A queda das vendas em 2011, que não melhoraram muito com a linha Lumia em 2012, levaram a grandes perdas trimestrais à empresa. Em meados de 2012, com o valor das ações abaixo dos 2 dólares, a Nokia quase que enfrentou a bancarrota.
Uma dos problemas que a Nokia enfrentou é que as exigências de hardware do Windows Phone eram elevadas. Isso impediu, ao menos inicialmente, o desenvolvimento de smartphones mais baratos com esse sistema. O Android, ao contrário, espalhou-se rapidamente em todas as faixas de preço.
Mas o fim da parceria parecia inevitável: a relação estava desgastada por baixo desempenho no mercado, o nome da finlandesa começou a ser removido dos aparelhos para deixar somente “Lumia”, e a própria Microsoft abandonou a produção de novos modelos Windows Phone (agora Windows 10 Mobile).
A Nokia, agora, é dividida em dois negócios: Nokia Networks, a antiga Nokia Siemens Networks, que fornece equipamentos, sistemas e serviços de infraestrutura de rede.
Apesar do sucesso global, depois que a divisão de celulares da Nokia foi comprada pela Microsoft, os smartphones pararam de utilizar a marca em 2014. No lugar, a linha Lumia, que vinha com Windows Phone, passou a utilizar o nome da desenvolvedora do Windows.
A Microsoft passou a controlar a Divisão de Dispositivos e Serviços da Nokia a partir do dia 25 de abril de 2014, que foi renomeada de Microsoft Mobile Oy.
Lançado em 2023, o G60 é, sem dúvidas, o melhor celular da Nokia da nossa lista. Ele é um smartphone intermediário com foco em custo-benefício. A tela do G60 é IPS LCD de 6,58 polegadas e resolução Full HD, com taxa de atualização de 90Hz.
Nokia 1110 - O mais vendido do mundo. Nokia lançou este celular em 2005 que esse transformou no mais vendido da história, com 250 milhões de unidades. Se trata de um aparelho básico que fez sucesso nos países em desenvolvimento.
"Indestrutível": Nokia XR20 é novo smartphone super resistente da empresa. Com foco em ser resistente, o aparelho traz certificação IP68 para resistência a água e que também permite que o smartphone seja submergido por 1,5 metros por até uma hora.
Única empresa brasileira fabricante de celulares no padrão GSM, a Venko foi fundada em 2004. O nome significa ? vitória?, em esperanto, e traduz a intenção da companhia.
Nokia. O marca finlandesa tira o “Nokia” do nome da cidade Nokia, à beira do rio Nokianvirta. Por sua vez, a origem desse nome é um tanto obscura. No Finlandês moderno, “noki” significa “fuligem” e “nokia” é essa palavra no plural sem flexão.
Atualmente, a Nokia continua líder no setor de telecomunicações, oferecendo uma ampla gama de soluções e serviços para empresas e consumidores em todo o mundo. A empresa se destaca por sua expertise em redes móveis, infraestrutura e tecnologia de ponta.
Nokia 110, 106 e 105 2023 são anunciados como novos celulares básicos da marca. A Nokia lançou nesta sexta-feira (05), sem alarde, três novos celulares básicos com design clássico, incluindo o teclado numérico físico e até mesmo o “jogo da cobrinha”.
A HMD Global confirmou na quinta-feira (20) que a marca Nokia voltará ao Brasil em celulares. Este retorno será feito em parceria com a Multilaser: a empresa ficará responsável por produzir os smartphones no país, além de cuidar da distribuição e vendas.
A Nokia é uma fabricante de eletrônicos da Finlândia, fundada em 1856 por Fredrik Idestam, na época produzia papel. Depois, passou pela produção de cabos elétricos, e hoje é especializada principalmente em telefones celulares.
Fabricante terá linha com o próprio nome e deve concorrer com aparelhos da finlandesa. A HMD Global, atual detentora da marca Nokia e responsável por lançar os celulares da companhia nos últimos anos, quer colocar outra linha de dispositivos móveis no mercado.
Nokia volta a crescer no mercado de smartphones após período de estagnação. A HMD Global assumiu o nome Nokia e tem lançado uma série de smartphones em todo o mundo. Atualmente, a marca também atua no Brasil e essa expansão da companhia pode estar rendendo os seus primeiros frutos.