O versículo 12 de Marcos 3 ensina-nos que os pecadores que se arrependem recebem o perdão de Deus. Isto significa que, mesmo que alguém cometeu algo muito ruim, desde que se arrependa e se comprometa a mudar, Deus irá perdoá-lo.
Marcos 3 contém um relato de alguns dos crescentes interesses por Jesus e mostra que, à medida que Ele Se tornava mais conhecido, as pessoas que ocupavam cargos de poder e liderança começaram a persegui-Lo e a procurar maneiras de desacreditá-Lo aos olhos das pessoas.
O princípio de Jesus aqui nos mostra que Deus não precisa do nosso dinheiro. Se Deus precisasse do nosso dinheiro, então o quanto damos seria mais importante do que o nosso coração ao dar. Em vez disso, é nosso privilégio dar a Ele, e precisamos dar porque é bom para nós, não porque é bom para Deus.
Não há nada dito ou feito que não possa ser perdoado. Mas, se vocês persistirem nas calúnias contra o Espírito Santo de Deus, estarão deliberadamente rejeitando aquele que perdoa, rompendo relações com aquele que os sustenta”.
Nesta parábola, Jesus está mostrando o caráter dos líderes judeus, que tinham rejeitado os profetas de Deus e estavam se preparando para rejeitar e matar seu Filho amado. Na aplicação da parábola, apesar da prepotência e violência nela contida, Deus pode ser entendido como o proprietário da vinha.
Ela fala de uma promessa de Deus a Davi na qual o primeiro "Senhor" seria Deus e o segundo, na interpretação dos judeus e, posteriormente, dos cristãos, seria uma referência ao Messias, que estava a direita de Deus. Como Davi estava chamando o Messias de "Senhor", este deve ser superior àquele.
O que deve fazer o homem para cometer o pecado imperdoável? Tem que receber o Espírito Santo, ter os céus abertos a ele e conhecer Deus, e depois pecar contra Ele. Depois de haver pecado contra o Espírito Santo, para ele não há mais arrependimento.
O versículo 12 de Marcos 3 ensina-nos que os pecadores que se arrependem recebem o perdão de Deus. Isto significa que, mesmo que alguém cometeu algo muito ruim, desde que se arrependa e se comprometa a mudar, Deus irá perdoá-lo.
“Chamou a Si os que Ele mesmo quis” (Marcos 3, 13). A vinda de Jesus no mundo é marcada por um grande amor e cuidado por todos. Durante seus três anos de vida pública, Ele se dedicou também para dar continuidade e perpetuidade à sua missão redentora ao longo da história humana, através da Igreja.
Jesus foi outra vez à sinagoga. Estava ali um homem que tinha uma das mãos aleijada. Estavam também na sinagoga algumas pessoas que queriam acusar Jesus de desobedecer à Lei; por isso ficaram espiando Jesus com atenção para ver se ele ia curar o homem no sábado.
Marcos 12:1-12 Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)
Construiu um tanque para pisar as uvas e fazer vinho e construiu uma torre para o vigia. Em seguida, arrendou a plantação para alguns lavradores e foi viajar. Quando chegou o tempo da colheita, o dono enviou um empregado para receber a sua parte.
Em Marcos 12:10, Jesus faz referência a uma passagem das Escrituras que fala sobre uma pedra que foi rejeitada pelos construtores, mas que acabou se tornando a pedra angular. Essa história tem origem no Antigo Testamento, mais especificamente no livro de Salmos.
O livro de Marcos relata o ministério, a morte e a Ressurreição de Jesus Cristo em um relato abrangente que se concentra nas ações poderosas do Salvador. A primeira delas é a Expiação, que Marcos destacou como central para a missão de Jesus como o Messias há muito prometido.
Marcos vai, ao longo do Evangelho, demonstrar que Jesus é o Cristo, o messias filho de Deus, mas não o messias do poder, nem do prestígio, nem da pureza, nem da Lei, nem da religião burguesa, mas o messias servo sofredor. Por isso Marcos faz Theologia crucis.
O Evangelho de Marcos retrata a morte de Jesus como um sacrifício expiatório pelo pecado. A cortina do Templo, que servia como uma barreira entre a santa presença divina e o mundo profano, rasga no momento da morte de Jesus - simbolizando o fim da divisão entre o homem e Deus.
Segundo o Evangelho de Marcos, foi na Galileia que Jesus realizou grande parte de sua atividade missionária. Voltar à Galileia é assumir o seu projeto, e isso causa medo. Acreditar que Deus o ressuscitou é reafirmar a fé em Deus como o Senhor da vida. Apesar do medo, há grande esperança para os que seguem Jesus.
O que quer dizer o capítulo 3 versículo 12 de Mateus?
Em Mateus 3:12, encontramos uma promessa de separação entre o trigo e a palha. Essa passagem bíblica é uma metáfora que representa a separação entre os justos e os ímpios no Dia do Juízo Final. O versículo diz que o Messias trará uma pá em sua mão para limpar a eira, que é o lugar onde o trigo é separado da palha.
O mais importante neste episódio é que Jesus iguala "não fazer o bem" com "fazer o mal" e diz que é mais importante não deixar o mal e o sofrimento ocorreram pela omissão. De acordo com Marcos, este milagre é o que definitivamente coloca os fariseus e os herodianos contra Jesus, incitando-os a tramar sua morte.
Jesus subiu à montanha e chamou os que ele quis; e foram a ele. Ele constituiu então doze, para que ficassem com ele e para que os enviasse a anunciar a Boa-Nova, com o poder de expulsar os demônios.
Na Ceia Eucarística Jesus transformou o pão e o vinho em seu corpo e em seu sangue dizendo: “TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.
O que significa o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
Essa frase significa morrer sem um relacionamento correto com o Senhor Jesus Cristo nessa vida e ser condenado a passar a eternidade no “lago de fogo”.
Nesta lição vamos estudar a parábola dos agricultores maus, a questão do tributo; os saduceus e a ressurreição; o primeiro de todos os mandamentos; o Cristo, filho de Davi; Jesus critica os escribas e a oferta da viúva pobre.
Poucos dias depois, num sábado, Jesus estava atravessando uma plantação de trigo. Os seus discípulos estavam com fome e por isso começaram a colher espigas e a comer os grãos de trigo.
Jesus lamenta que os seus ouvintes sejam capazes de interpretar os sinais do tempo e não captem os sinais dos tempos que representam a chegada do Reino de Deus entre eles. Não descobrem nele e nos seus sinais a importância do momento em que vivem.