcos 10 é o décimo capítulo do Evangelho de Marcos no Novo Testamento da Bíblia. Neste capítulo, Jesus começa a sua viagem final em direção a Jerusalém, na qual Jesus trata principalmente da aceitação do reino de Deus, seja entre os divorciados, os ricos ou as crianças.
9 Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. 10 E em casa tornaram os discípulos a interrogá-lo acerca disso mesmo. 11 E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela. 12 E se a mulher deixar seu marido, e casar com outro, adultera.
Marcos prestou testemunho de que o sofrido Filho de Deus finalmente triunfou sobre o mal, o pecado e a morte. Este testemunho significou que os seguidores do Salvador não precisavam temer; porque ao enfrentarem perseguição, provações ou mesmo a morte, estariam seguindo seu Mestre.
É lá que começamos a viver o reino dos céus aqui na terra, quando aprendemos a perdoar, a compreender, a partilhar, a dialogar e, principalmente, a exercitar a oração em comum e regar a nossa fé. A nossa fé também será como uma maca que servirá de meio de transporte para os que precisam ser curados por Jesus.
O tema principal em Mateus é de que Jesus Cristo veio estabelecer Seu reino na Terra. Mateus mencionou “o reino dos céus” inúmeras vezes e ele é o único autor dos evangelhos a incluir ensinamentos de Jesus que mencionam a “igreja” (ver Mateus 16:18; 18:17).
O capítulo 10 do livro de Mateus é extremamente importante porque é aí que Jesus envia os doze discípulos em missão. No versículo 9, Jesus ensina aos discípulos que “é melhor dar do que receber”, o que significa que é mais importante servir os outros do que se preocupar em receber algo em troca.
1E acrescentou: ― Em verdade lhes digo que alguns dos que aqui se acham de modo nenhum experimentarão a morte antes de verem o reino de Deus vindo com poder. 2Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte, onde ficaram a sós.
Marcos foi escrito por uma comunidade com forte presença de galileus, gregos, romanos e outros estrangeiros. Antigamente se falava que ele foi escrito em Roma, mas hoje cremos que ele foi escrito no norte da Galileia. Atribui-se a autoria deste evangelho a João Marcos (At 12) que foi amigo de Barnabé, Paulo e Pedro.
Marcos vai, ao longo do Evangelho, demonstrar que Jesus é o Cristo, o messias filho de Deus, mas não o messias do poder, nem do prestígio, nem da pureza, nem da Lei, nem da religião burguesa, mas o messias servo sofredor.