O bom estado de funcionamento dos amortecedores dependem não só do fluído contido dentro deles mas também de batentes, buchas e coifas. Garantindo mais estabilidade e segurança na condução. Um dos principais motivos que levam um amortecedor a estourar é a falta de manutenção dos coxins batentes e coifas.
Com o tempo, ele não só fica sujeito ao atrito com a haste do amortecedor, como também é exposto a altas temperaturas. O resultado inevitável é a deterioração do componente. Assim, dada a maior propensão a falhas, ocorre vazamento de óleo. Diante disso, não há outra saída senão trocar o amortecedor.
Amortecedores ruins podem danificar outros componentes da suspensão, do rolamento das rodas e dos terminais da direção. Com isso, o carro fica sem controle por balançar mais do que o normal; o que também pode causar acidentes.
Neste caso é importante levar o carro à oficina. Os barulhos podem ser causados por folgas na bieleta ou nos axiais, desgaste das buchas de borracha, problemas nos pivôs ou nos coxins. O mau funcionamento destes e de outros componentes vão sacrificar os amortecedores.
O sintoma mais comum é a perda de altura do veículo. Além disso, podem aparecer sinais como pintura desgastada, ferrugem e o choque de trincas ou elos. Se as molas quebrarem, os pneus podem ser atingidos imediatamente, comprometendo a segurança dos ocupantes.
A vida útil depende do componente, mas também da forma como o carro é usado e em que tipo de piso. Existem amortecedores que não chegam a 50.000 km, enquanto outros atingem bem os 150.000 km.
Uma carga excessiva ou um impacto muito forte sobre o amortecedor pode danificar sua estrutura e compemeter sua função. Veículos com cabine modificadas ou acessórios podem causar sobre peso. Buracos, valas, quebra molas entre outros, podem causar fortes impactos na cabine do veiculo podendo danificar os amortecedores.
Riscos de Rodar com o Amortecedor de Carro Estragado
Como o amortecedor do carro está diretamente ligado ao contato que o pneu faz com o solo e a estabilidade do veículo como um todo, rodar com as peças desgastadas pode colocar você em perigo.
Sujeiras e detritos, como o barro ressecado, comprometem o funcionamento dos amortecedores caso entrem em contato com a haste ou retentor da peça. Já a maresia causa oxidação e corrosão na lataria e em peças de metal, como a suspensão.
Os riscos de dirigir com um dos amortecedores estourado são enormes. Além de danificar outros componentes da suspensão, do rolamento das rodas e dos terminais da direção, o motorista coloca em risco a sua segurança e a de outros motoristas. “O carro fica sem controle porque ele acaba balançando mais do que o normal.
Você já ouviu um barulho de “ploc” ao passar por buracos ou desníveis na estrada? Neste caso, esse som pode ser causado pelo coxim do amortecedor, que é uma peça de borracha que ajuda a absorver os impactos e protege a carroceria do carro.
``Trocar apenas um amortecedor nunca é recomendável, pois haverá diferença de pressão entre a peça nova e a usada'', afirma Nílson Aurélio Rey, da loja Pneu Rey. Ruídos metálicos e vazamentos indicam que os componentes devem ser substituídos.
Quando um amortecedor estoura, tem que trocar os dois.?
Quais amortecedores trocar? Quem está com a razão? Nenhum dos dois. O certo é trocar o par de amortecedores, o que se danificou e o do outro lado do mesmo eixo.
Amortecedores desgastados podem causar uma sensação de direção instável, podendo deixar o seu carro mais difícil de controlar, especialmente ao fazer curvas, já que o veículo perde a aderência ao solo, deixando a direção perigosa.
Além dos riscos para a segurança gerados unicamente pela falha no funcionamento dos amortecedores, o fato de estarem em más condições pode causar danos a outros componentes da suspensão, do rolamento das rodas, dos terminais da direção e desgaste irregular dos pneus, entre outros problemas.
Com o carro parado e desligado, pressione a carroceria para baixo na altura das rodas - na frente e atrás. Observe se, quando você soltar o carro, ele vai oscilar para cima e para baixo mais de uma vez - se isso ocorrer é sinal de que o amortecedor está ruim.
Em geral, as fabricantes nem gostam de abordar a questão da vida útil do amortecedor, mas em média trabalham seus projetos para que a peça dure mais de 60.000 km, de preferência.
Eficiência reduzida da travagem – Os amortecedores gastos podem ter um efeito adverso no desempenho dos seus travões. A distância de travagem do seu veículo pode aumentar, o que pode ser crítico numa situação de travagem de emergência. Existe também um maior risco de derrapagem em pisos molhados.
O bom estado de funcionamento dos amortecedores dependem não só do fluído contido dentro deles mas também de batentes, buchas e coifas. Garantindo mais estabilidade e segurança na condução. Um dos principais motivos que levam um amortecedor a estourar é a falta de manutenção dos coxins batentes e coifas.
Sim. Isso é possível. Mas um bom amortecedor recondicionado precisa passar por um profissional técnico e especializado nesse tipo de serviço. Só assim ele terá a garantia que está em plena condição de uso.
O veículo inclina ao travar – Sente que a dianteira do seu automóvel se inclina rapidamente em direção ao chão quando trava? Esta situação é conhecida como "mergulho de nariz" e pode indicar amortecedores gastos. É perigoso, porque pode causar um aumento da distância de travagem.
Precisa alinhar o carro quando troca o amortecedor?
Caso seja necessário trocar as molas por algum motivo, substitua também os amortecedores. Esses dois itens do sistema de suspensão devem ser trocados em conjunto para garantir a segurança dos passageiros. Depois disso, deve-se alinhar as rodas corretamente.
A questão é que não há necessidade de substituir os 4 amortecedores de uma só vez. Se apenas um dos dianteiros apresentar desgaste, reponha apenas a dupla do eixo frontal. A troca em pares de um mesmo eixo serve para preservar a segurança ao volante.