Qual a definição de belo para Kant?
Segundo Kant, a beleza é a forma da finalidade de um objeto enquanto ele é percebido nele mesmo sem a representação de um fim.O que falou os filósofos Platão e Kant sobre o belo?
SÓCRATES, PLATÃO E KANTA beleza tem um sentido secular e que está sempre em constante transformação. Os julgamentos de juízo e padrões estabelecidos, construíram e estruturaram sociedades.
Por que para Kant o belo resulta de uma satisfação desinteressada?
Trata-se de um “prazer desinteressado”. Isto significa que o sujeito que faz um julgamento estético sobre um objeto não tem nenhuma necessidade de possuir ou consumir esse objeto, ou seja, o objeto não desperta qualquer desejo no sujeito que o contempla.O que é beleza de acordo com Kant?
Kant distingue essencialmente o belo do sublime. O primeiro consiste na harmoniosa coerência do entendimento e da imaginação, enquanto que o sublime consiste na sua desproporção. A vista do belo desperta em nós uma alegria pura, muito embora o sublime tenha algo de melancólico e pungente.Kant - Sublime - Belo - Aula de Filosofia no Ensino Médio - Estética
O que é belo na filosofia?
Para Platão (340 a.C.) o belo é o ideal da perfeição só podendo ser contemplado em sua essência por meio de um processo de evolução filosófica e cognitiva do indivíduo por meio da razão, que lhe proporcionaria conhecer a verdade harmônica do cosmo.O que é belo para Aristóteles?
Podemos entender que para Aristóteles o belo não é ligado a conceitos de real. O artista teria a liberdade para criar realidades e dar sentido para um mundo que não tem sentido. A obra de arte teria também um papel histórico e didático na evolução humana.O que é belo para Sócrates?
Para Sócrates o “ser” belo se impõe sobre a “aparência”. Para Hípias o belo nada mais é do que uma aparência que se impõe sobre todas as coisas. Mas Sócrates não está, de fato, procurando saber o que produz a aparência ou o ser (enquanto aparência) da beleza, mas sim o que é a própria beleza.Quem criou o conceito de beleza?
Grécia Antiga A primeira tentativa de padronização da beleza humana de que se tem registro parte da Grécia Antiga (tanto que a palavra estética tem origem grega e significa "compreensão pelos sentidos"). O modelo de beleza ideal deveria combinar harmonia e equilíbrio, valorizando as medidas proporcionais.O que é belo para Hegel?
O belo, para Hegel, é uma idéia do espírito artístico, ou seja, uma unidade imediata do conceito e de sua efetividade tal como ela se apresenta em seu aparecer para as nossas sensações.Como podemos definir o belo?
Nos dias atuais, o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa define o belo como algo “que tem forma ou aparência agradável, perfeita, harmoniosa. Que desperta sentimentos de admiração, de grandeza, de nobreza, de prazer, de perfeição.”O que é sublime para Kant?
No sublime, a relação entre sujeito do juízo e forma ajuizada não se faz segundo uma conformidade a fins meramente formal, como no caso do belo, mas segundo uma conformidade a fins subjetiva, ou mesmo, uma apreensão contrária a fins.O que é belo para Kant?
Segundo Kant, o belo resulta da concordância harmoniosa entre uma forma sensível imaginada para exprimir uma ideia, e um ideia concebida para ser expressa por uma forma. O belo será o que satisfaz o voo livre da imaginação, sem estar em desacordo com as leis da Verstand.O que é o feio para Kant?
Mas o próprio Kant disse que havia uma espécie de feiura, que não pode ser representada de acordo com a natureza sem cancelar a complacência estética, ou seja, a nossa capacidade de perceber a beleza em geral e a beleza da arte. Kant refere-se à feiura que desperta asco.Como Aristóteles define beleza?
Para ele, a Beleza existe em si mesma, no mundo das ideias, separada do mundo sensível (que é o mundo concreto, no qual vivemos). Assim, as coisas seriam mais ou menos belas a partir de sua participação nessa ideia suprema de Beleza, independentemente da interferência ou do julgamento humano.O que os filósofos falam sobre a beleza?
Relação entre estética e beleza.Na antiguidade, a beleza entra no campo da estética no momento em que os filósofos ligados ao campo antropológico entendem que a beleza trata-se de um comprometimento dos indivíduos com os valores estéticos.