É a corrente que mata e não a tensão. A tensão só por si, sem diferença de potêncial não origina corrente logo não faz nada. O choque eléctrico é originado por uma corrente proveniente de uma diferença de potêncial.
O professor esclarece que a baixa tensão pode ser mais perigosa até mesmo que a alta. “O que mata pessoas é a corrente elétrica em ampères e não a voltagem em volts.
As correntes elétricas que chegam a matar são aquelas cuja intensidade está compreendida na faixa entre 100 mA e 200 mA. Com intensidade próxima dos 100 mA, as paredes do coração executam movimentos descontrolados, o que é chamado de fibrilação.
A corrente elétrica é o fluxo contínuo de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico. A tensão elétrica provoca este movimento ordenado de partículas elétricas, denominado de corrente elétrica.
CHOQUE ELÉTRICO - O QUE MATA É A TENSÃO OU A CORRENTE?
É possível ter tensão é não ter corrente?
Portanto pode-se dizer que sem a aplicação de uma tensão elétrica não existe a corrente elétrica. Tal fenômeno ocorre nos condutores elétricos, quando suas cargas se movem de forma ordenada devido a uma tensão elétrica gerada por uma diferença de potencial (ddp).
Note que, de forma geral, quanto maior a tensão aplicada, mais impulsionados serão os elétrons a se mover no condutor e, portanto, maior será a intensidade da corrente elétrica. No entanto, quanto maior a resistência, maior a oposição do material à passagem dos elétrons, logo, menor a intensidade da corrente elétrica.
O valor mínimo de corrente que uma pessoa pode perceber é 1 mA. Com uma corrente de 10 mA, a pessoa perde o controle dos músculos, sendo difícil abrir as mãos para se livrar do contato. O valor mortal está compreendido entre 10 mA e 3 A.
Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.
A rede de 220V dá um choque muito mais forte, podendo, até mesmo, matar uma pessoa. Um choque de 127V, por sua vez, pode ser mais perigoso em decorrência do risco de se ficar grudado ao fio, o que não ocorre no choque de 220V.
Se forem pontos em áreas superficiais de pele seca, a voltagem necessária para causar danos pode ser maior que 100 V. Mas se estivermos com a pele molhada, 20 V já podem ser perigosos.
O corpo já é capaz de perceber uma corrente elétrica a partir de 1mA (mil ampères); porém, é somente a partir de 9 a 20mA que os músculos reagem. Nesse estágio, a pessoa sente dor e perde parte de seu controle muscular e não consegue largar o condutor.
O corpo humano actua como um semicondutor, por isso a sua resistência varia em função da tensão. O Regulamento Electrotécnico de Baixa Tensão (de valor médio) estabelece o valor da resistência eléctrica do corpo humano em 2.500 Ohms.
Você sabia que quando tomamos um choque elétrico, não devemos beber água em seguida? Esse ato pode ser fatal! Descubra mais dicas ouvindo nosso postcast 🎙e acompanhe nossas redes sociais, onde falamos tudo sobre segurança com eletricidade.
No corpo humano o choque elétrico que entra por uma das mãos e sai pela outra, ou por uma das pernas, é tido como um dos mais perigosos pelo fato da corrente elétrica passar pelo coração, provocar “fibrilação ventricular” e, consequentemente, a parada cardíaca.
Qual voltagem no Brasil é mais segura? A tensão de 127 V é mais segura em caso de acidentes com pessoas. Isso porque o choque provocado pela voltagem de 220 V é duas vezes mais forte. No corpo humano, quanto maior a tensão, maior a corrente elétrica e, com aparelhos elétricos, acontece o contrário.
Um adulto normal em boa forma, entretanto, comumente exerce entre 50 e 150 watts durante uma hora de exercício vigoroso. Um trabalhador manual médio, saudável, bem alimentado e motivado pode sustentar uma potência de 75 watts durante um turno de trabalho de 8 horas.
A tensão não mata o que mata é quando uma tensão origina uma corrente eléctrica. É a corrente que mata e não a tensão. A tensão só por si, sem diferença de potêncial não origina corrente logo não faz nada. O choque eléctrico é originado por uma corrente proveniente de uma diferença de potêncial.
No entanto, estudos de longa data indicam que voltagens superiores a 50 volts em pessoas não molhadas e superiores a 12 volts em pessoas imersas na água (piscinas ou mar, por exemplo), podem ser muito perigosas e até fatais.
Um estudo realizado pela IEC (Comissão Internacional de Eletrotécnica) mostrou que uma corrente de 30mA passando pelo coração de um ser humano pode causar parada cardíaca e levar a pessoa a morte (observe que este valor é 1500 vezes menor que a corrente que passa por um chuveiro elétrico).
A unidade de medida da tensão é o Volt (V). Os níveis de tensão que alimentam residências e indústrias podem variar de localidade. No Brasil, há vários níveis de tensões: 115 Volts, 127 Volts, 220 Volts, 254 Volts, 240 volts, 230 volts, 380 Volts e 440 Volts.
Esse transformador a 1,2 milhões de volts representa o maior nível de tensão em corrente alternada do mundo e foi instalado na estação nacional de testes em Bina, MadhyaPradesh na Índia central, como parte de uma iniciativa colaborativa da concessionária central de transmissão do país Power Grid Corporation of ...
A tensão arterial é considerada normal quando está no intervalo entre 8 (mínima) e 12 (máxima). Uma tensão arterial com valores acima de 14/9 é considerada elevada e, se frequente, pode provocar a hipertensão. Por sua vez, uma tensão arterial com valores abaixo de 9/8 é considerada baixa e pode levar à hipotensão.