A responsável por essa descarga elétrica chegar até a bobina de ignição é a bateria. Para que aconteça a queima do combustível, é preciso de uma descarga elétrica de mais ou menos cinco mil volts.
Seu funcionamento parte do principio de que, quando a corrente elétrica passa num enrolamento de fios, gera-se um campo magnético e, inversamente, quando se interrompe um campo magnético, gera-se eletricidade em qualquer enrolamento de fio dentro das linhas de força do campo magnético.
A tensão induzida é gerada na bobina por auto-indução. No momento de ignição, a corrente da bobina é desligada pela fase de saída da ignição. O campo magnético de colapso instantâneo gera uma tensão de indução elevada no enrolamento primário.
As principais causas são: Velas de ignição ou fios do terminal danificados: uma vela de ignição ruim ou fio de vela com resistência excessiva faz com que a tensão de saída da bobina suba - se exceder 35.000 volts, pode danificar o isolamento interno da bobina, causando um curto-circuito.
Bobina de ignição; quando não chega o + positivo, dica!
O que pode causar defeito na bobina de ignição?
A umidade e corrosão são fatores que podem causar defeitos na bobina que faz a ignição do seu carro. A função da bobina que faz a ignição, como vimos anteriormente, é fundamental para o funcionamento adequado do seu veículo. Portanto, estar atento a esses problemas é essencial para manter o desempenho do seu carro.
Entre os principais sintomas de bobina de ignição com defeito estão: tiros no escapamento (pela queima irregular de combustível), falhas no motor ou paradas repentinas (pela falta de corrente para as velas de ignição) e luz acesa no painel (detecção de falha no sistema de ignição).
Com a bobina de ignição, em sistemas mais modernos, a tensão multiplicada da bateria pode chegar a uma voltagem de até 60 mil volts. Ou seja, esse componente do carro funciona, basicamente, como um transformador, multiplicando a tensão da alimentação do carro.
Qual a vida útil de uma bobina de ignição? Gira em torno dos 200 mil quilômetros rodados. Entretanto, alguns fatores podem reduzir seu tempo de vida. Por exemplo, as condições de uso do veículo e a falta de manutenção dos cabos, alternador e das velas.
Movimentando o imã dentro da bobina, uma corrente elétrica aparece no fio condutor. Essa corrente cria um campo magnético que desvia a agulha de uma bússola.
A bobina, também conhecida como enrolamento de fio, é uma parte central do motor. É um fio condutor enrolado em torno de um núcleo, criando várias voltas. Quando a corrente elétrica passa pela bobina, cria um campo magnético ao seu redor interagindo com o campo magnético dos ímãs permanentes.
A construção da bobina é determinante para as características do campo magnético gerado, assim, uma bobina com um formato diferente ou mais voltas enroladas gera um campo magnético diferente de alguma outra bobina ainda que ambas sejam percorridas pela mesma corrente elétrica.
A bobina de ignição é um componente que atua como transformador elétrico, convertendo a baixa voltagem da bateria – que geralmente é de apenas 12 volts – para os milhares de volts necessários para gerar a faísca.
Como identificar se a bobina de ignição está ruim?
Se o seu carro apresentar problemas de dar partida enquanto estiver frio, considere que ele pode estar com um problema nas bobinas de ignição pois ela é responsável por dar a partida no processo de queima de combustível. Isso ocorre porque uma ou mais velas não estão recebendo a quantidade de carga necessária.
As velas de ignição do automóvel são responsáveis por criar a faísca dentro da câmara de combustão, ou seja, ela explode o combustível e a mistura do ar, empurrando o pistão para baixo e movimentando o carro.
A bobina de ignição tem a função de transformar a tensão da bateria que alimenta o enrolamento primário, em alta-tensão no secundário, capaz de produzir centelha nas velas ou por meio de um distribuidor ou ligada diretamente a elas.
Basicamente, há dois tipos de bobinas de ignição: as que possuem módulo de ignição acoplado e as sem módulo de ignição acoplado. A bobina com módulo acoplado tem em si toda a parte de alta corrente, que pode variar de acordo com o tipo com o tipo de bobina utilizada, mas geralmente varia de 7 até 13 amperes.
Respondendo à pergunta do início deste texto, o reparo do componente até é possível. Mas como envolve um processo de remanufatura, o método mais barato e rápido para solucionar o problema é simplesmente fazer a troca da bobina de ignição.
Falhas na aceleração ou perda de potência; Aumento do consumo de combustível; Dificuldade para dar a partida no motor; Acendimento da luz da injeção eletrônica no painel.
A bobina de ignição não é uma peça que costuma dar problemas com facilidade. O item original pode durar mais de 200 mil km. Entretanto como qualquer outra peça do carro, ela também necessita de manutenções preventivas.
A queima de bobina de ignição pode ser causada por diversos fatores, sendo os mais comuns: 1. Sobrecarga elétrica: Quando o sistema elétrico do veículo é submetido a uma sobrecarga de corrente, a bobina de ignição pode superaquecer e queimar. Isso pode ocorrer devido a problemas na bateria, alternador ou fusíveis.
Entre as principais razões que deixam o carro sem força encontramos as velas de ignição. Essas são as peças responsáveis por aquecer a mistura ar-combustível no interior do veículo. Porém, quando há depósito de carbono nelas, sua função pode ser prejudicada, impedindo que a correta potência do motor seja atingida.