Esses quatro fundadores são descritos como os mais brilhantes bruxos e bruxas de seu tempo, são eles Godric Grifinória, Helga Lufa-Lufa, Rowena Ravenclaw e Salazar Sonserina. Cada um deles criaram as suas próprias casas: Grifinória, Lufa-Lufa, Corvinal e Sonserina respectivamente.
Localizada em algum lugar da Escócia, a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts é a responsável por formar alguns dos bruxos mais memoráveis da saga Harry Potter. Ela foi criada por volta do ano 990 d.C., pelos quatro maiores bruxos da época: Godric Grifinória, Helga Lufa-Lufa, Salazar Sonserina e Rowena Corvinal.
Em algum momento do século X, quatro dos melhores bruxos e bruxas que viveram fundaram a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Seus nomes eram: Godric Gryffindor, Rowena Ravenclaw, Helga Hufflepuff e Salazar Slythering.
Rowena Ravenclaw fundou a Casa Corvinal. Ela era conhecida como uma bruxa bonita e inteligente, e seu cartão de Sapo de Chocolate a chama de "a bruxa mais brilhante de seu tempo". Rowena valorizava a aprendizagem, então escolheu alunos que demonstrassem esperteza e sabedoria.
Gryffindor (Grifinória, na tradução brasileira) é uma das quatro casas de Hogwarts, fundada por Godric Gryffindor. A professora Minerva McGonagall é a chefe/diretora da casa. A mascote da casa é o leão e as suas cores são vermelho escarlate e dourado. De acordo com a J. K. Rowling a casa representa o fogo.
A Sua fundadora é a bruxa Helga Hufflepuff. A Diretora da Casa é Pomona Sprout. O Frei Gorducho é o fantasma residente. A Lufa-Lufa é a mais inclusiva das quatro casas e valoriza o trabalho duro, a paciência, a lealdade e o jogo limpo em vez de aptidão em seus membros.
A Sonserina, fundada por Salazar Slytherin, é uma das quatro casas da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Ao estabelecer a casa, Salazar instruiu o Chapéu Seletor a escolher somente alunos que obtivessem algumas de suas características particulares as quais ele prezava.
A Corvinal, fundada por Rowena Ravenclaw, é uma das quatro casas da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Seus membros, comumente, são caracterizados por sua inteligência, aprendizado e sabedoria. Suas cores são o azul e bronze, o animal emblemático é uma águia e sua fantasma patrono é a Dama Cinzenta.
Filho de uma gigante com um bruxo, Hagrid estudou em Hogwarts, na casa de Grifinória, mas foi expulso após ser injustamente acusado por Tom Riddle (vulgo Voldemort) de ter aberto a Câmara Secreta.
Enquanto todos os outros membros da família Black foram para a Sonserina, Sirius foi selecionado para a Grifinória, mostrando que seus pontos de vista já divergiam do resto de sua família antes de ele vir para a escola.
O Basilisco de Salazar Sonserina só iria obedecer o verdadeiro herdeiro de Sonserina, Tom Servolo Riddle (também conhecido como Lord Voldemort), independentemente de Harry Potter ser capaz de compreender e falar a língua das cobras a ele na Câmara Secreta.
Cumprindo a ordem, o Barão encontrou Rowena numa floresta na Albânia. Após achá-la, o Barão tentou fazer Rowena retornar com ele, mas ela se recusou, e, num ataque de fúria, o Barão a matou a facadas. Cheio de remorso, cometeu suicídio com a mesma arma que usou para esfaquear Helena.
A Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, ou simplesmente Hogwarts, é um prestigiado internato britânico de magia para bruxos e bruxas com idades entre onze e dezessete anos. Localizada nas Altas Terras escocesas, aceita estudantes da Grã-Bretanha e da Irlanda.
Quem foi o primeiro bruxo no universo de Harry Potter?
Rowling explicou no site Pottermore que a história da família se iniciou no século 12, a oeste da Inglaterra, com o bruxo curandeiro Linfred of Stinchcombe. Linfred era chamado carinhosamente pelos vizinhos de "Potterer", já que "pot" significa vaso em inglês e o bruxo vivia às voltas com suas plantas e ervas.
Esses locais, inclusive, têm tudo a ver com seus fundadores originais — no caso, os bruxos Godrico Gryffindor, Helga Hufflepuff, Salazar Slytherin e, claro, Rowena Ravenclaw. Rowena Ravenclaw foi a responsável por fundar a casa Corvinal, representada pelas cores azul e prata, cujo animal guardião é uma águia.
O filme gira em torno de quatros bruxos, que estudam em Hogwarts e guardam um segredo em comum: são os herdeiros dos fundadores das casas da escola de magia. São eles, Tom Riddle (Sonserina), Grisha McLaggen (Grifinória), Wiglaf Sigurdsson (Corvinal) e Lazarus Smith (Lufa-Lufa).
Apesar da nova administração, Minerva é mantida como diretora da casa Grifinória. Minerva teve importante participação na Segunda Guerra Bruxa; após a batalha e a morte de Severo Snape, foi nomeada pelo Ministério da Magia diretora de Hogwarts.
Quem pertence à casa Grifinória é corajoso, valente e determinado. Nos filmes da saga Harry Potter, tais características estão personificadas em diversos personagens icônicos, como Harry Potter, Hermione Granger, Neville Longbottom e toda a família Weasley.
Porque Helena Ravenclaw queria destruir o diadema?
Sua filha, Helena, a invejava pela muita atenção que recebia. Portanto, ela roubou o diadema da mãe, na esperança de se tornar ainda mais sábia que ela, e abandonou Hogwarts.
O fundador da Sonserina foi um bruxo chamado Salazar Slytherin. Ele defendia um ensinamento para com somente aqueles que descendessem de famílias puro-sangue, ou seja, não aprovava mestiços e tampouco nascidos trouxas.
Na série de livros, Salazar Sonserina é o patrono da casa comunal Sonserina, representada por uma serpente e pela cor verde. Assim como Harry e Voldemort, Salazar era ofidioglota, ou seja, tinha a capacidade de falar a língua das cobras.
Seu diário é encontrado pelo protagonista, o qual descobre que Voldemort é o verdadeiro herdeiro de Salazar Sonserina e quem abriu a Câmara Secreta cinquenta anos antes.