Procrastinação, desinteresse, improdutividade, conflitos constantes, esses são alguns dos sintomas da chamada desmotivação no trabalho. Conseguir identificar essas características demonstradas pelos colaboradores, pode ser fundamental para evitar problemas de produtividade em uma empresa.
Clima organizacional ruim: É o clima em última instância que estabelece a sensação de bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho. O clima ruim é caracterizado por rixas, inimizades, agressão verbal (ou pior), desconfiança entre as pessoas, intolerância, bullying, pressão psicológica e outros.
A comunicação restrita e a falta de clareza no repasse de informações são bastante prejudiciais às empresas. Além de gerarem conflitos de interesses, essas falhas podem culminar em problemas na execução dos afazeres, prejudicando tanto o trabalho dos colaboradores quanto a produtividade do negócio.
Estilos de liderança ineficazes, falta de comunicação ou falta de apoio podem causar desânimo. Desequilíbrio entre trabalho e vida pessoal: Quando os funcionários sentem que estão dedicando muito tempo ao trabalho em detrimento de sua vida pessoal, isso pode levar a um esgotamento e consequente desmotivação.
O segredo do balde furado - Uma lição para você levar para vida inteira | REFLEXÃO | PARÁBOLA
Quais são os fatores que levam a desmotivação?
Embora qualquer fator que seja um incômodo para o profissional possa se tornar um motivo de desmotivação, existem algumas razões que se sobressaem às demais. Entre elas está a procrastinação, improdutividade, o desinteresse, os conflitos e a insatisfação profissional.
Gestão mal estruturada e sem planejamento é o principal motivo de insatisfação dos profissionais no ambiente de trabalho. É o que revela pesquisa da Michael Page, empresa líder mundial em recrutamento executivo de média e alta gerência, realizada com 1000 executivos no país, entre janeiro e maio deste ano.
A pessoa desanimada se vê infeliz sem motivo aparente. Porém, existe, sim, uma causa por trás desse sentimento aterrador. Uma série de eventos negativos e pensamentos pouco agradáveis, estresse acumulado, preocupação constante, autoestima baixa e hábitos nocivos podem estar por trás dele.
O que causa o desânimo? O desânimo pode ser desencadeado por uma série de fatores, como estresse, pressão social, problemas no trabalho ou relacionamentos. Muitas vezes, ele está ligado a um desequilíbrio emocional ou a questões não resolvidas.
A desmotivação é o oposto da motivação. Portanto, uma pessoa está desmotivada quando não sente essa força interna que o leva a agir. Isso ocorre quando a percepção das dificuldades e sacrifícios que a pessoa tem em seu caminho é maior do que a percepção dela acerca dos benefícios a serem obtidos lá na frente.
Como dito anteriormente, o lado comportamental é o mais sensível para o exercício da liderança e, quando o líder não se relaciona bem com sua equipe, pares e superiores, acaba por desmotivar todos ao seu lado, independentemente do nível hierárquico.
Quais são os principais fatores de desmotivação no trabalho? De forma indireta, tudo o que incomoda um profissional, pode se tornar uma causa de desmotivação no trabalho. As insatisfações do colaborador podem estar ligadas a salário, demanda de trabalho, gestão, e até mesmo ambiente de trabalho.
Um dos motivos que também desmotiva os colaboradores é ter metas impossíveis. Afinal, se o objetivo é algo impossível, os funcionários não se sentem motivados a cumpri-la ou acreditam que eles não são bons o suficiente no que fazem.
Desânimo é o resultado do conflito sentido entre expectativas e um acontecimento que parece diminuir as chances dessas expectativas se concretizarem. Trata-se de uma resposta emocional! Desânimo é um estado de quem se mostra desestimulado e sem motivação. Tem como sinônimos o desalento e o esmorecimento.
“O cansaço constante pode ser sintoma de várias doenças. As mais comuns são distúrbios do sono; estresse; depressão; hipotireoidismo; anemia; falta de vitaminas; doenças cardiovasculares e pulmonares; infecções e tumores", explica o dr. Gutemberg Santos, neurologista do Centro Médico do Hospital São Lucas Copacabana.
A falta de feedback (12%) e de reconhecimento (12%) também incomodam os consultados. As áreas de suporte pouco ágeis ou de baixa performance juntamente com a burocracia são citados, respectivamente, por 10% e 8% dos profissionais.
O que te deixa desconfortável no ambiente de trabalho?
Discussões políticas, fofocas e informalidade são algumas das situações que mais incomodam os profissionais, revela estudo. Como o líder e o RH podem atuar para melhorar o ambiente?
Alguns fatores que prejudicam a produtividade no trabalho são: falta de sono, pessimismo, sedentarismo, perfeccionismo em excesso e incapacidade de tomar decisões. Acompanhar os resultados do time é essencial para o aumento da produtividade.
O pensamento negativo e o contato constante com pessoas negativas podem fazer com que você perca suas vibrações positivas, o que pode ser muito prejudicial para sua vida profissional e pessoal, se tornando mais um dos fatores que afetam a motivação. Quando você sentir tensão ou emoções negativas, é melhor ser positivo.
Uma das principais motivações que uma pessoa tem ao iniciar sua carreira está ligada à vontade de aprender, desenvolver novas habilidades e, com isso, amadurecer profissionalmente. Esta é uma motivação que você pode ter pelo resto da carreira, afinal, sempre há algo novo para aprender.