O que Kant diz sobre o belo?

O Belo, segundo o idealismo transcendental, não pode ser uma propriedade objectiva das coisas (o belo ontológico), mas nasce da relação entre o objecto e o sujeito, não estando também o sublime nas coisas, mas no homem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em comum.rcaap.pt

Qual a definição de belo para Kant?

Segundo Kant, a beleza é a forma da finalidade de um objeto enquanto ele é percebido nele mesmo sem a representação de um fim.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.ufpe.br

O que falou os filósofos Platão e Kant sobre o belo?

SÓCRATES, PLATÃO E KANT

A beleza tem um sentido secular e que está sempre em constante transformação. Os julgamentos de juízo e padrões estabelecidos, construíram e estruturaram sociedades.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em institutoscientia.com

Por que para Kant o belo resulta de uma satisfação desinteressada?

Trata-se de um “prazer desinteressado”. Isto significa que o sujeito que faz um julgamento estético sobre um objeto não tem nenhuma necessidade de possuir ou consumir esse objeto, ou seja, o objeto não desperta qualquer desejo no sujeito que o contempla.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em edubraga.pro.br

O que é beleza de acordo com Kant?

Kant distingue essencialmente o belo do sublime. O primeiro consiste na harmoniosa coerência do entendimento e da imaginação, enquanto que o sublime consiste na sua desproporção. A vista do belo desperta em nós uma alegria pura, muito embora o sublime tenha algo de melancólico e pungente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em comum.rcaap.pt

Kant - Sublime - Belo - Aula de Filosofia no Ensino Médio - Estética

O que é belo na filosofia?

Para Platão (340 a.C.) o belo é o ideal da perfeição só podendo ser contemplado em sua essência por meio de um processo de evolução filosófica e cognitiva do indivíduo por meio da razão, que lhe proporcionaria conhecer a verdade harmônica do cosmo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em noticias.unb.br

O que é belo para Aristóteles?

Podemos entender que para Aristóteles o belo não é ligado a conceitos de real. O artista teria a liberdade para criar realidades e dar sentido para um mundo que não tem sentido. A obra de arte teria também um papel histórico e didático na evolução humana.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em noticias.unb.br

O que é belo para Sócrates?

Para Sócrates o “ser” belo se impõe sobre a “aparência”. Para Hípias o belo nada mais é do que uma aparência que se impõe sobre todas as coisas. Mas Sócrates não está, de fato, procurando saber o que produz a aparência ou o ser (enquanto aparência) da beleza, mas sim o que é a própria beleza.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em e-publicacoes.uerj.br

Quem criou o conceito de beleza?

Grécia Antiga A primeira tentativa de padronização da beleza humana de que se tem registro parte da Grécia Antiga (tanto que a palavra estética tem origem grega e significa "compreensão pelos sentidos"). O modelo de beleza ideal deveria combinar harmonia e equilíbrio, valorizando as medidas proporcionais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

O que é belo para Hegel?

O belo, para Hegel, é uma idéia do espírito artístico, ou seja, uma unidade imediata do conceito e de sua efetividade tal como ela se apresenta em seu aparecer para as nossas sensações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em lume.ufrgs.br

Como podemos definir o belo?

Nos dias atuais, o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa define o belo como algo “que tem forma ou aparência agradável, perfeita, harmoniosa. Que desperta sentimentos de admiração, de grandeza, de nobreza, de prazer, de perfeição.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em audaces.com

O que é sublime para Kant?

No sublime, a relação entre sujeito do juízo e forma ajuizada não se faz segundo uma conformidade a fins meramente formal, como no caso do belo, mas segundo uma conformidade a fins subjetiva, ou mesmo, uma apreensão contrária a fins.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em maxwell.vrac.puc-rio.br

O que é belo para Kant?

Segundo Kant, o belo resulta da concordância harmoniosa entre uma forma sensível imaginada para exprimir uma ideia, e um ideia concebida para ser expressa por uma forma. O belo será o que satisfaz o voo livre da imaginação, sem estar em desacordo com as leis da Verstand.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em comum.rcaap.pt

O que é o feio para Kant?

Mas o próprio Kant disse que havia uma espécie de feiura, que não pode ser representada de acordo com a natureza sem cancelar a complacência estética, ou seja, a nossa capacidade de perceber a beleza em geral e a beleza da arte. Kant refere-se à feiura que desperta asco.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em filosofia.seed.pr.gov.br

Como Aristóteles define beleza?

Para ele, a Beleza existe em si mesma, no mundo das ideias, separada do mundo sensível (que é o mundo concreto, no qual vivemos). Assim, as coisas seriam mais ou menos belas a partir de sua participação nessa ideia suprema de Beleza, independentemente da interferência ou do julgamento humano.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em em.com.br

O que os filósofos falam sobre a beleza?

Relação entre estética e beleza.

Na antiguidade, a beleza entra no campo da estética no momento em que os filósofos ligados ao campo antropológico entendem que a beleza trata-se de um comprometimento dos indivíduos com os valores estéticos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

O que define a beleza de uma pessoa?

A beleza é um conceito subjetivo e que varia bastante porque é encontrada em diferentes formas, tamanhos, cores e contextos. Justamente por isso, o que é considerado belo por uma pessoa pode não ser para outra. A beleza é, portanto, uma experiência pessoal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em botocenter.com.br

O que é belo para Hípias?

Hípias sugere então que o belo, sendo aquilo que “jamais aparecerá feio a ninguém de modo algum” (​HM​, 291b), deva ser “sendo rico, saudável, e honrado pelos Helenos tendo atingido a velhice e despachado belamente seus finados pais – ser enterrado de maneira bela e magnânima pelos próprios descendentes”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em prp.unicamp.br

O que é o belo para schiller?

Schiller considerava o belo e a arte “um objeto que está em contato imediato com a melhor parte de nossa felicidade e não muito distante da nobreza moral da natureza humana”19.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em maxwell.vrac.puc-rio.br

O que é beleza na filosofia?

belo, surge na filosofia grega. Os gregos entendiam que o equilíbrio das formas, pensado de uma maneira matemática, era sinônimo de perfeição e seria considerado algo esteticamente belo. harmonia e proporção entre as partes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cp2.g12.br

O que Platão defendia?

Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em monografias.brasilescola.uol.com.br

O que é o belo para Nietzsche?

SCHOPENHAUER, 2005), no que para Nietzsche o sentido do Belo existe como uma forma do principio da representação, e que esta mesma representação significaria grosso modo a uma ideia ou a uma intuição sobre o conceito de Belo que é, por sua vez, sensação que nos causa prazer.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em biblat.unam.mx

O que é o belo para Santo Agostinho?

Santo Agostinho não faz distinção entre existência e beleza, pois, concebe a beleza na criação como ontológica, ou seja, uma criatura é bela só pelo fato de ser ou existir.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.ufjf.br

O que é a beleza para John Locke?

Para Locke, a beleza é subjetiva. O que isso quer dizer? Quer dizer que a beleza não é medida no objeto em si, mas no sujeito que contempla o objeto. Para ele, a beleza não é uma qualidade (uma característica) do objeto, mas um sentimento na mente do sujeito que contempla aquele objeto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em naudosloucos.com.br

O que pensava Kant?

Para Kant, existe um dever universal baseado em leis morais e esse dever está submetido ao estrito cumprimento das leis morais em qualquer situação racional. O ser humano ou qualquer outro ser racional deve cumprir aquilo que é estabelecido pela lei moral.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br