Daí a parábola que Jesus contou da candeia, que revela a posição que ocupará no reino espiritual aquele que se deixou transformar completamente pela semente da Palavra de Deus. A candeia era a lâmpada dos tempos de Jesus.
Acender a candeia significa dar abertura, abrir o nosso coração, para que a luz de Cristo entre! Essa luz, estando em nossa casa, nos possibilita a acessar o ideal de família que Deus estabeleceu.
Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem." Neste Evangelho Jesus nos orienta para que as nossas ações se comparem a lâmpadas acesas colocadas em lugar bem alto a fim de iluminar todas as pessoas.
A Palavra está dizendo que tudo aquilo que está escondido vem à luz. Então, se deixamos vir somente coisas negativas, é porque dentro de nós há muitas coisas ruins, velhas e estragadas. Precisamos iluminar o nosso próprio interior! “Eu não sou luz, mas Jesus é a luz!
AS PESSOAS ESTÃO IGNORANDO ESTE AVISO DE JESUS NA PARÁBOLA DA CANDEIA
Qual o significado da parábola da candeia?
Daí a parábola da candeia, que revela a posição que ocupará no reino espiritual aquele que se deixou transformar completamente pela semente da Palavra. Marcos apresenta alguns ditos de Jesus que são encontrados, dispersos, em Mateus e Lucas.
Na parábola, a candeia significa a luz de Deus que brilha através de alguém que realmente teve uma experiência pessoal com Jesus Cristo. Sua vida vai manifestar um brilho especial como que dizendo ao mundo que se achou o caminho da paz, da alegria, da fé, que as pessoas tanto procuram.
É uma espécie de múltiplos usos, porém sua madeira é mais utilizada como moirão de cerca, pela sua durabilidade, e para a produção de óleo essencial, cujo principal componente, o alfabisabolol, possui propriedades antiflogísticas, antibacterianas, antimicóticas, dermatológicas e espasmódicas.
A luz que brilha por meio de um cristão frutífero, será o tema deste estudo. 1 – A função da candeia – A candeia era a lâmpada dos tempos de Jesus. Na parábola, ela significa a luz de Deus que brilha por meio de quem realmente teve uma experiência pessoal com Jesus, e frutificou no seu caminho.
Essa parábola pode ser lida olhando, sobretudo, para a luz, que é Cristo. Nós somos comparados com candeeiros, aqueles que devem levar e transmitir essa luz. A mensagem de Jesus se torna, então, o convite ao testemunho, na nossa vida, de uma fé genuína, verdadeira, concreta e coerentemente vivida.
Não colocar a candeia debaixo do alqueire quer dizer, em vez disso, deve-se suspendê-la até o prego, a fim de que se produza iluminação para todas as pessoas do recinto. A candeia e o alqueire são uma alegoria acerca do conhecimento.
Lâmpada, aqui, possui o sentido da permanência da dinastia de Davi, portadora da esperança de restauração do povo de Javé. Para os cristãos, 1 Reis 11,36 deve ser lido à luz de João 8,12: "Eu sou a luz do mundo" (conferir Mt 4,16; Lc 2,32; Jó 3,19). Assim, o uso teológico acrescenta um sentido que vai além do concreto.
Enquanto há alguém por chegar, mantém-se a lamparina acesa, como um gesto de prontidão para receber aquele que virá. Aqui, podemos propor uma aplicação para a vida cristã com a utilização de uma metáfora. A lamparina sendo o ser humano, e a chama da lamparina como a fé em Jesus.
Porque tu acenderás a minha candeia; o SENHOR, meu Deus, alumiará as minhas trevas. Porque contigo entrei pelo meio de um esquadrão e com o meu Deus saltei uma muralha. O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; é um escudo para todos os que nele confiam.
Durante a noite a chama daquela lâmpada ficava fraca ou se apagava. Permitir que a lâmpada se apagasse era uma violação dos regulamentos da Lei (Êxodo 27:20-21). Os sacerdotes não deveriam deixar a lâmpada se apagar, mas os filhos de Eli não se preocupavam com isso.
O que Jesus quis dizer sobre a parábola da candeia?
Candeia = antigo lampião, usado para iluminar o interior das casas. Alqueire = antigo utensílio doméstico para armazenar grãos, geralmente ficava sob a mesa. Jesus quis dizer que a luz deve ser colocada em local apropriado, que ilumine a todos daquele ambiente, e não deve ser escondida, pois assim seria inútil.
33Ninguém acende uma candeia e a coloca em lugar onde fique escondida, nem debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a num local apropriado, para que os que entram na casa possam ver seu luminar.
Então acrescentou: “Prestem muita atenção ao que vão ouvir. Com o mesmo padrão de medida que adotarem, vocês serão medidos, e mais ainda lhes será acrescentado. Pois ao que tem, mais lhe será dado; mas do que não tem, até o que tem lhe será tirado”.
Infelizmente, Candeia viveu muito pouco. Nascido no dia 17 de agosto de 1935, no subúrbio carioca de Oswaldo Cruz, morreu no dia 16 de novembro de 1978, vítima de uma complicação que atingiu o seu fígado e os seus rins.
A lâmpada a óleo, também designada por candeia, lucerna, lamparina ou lâmpada de azeite, é constituída de um recipiente com algum tipo de óleo combustível, sobre o qual flutua um pedaço de madeira ou cortiça, com um pavio encerado fixo. Seu uso se estende desde a pré-história até aos dias de hoje.
E no Sermão do Monte, Jesus diz: “Os olhos são a candeia do corpo” (Lc 11:34). Não há nenhum outro órgão no corpo humano que se compare em estrutura e adaptabilidade e que tenha mecanismos tão complexos como o olho humano. Temos a pupila com acomodação automática para maior ou menor entrada de luz.