Jesus condenou continuamente os líderes judeus por sua hipocrisia. (Por exemplo, ver Marcos 12:38–40.) Marcos 11–12 denota que a origem de sua hipocrisia era o orgulho.
Isso quer dizer que Deus nos dá exatamente o que oramos. Então, temos que crer que Deus responde nossas orações quando clamamos a ele. E o Senhor disse que tudo que pedimos a ele já recebemos. Quando cremos na Palavra de Deus, ele cumpre tudo segundo sua Palavra.
A figueira pode servir como uma representação dos líderes religiosos corruptos dos judeus, que representavam em público um teatro de piedade, mas a quem faltava verdadeira retidão. Nesse contexto, o acontecimento ensinou que todos devemos viver de modo a sermos consistentes com o que acreditamos e ensinamos.
Sob este ponto de vista, a árvore seria uma metáfora para a nação judaica, que teria uma aparência externa grandiosa (as folhas), mas não estava mais produzindo nada para a glória de Deus (a falta de frutos).
Conseqüentemente, Jesus amaldiçoou aquela árvore de hipocrisia que simbolizava a condição dos líderes do povo do convênio de Deus. O relato de Marcos conta que a árvore não tinha frutos porque não era tempo.
Marcos 11 Estudo: JESUS PODE CONTAR COM VOCÊ (Bíblia Explicada)
Qual o significado espiritual da figueira?
A figueira é uma árvore que possui um profundo simbolismo cultural em várias tradições ao redor do mundo. Em muitas culturas antigas, as pessoas consideravam a figueira como um símbolo de fertilidade, abundância e renascimento. Suas folhas em formato de coração também estão associadas ao amor e à paixão.
No dia seguinte, quando saíam de Betânia, Jesus teve fome. De longe, ele viu uma figueira coberta de folhas e foi até lá ver se encontrava algum fruto. Quando chegou perto, encontrou somente folhas, pois não era tempo de figos. Então Jesus disse à figueira: “Que ninguém mais coma de teus frutos”.
Muitas árvores podem produzir folhas, mas somente uma figueira pode produzir figos. Era isso que Jesus buscava: frutos dignos. Mas eles não existiam. Muitos podem produzir moralidade, mas somente nos que nasceram de novo se pode encontrar o fruto do Espírito.
Símbolo de tempos de paz, prosperidade e segurança, é citada diversas vezes na Bíblia como algo especial e precioso, como mostra essas passagens abaixo que relatam que o sentar-se cada um debaixo da sua própria videira e figueira' simbolizava condições pacíficas, prósperas e seguras 1Rs 4:25; Miq 4:4; Za 3:10.
O que Jesus quis dizer quando disse te vi debaixo da figueira?
Estar debaixo da figueira significa que Natanael era um israelita justo que aguardava o Messias. A tradição diz que debaixo da figueira é um lugar ideal para a leitura e a meditação da palavra de Deus.
11 Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu ninguém maior do que João Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele. 12 E desde os dias de João Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e os violentos se apoderam dele.
Onde está escrito na Bíblia que Jesus amaldiçoou a figueira?
12 No dia seguinte, quando estavam saindo de Betânia, Jesus teve fome. 13 Vendo à distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos.
1Então, Jesus começou a lhes falar por parábolas: ― Certo homem plantou uma vinha; colocou uma cerca ao redor dela, cavou um tanque para prensar as uvas e construiu uma torre. Depois, arrendou a vinha a alguns lavradores e foi fazer uma viagem.
Na verdade, ele é uma inflorescência invertida. As figueiras não florescem da mesma forma que outras árvores frutíferas, como amendoeiras ou cerejeiras, por exemplo. Os figos têm uma história muito curiosa. Além de não ser uma fruta, ele precisa de uma vespa para se reproduzir, isto é, um inseto que morre dentro de si.
O que quer dizer a parábola da figueira sem figos?
As figueiras foram muitas vezes plantadas nos vinhedos. A figueira era um símbolo comum para Israel, e também pode ter esse significado aqui, ou a árvore da parábola pode referir-se à liderança religiosa. Em ambos os casos, a parábola reflete Jesus oferecendo a seus ouvintes uma última chance para o arrependimento.
Apesar de outros frutos estarem associados ao pecado original, como o figo e a uva, a maçã a partir do século XIII passou a ser a principal representação da transgressão de Adão e Eva no Éden.
No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras - como todo mundo, naquela época. Confira a reportagem no vídeo acima.
O que a Bíblia diz sobre a árvore que não dá fruto?
Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada no fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão. ― Nem todo aquele que me diz: “Senhor, Senhor” entrará no reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus.
Esta parábola, sobre o 2° Vinda de Cristo (Apocalipse 3:20), envolve uma figueira, assim como a Parábola da Figueira Estéril, elas têm uma relação profetica com restauração do país de Israel depois de 1900 de seu fim. Ela mostra sobre o ano em que Cristo veia para ajuntar as suas ovelhas João 10:16 .
O período de safra do figo costuma ir de janeiro a abril, sendo uma das frutas mais exportadas do país. É possível ter frutos da figueira uma a duas vezes por ano, conforme a sua variedade.