Quando Katherine retornou à Mystic Falls, sua intenção era causar caos e destruição. Um de seus atos mais chocantes foi matar Caroline e transformá-la em vampira.
No entanto, Katherine é inspirada pela vontade de viver com o apoio recente de Stefan. Ela se torna emocionalmente dependente dele nas horas mais sombrias e rapidamente se apaixonou por ele novamente, admitindo que ele era a única razão pela qual ela queria viver.
Percebendo a rapidez com que o Conselho dos Fundadores tomaria medidas contra os vampiros, Katherine fechou um acordo com George Lockwood: ela daria a ele a Pedra da Lua se ele a ajudasse a fingir sua morte no inevitável round de vampiros.
Em Original Sin, foi revelado que Silas (que havia se aliado a Nadia quando aprendeu sua agenda misteriosa alinhada com a sua) estava procurando Katherine porque uma vez que Katherine ingeriu a cura, seu sangue se tornou a cura e se alimentou de todos o sangue permitiria que Silas se curasse e voltasse a ser um bruxo ...
Na série, Katherine declarou que ela amava Stefan, não Damon e Elena declarou o mesmo, nos livros Katherine disse que adorava Damon. Além disso, Katherine disse que odiava Stefan por não aceitar o seu presente, mas admitiu que entre ele e Damon, ela amava mais Stefan.
Na trama, a antagonista principal, Katherine Pierce (também interpretada por Nina Dobrev), foi morta de um jeito bastante chocante. Segundo a produtora e roteirista, pensar nisso não foi uma tarefa fácil, principalmente por conta das ações que antecederam esse acontecimento.
Causa da morte: Perda de sangue/pescoço quebrado. Tudo aconteceu pois Katherine surgiu na ilha e forçou Jeremy a dar seu sangue para Silas, que o drenou e quebrou seu pescoço.
História: Katherine se apaixonou por Stefan quando ela o conheceu em Mystic Falls, no ano de 1864. Embora ela também estivesse ficando com Damon, ela tinha uma clara preferência por Stefan.
Mesmo antes de se tornar uma vampira, Elena é revelada como pertencente à mesma linha de doppelgängers que Katherine. Ambas são descendentes de uma vampira chamada Amara e vivem como seu “eu das sombras”.
Forçada por Elena, Katherine tornou-se humana novamente, algo que ela desprezava. Sem suas habilidades vampíricas, ela ficou vulnerável, mas continuou a lutar pela sobrevivência. Eventualmente, Silas drenou seu sangue para se apoderar da cura, o que levou Katherine a envelhecer rapidamente, quase morrendo de velhice.
Katherine foi transformada em vampira por Klaus por ela ser uma duplicata Petrova, mais tarde ele resolveu mata-la para concluir um feitiço e desde então ela vive fugindo dele.
Quando Katherine retornou à Mystic Falls, sua intenção era causar caos e destruição. Um de seus atos mais chocantes foi matar Caroline e transformá-la em vampira.
Stefan a matou porque ele havia dado a ela chance após chance para uma chance de redenção, especialmente na quinta temporada, mas Katherine, sendo a pessoa que era, não se importava com isso. Ela basicamente o fez parecer um idiota, já que ele era a única pessoa que defendia seu desenvolvimento.
E ela não poderia ter encontrado alguém melhor:Elijah Mikaelson (Daniel Gillies), que além se ser também um Original, sempre foi apaixonado pela moça (lembram que ele até estava disposto a trair a confiança de Klaus apenas para salvar Katherine, ainda humana na época?).
Em 1864, Damon e Katherine tinham um relacionamento em que apenas Damon amava. Katherine usou ambos os irmãos os irmãos Salvatore, não foi mencionado o motivo. Depois que Katherine revela seu amor por Stefan para Damon, ele imediatamente vai até a casa de Elena e a beija.
Na quinta temporada, Katherine tenta lidar com a vida como humana, mas descobre que está envelhecendo rapidamente, após perder a cura em seu sangue. Descendente de bruxos conhecidos como Viajantes, ela possui o corpo de Elena, numa última tentativa de sobreviver, com a ajuda da filha, Nadia (Olga Fonda).
Ric está procurando pelo Klaus, mas Damon e Rebekah o encontram primeiro e tentam tirá-lo de lá. Alaric os encontra e sem esperar por nada, mata Klaus enfiando uma estaca de carvalho branco em seu peito.
No decorrer da temporada, Caroline sofreu com a ausencia de Stefan, mas eventualmente o teve de volta, quando Bonnie o forçou a tomar a cura e virar humano.
O décimo primeiro episódio da quinta temporada (5×11) marca a morte de Katherine, que naquele momento era humana e estava envelhecendo rapidamente por conta da cura do vampirismo. Todo o episódio funciona como uma despedida para a vampira, que conta com o apoio de alguns e a comemoração de outros.