Causas: Na maioria dos casos, a apendicite é provocada pela obstrução do apêndice com restos de fezes, resultando em inflamação. Sintomas: – dor do lado inferior direito do abdome.
A apendicite é causada por diversos fatores, que incluem prisão de ventre, excesso de comida, má dieta e alimentos com baixo teor em fibra. A constante fermentação e digestão destes alimentos pode resultar em apendicite. Se o apêndice se rompe, a infecção se derrama na cavidade abdominal, causando peritonite.
A apendicite é bastante comum, acometendo cerca de 7% da população, o que a torna uma das principais emergências médicas em todo o mundo. A inflamação do apêndice geralmente surge entre os 10 e 30 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade, apesar de ser rara nas crianças com menos de 2 anos.
A dor da apendicite tem início dentro de 24 horas do início da inflamação no apêndice, podendo piorar quando ocorre ruptura do apêndice, o que pode ocorrer dentro de 48 a 72 horas após o início dos sintomas.
O que é apendicite? O que é, causas, sintomas e como tratar a doença
Qual é a causa do apêndice?
Causas: Na maioria dos casos, a apendicite é provocada pela obstrução do apêndice com restos de fezes, resultando em inflamação. Sintomas: – dor do lado inferior direito do abdome.
Um dos sintomas mais comuns no início da apendicite é a falta de apetite. Em seguida, a dor abdominal, especificamente no lado direito e na altura do umbigo, surge como o maior sinal de alerta. Esse é um incômodo que começa de forma leve e, no decorrer do dia, ganha intensidade.
Mesmo assim, na primeira vez em que levantar, o paciente ainda poderá ter tonturas, náuseas e vômitos, taquicardia, hipotensão postural, sudorese e mal-estar, os quais devem passar após as primeiras vezes. É iniciada uma dieta líquida, que deve permanecer até o primeiro dia do pós-operatório.
Apesar de ser mais comum em pessoas entre 10 e 30 anos, a apendicite pode acometer pessoas de qualquer idade, incluindo crianças e idosos, que geralmente têm mais dificuldade de identificar os sintomas.
Quando o apêndice rompe pode acontecer uma infecção generalizada no abdômen a qual é dada o nome de peritonite. Esse quadro pode evoluir para uma infecção generalizada (SEPSE) provocando a falência múltiplas dos órgãos.
A dor da apendicite pode atingir toda a barriga, entretanto o mais frequente é uma dor localizada na fossa ilíaca direita, que é a parte inferior do abdome do lado direito. A dor faz com que a pessoa assuma uma posição antálgica com as pernas flexionadas em direção ao abdome.
Quais as consequências de uma cirurgia de apendicite?
As principais complicações da cirurgia para apendicite são a prisão de ventre e a infecção da ferida e, por isso, quando a pessoa fica mais de 3 dias sem defecar ou apresenta sinais de infecção, como vermelhidão na ferida, saída de pus, dor constante ou febre acima de 38ºC deve informar o cirurgião para iniciar o ...
Você já deve ter ouvido que o apêndice não serve para nada além de inflamar. Mas a verdade é que este órgão linfático ligado ao intestino grosso tem sua função. Em 2007 cientistas da Universidade Duke, nos EUA, divulgaram que a função do apêndice é fabricar e servir como depósito de bactérias que auxiliam na digestão.
Uma outra excelente solução caseira para apendicite crônica é o chá de cebola, pois a cebola possui propriedades anti-inflamatórias que aliviam os sintomas causados pela apendicite, como dor intensa no lado direito do abdômen. Cozinhar a cebola na água por 15 minutos, depois tampar e deixar repousar por 10 minutos.
Como fica o intestino depois da cirurgia de apêndice?
Apendicite é uma processo inflamatório e infeccioso de uma área do intestino . O que causa uma alteração tanto da flora intestinal , assim como uma reação inflamatória regional, podendo seguir com constipação ou diarreia no pós operatório.
A apendicite aguda é perigosa quando não tratada imediatamente devido às possíveis complicações graves que surgem após a progressão da doença: Rotura do apêndice - a apendicite quando não tratada atempadamente pode provocar a rotura do apêndice, deixando derramar bactérias na cavidade abdominal.
Quantos dias fica no hospital depois de uma cirurgia de apendicite?
Em casos iniciais pode ser possível a alta hospitalar no mesmo dia da operação ou ficar internado no hospital de 12 a 24 horas e pode retornar ao trabalho e realizar todas as atividades, que não necessitem erguer muito peso, em 1 ou 2 semanas.
A apendicite pode evoluir para complicações graves, como a peritonite, que é a inflamação da mucosa que reveste a cavidade abdominal. Nesses casos, a não retirada do órgão pode representar risco de morte.
Quanto custa uma cirurgia de apêndice? Uma cirurgia de retirada de apêndice custa, em média, R$ 6.000,00, mas esse valor pode variar bastante a depender dos honorários médicos, custos hospitalares e técnica empregada no procedimento.
O que acontece com o corpo quando retira o apêndice?
Como não é um órgão essencial, a sua remoção não afeta o correto funcionamento do organismo. Na maioria das vezes, a apendicectomia é realizada em casos de apendicite aguda. A apendicite é uma inflamação dolorosa do apêndice e que requer tratamento imediato.
Sinal de Blumberg: Dor à descompressão brusca no ponto de McBurney. Pode ser indicativo de apendicite. Sinal de Rovsing: Dor no quadrante inferior direito ao realizar a palpação do quadrante inferior esquerdo do abdome. Pode indicar apendicite aguda.
Qual Exame de sangue detecta apendicite inflamada?
Um dos principais exames laboratoriais que auxiliam no diagnóstico da apendicite é o hemograma, um exame simples e de fácil interpretação, que abriga importantes informações, úteis para um diagnóstico diferencial, principalmente quando associado aos dados obtidos na análise da Proteína C- reativa, exame de urina, ...
Caso haja sintomas de apendicite aguda, é necessário procurar imediatamente um clínico geral, um gastroenterologista ou um cirurgião abdominal para diagnosticar o problema e dar início ao tratamento o mais rápido possível.