A Dama recebeu uma educação aristocrata, aprendeu alguns idiomas como grego, latim, francês e alemão, estudou filosofia, história, matemática e estatística [1-3].
Ela falava inglês, francês, alemão, aprendendo com o pai latim, grego, matemática e estatística. Tinha conhecimento de História Universal, História Política da Inglaterra, técnicas de canto, piano e bordado. Um conhecimento fora do comum para uma mulher.
Ela permaneceu na Igreja da Inglaterra durante toda a sua vida, embora com visões pouco ortodoxas. Influenciada desde cedo pela tradição wesleyana, Nightingale sentiu que a religião genuína deveria manifestar-se no cuidado ativo e amor pelos outros.
Vocês já ouviram falar da famosa "Maldição da Florence"? Reza a lenda que a precursora da Enfermagem no mundo morreu solteira (largando seu noivo) para cuidar dos soldados na guerra da Criméia. Por isso todas os profissionais da enfermagem que se formam sem ter um namorado(a) ficam solteiros para o resto da vida...
Dia 13 de agosto de 1910: há cem anos morreu umas das mulheres mais brilhantes do mundo: Florence Nightingale, a dama da lâmpada, mãe da Enfermagem! Veja um breve resumo da história de Florence: Nascida a 12 de maio de 1820, em Florença, Itália, era filha de ingleses.
A serpente enrolada em torno do bastão era um símbolo utilizado por Esculápio, o deus grego da Medicina. Na Enfermagem, esse animal representa a capacidade de cura dos pacientes, e a importância do cuidado e do tratamento adequado para garantir a recuperação.
Florence Nightingale morreu em 13 de agosto de 1910, em Londres, aos 90 anos. Ela passou seus últimos anos em repouso absoluto, em sua casa, por causa de complicações tardias da febre tifoide.
A precursora da enfermagem moderna, Florence Nightingale utilizava uma lâmpada em suas visitas aos soldados durante a Guerra da Criméia, o que a tornou conhecida como a Dama da Lâmpada e tornou esse objeto representativo para a Enfermagem.
No ano de 1854, ela recebeu a oportunidade de servir durante a Guerra da Crimeia, onde atuava cuidando de soldados feridos. Em seus atendimentos, Florence carregava consigo uma lâmpada, por isso é chamada de A Dama da Lâmpada [1-3].
A visão de Florence objetivava priorizar o fornecimento de um ambiente estimulador do desenvolvimento da saúde para o paciente. Ela acreditava que isso faria um diferencial na recuperação dos doentes, e são esses preceitos que sustentam a Teoria Ambientalista.
a filosofia e os ensinamentos de Florence Nightingale enfatizam que a enfermeira deve usar o cérebro, o coração e as mãos na criação de ambientes de cura, para cuidar do corpo do paciente, de sua mente e de seu espírito.
Os relatos sobre Florence contam que a mesma caminhava todas as noites pelos corredores das tendas dos enfermos, a fim de socorrer os feridos. Sempre carregava com uma lamparina que iluminava suas rondas noturnas. Por esse motivo, ficou conhecida como a “Dama da Lâmpada”.
Apesar da falta de condições, pouca higiene, falta de materiais e excesso de doentes, Ana Néri chamou a atenção, por sua dedicação ao trabalho como enfermeira, por todos os hospitais onde passou. Em Assunção, Capital do Paraguai, durante o cerco das tropas brasileiras montou uma enfermaria modelo.
A cor verde, representada na cobra, representam a cura, a saúde e a tranquilidade, que os profissionais de enfermagem desejam passar ao paciente no dia a dia da profissão. É importante destacar que, tanto para o auxiliar quanto para o técnico em enfermagem, existem símbolos um pouco diferentes em seu brasão.
“Juro, no exercício da minha profissão, respeitar a dignidade e os direitos humanos, exercendo a enfermagem com consciência e dedicação de forma alinhada aos preceitos éticos e legais”.
1.º - A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), sociedade civil, sem fins lucrativos, que congrega os enfermeiros, fundada a 12 de agosto de 1926, sob a denominação de "Associação Nacional de Enfermeiras Diplomadas Brasileiras", é uma entidade de direito privado, de caráter cultural e assistencial e se rege pelas ...
O “diagrama da rosa” mostra que o número de mortes devido a doenças infecciosas era alto no período de abril de 1854 a março de 1855. Algo ocorreu, entretanto, para que no de período de abril de 1855 a março de 1856 as condições dos soldados melhorassem.
O dia 12 de maio foi escolhido em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a "mãe" da enfermagem moderna. Florence Nightingale, de nacionalidade inglesa, nasceu em Florença, na Itália.
Na idade média, o serviço de enfermagem era atividade caritativa, realizada por religiosas e leigos, com o objetivo de salvação das almas. Os hospitais eram lugares de exclusão dos pobres e moribundos, que necessitavam de assistência e representavam um empecilho na sociedade.
Como enfermeira, ela responde, poeticamente, retratando a enfermagem, associada à metáfora dos girassóis; estes, pela visão poética, podem iluminar os caminhos do cuidar e de quem realiza o cuidado.
Já a cruz vermelha representa os primeiros socorros e a serpente, assim como em outros campos da saúde, significa renascimento e cura. No caso do símbolo dos técnicos e auxiliares de enfermagem a seringa simboliza a técnica e a precisão.