Áreas onde a superdotação pode ser aplicada Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse, habilidades gerais ou específicas acima da média, elevados níveis de comprometimento com a tarefa e também de criatividade”, disse a especialista.
Uma pessoa superdotada é aquela que apresenta capacidade mental acima da média de inteligência, ou seja, com QI (Quociente de Inteligência) acima de 127, segundo Davis Wechsler.
As altas habilidades/superdotação são um comportamento biopsicosocial de causas genéticas e ambientais, que reflete uma interação entre três grupamentos básicos dos traços humanos - sendo esses grupamentos habilidades gerais e/ou específicas acima da média, elevados níveis de comprometimento com a tarefa e elevados ...
Curiosidade, elevado grau de criatividade, facilidade e rapidez para aprender são características de pessoas superdotadas ou portadores de altas habilidades.
Como saber se uma pessoa é superdotada ou tem altas habilidades? Parte 1
Quais são os dois tipos de superdotação?
Figura 1 Representação gráfica do Modelo dos Três Anéis. Fonte: Renzulli (1986). Considerando os comportamentos principais das AH/SD, descritos an- teriormente, Renzulli (2014a) apresenta dois tipos de superdotação, a escolar ou acadêmica e a produtivo-criativa.
Pontuação de QI Acima de 130 : A maioria dos especialistas concorda que uma pontuação de QI acima de 130, que coloca a pessoa no percentil 98 ou superior da população, é um indicador de superdotação. Isso significa que a pessoa está entre os 2% mais inteligentes da população.
O diagnóstico é feito pelo profissional neuropsicólogo por meio de uma bateria de exames que não se restringe apenas ao teste de QI. "É importante ressaltar que a pessoa não necessariamente é boa em tudo ou não precisa de orientação na aprendizagem. Geralmente, a pessoa se destaca em áreas específicas.
Qual a diferença entre superdotação e altas habilidades?
A superdotação é caracterizada por alta performance inata, enquanto as altas habilidades se manifestam após a aprendizagem. Ambas resultam em desempenho elevado, mas diferem na origem da criatividade: a superdotação traz uma criatividade natural, enquanto as altas habilidades podem desenvolver criatividade aprendida.
Para ele, a superdotação deve ser analisada como resultado da interação entre três fatores (três anéis): habilidade acima da média (que envolve habilidades gerais e habilidades específicas), envolvimento com a tarefa (motivação) e criatividade.
A maioria dos pais percebe as altas habilidades antes que a criança complete cinco anos. O ideal é procurar um psicólogo experiente no assunto, que poderá fazer testes psicométricos e uma avaliação neuropsicológica para identificar se as potencialidades estão realmente acima da média de outras crianças.
Superdotação não é transtorno, doença ou síndrome; portanto não há diagnóstico, CID ou laudo. Produz-se um parecer pedagógico ou um relatório de indicadores de comportamento de AH/SD. Enedina Alves Marques foi uma pioneira engenheira brasileira.
Indivíduos com alto QI possuem cérebros mais acelerados e inquietos, em uma busca constante por novidades e conhecimentos. Isso faz com que haja constantemente um acúmulo de informações, prejudicando o acúmulo e a manutenção de novas memórias.
As classificações de inteligência são agrupadas da seguinte forma: acima da média da população (Muito Superior – QI de 130 ou mais e Superior – QI de 120 a 129); na média da população (Médio Superior – QI entre 110 e 119, Médio – QI entre 90 e 109 e Médio Inferior – QI entre 80 e 89) e abaixo da média da população ( ...
Em resposta a esta complexidade, pessoas com altas habilidades podem exibir comportamentos sociais desajustados, hostilidade, agressão, baixo autoconceito, insegurança, frustração, raiva e sentimentos de inadequação.
"Muitas vezes, quando não há identificação precoce, as crianças superdotadas apresentam desinteresse pela escola, mostram-se mais vulneráveis a críticas e, ainda, podem manifestar problemas de conduta, como indisciplina, dificuldade no seguimento de regras e questionamentos constantes", alerta Juliana.
Mais concretamente, quando aplicada à sobredotação, a Teoria Triárquica da Inteligência, distingue três tipos de sobredotação intelectual: analítica, criativa e prática.
A vasta gama de interesses e o pensamento profundo são características de superdotados. A mente de uma criança superdotada funciona de maneiras únicas e complexas, frequentemente diferindo de seus pares na forma como percebem, processam e interagem com o mundo ao seu redor.
É fortemente analítico (embora nem sempre), muito intuitivo (na maioria das vezes de forma poderosa), e com extraordinárias capacidades de processamento cognitivo, esta é a sua marca. Isso torna o adulto superdotado alguém detentor de um depósito de emoções complexas e dinâmicas que podem ou não estar em jogo.
Estudantes com comportamento superdotado podem apresentar traços semelhantes aos característicos do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), ocasionando diagnósticos equivocados. No entanto, a coexistência desses fenômenos também é possível.
Indivíduos superdotados geralmente apresentam um alto potencial intelectual, criatividade, capacidade de aprendizado acelerado e habilidades excepcionais em áreas como artes, matemática, liderança, entre outras.
Superdotados são geralmente autistas? Não necessariamente. Pessoas com altas habilidades podem ser autistas, mas isso não é uma regra, pois são duas condições distintas que podem ocorrer separadamente ou em conjunto.
Testes de QI: Testes de Quociente de Inteligência são frequentemente usados para avaliar habilidades cognitivas. Uma pontuação significativamente mais alta do que a média pode indicar superdotação. Exemplos incluem o WISC (Escala de Inteligência Wechsler para Crianças) e o Stanford-Binet.