O litro geralmente é utilizado para medir-se capacidade de líquidos, como leite, água, sucos, produtos de limpeza. O metro cúbico é utilizado para medir-se volume, como de caixas, cômodos, malas, entre outros objetos. Ambos possuem múltiplos e submúltiplos, como o mililitro ou o centímetro cúbico.
Então um litro é exatamente igual a um decímetro cúbico", explicou o professor ao derramar a água no recipiente e ver que coube exatamente até o limite da borda. Sabendo disso, podemos fazer a relação de quantos litros de água saem de um recipiente e quanto o nível de água baixa.
O litro e o metro cúbico são medidas que medem capacidade. Em função disso, os múltiplos e submúltiplos dessas duas medidas podem ser relacionados: 1 metro cúbico (m³) corresponde à capacidade de 1000 litros. 1 decímetro cúbico (dm³) corresponde à capacidade de 1 litro.
Utilizamos o litro geralmente para medir o volume de líquidos e gases. Essa unidade de medida é bastante comum no dia a dia, pois leite, refrigerante, água, entre outros líquidos, são sempre medidos em litros. O litro (l) possui submúltiplos, que são: decilitro (dl)
UM LITRO EQUIVALE A QUANTOS HECTARES ? | Eng. CarlosRods
Qual instrumento usamos para medir o litro?
O hidrômetro é um medidor contínuo de volume de água. Ele registra o volume do líquido quando este, ao passar pelo instrumento, aciona uma ventoínha (uma roda giratória com pás). É chamado de medidor contínuo porque a medição é feita sem interrupção.
Símbolos do Sistema Internacional não se flexionam no plural e não são seguidos de ponto (a não ser que este seja o ponto final da frase): 1 L, 100 L; 1 m, 200 m; 1 kg, 500 kg.
Para calcular a litragem (volume em litros) em aquários retangulares, basta multiplicar as medidas em centímetros do comprimento, largura e altura e, depois, dividir por mil (C x L x A / 1000).
No sistema métrico, o litro é considerado como um nome especial para o decímetro cúbico (dm3). Era antigamente definido como o volume de 1 quilograma de água pura a 4 ºC à pressão padrão, a qual é equivalente a 1,000028 dm3.
1 litro equivale a 1000 mL ou 1 L = 1000 mL. Existem 1000 mL em 1 litro. Para transformar qualquer valor de litros para mL, basta multiplicar o valor em litros pelo fator multiplicador, conhecido também como fator de conversão que, neste caso, é igual a 1000. Assim, 1 litro vezes 1000 corresponde a 1000 mL.
Em um litro cabem 1.000 gramas de água, enquanto que, em relação ao óleo, cabem somente 900 gramas, conduzindo à conclusão de que 1 litro de água pesa mais que 1 litro de óleo. Um outro aspecto importante para interpretar a densidade é estar sempre atento às unidades que estão sendo usadas no problema.
De um modo geral, para medidas aproximadas de volumes de líquidos, usam-se cilindros graduados ou provetas; para medidas precisas, usam-se pipetas, buretas e balões volumétricos, que constituem o cha- mado material volumétrico.
Para calcular a cubagem, é utilizada a fórmula: Altura x largura x profundidade x fator de cubagem. No caso do transporte rodoviário, o fator de cubagem padrão corresponde a 300.
Equivalências: 1 LITRO – equivale a 6 xícaras de chá (150ml) ou 4 copos (250ml) 1 GARRAFA – equivale a 3 e ½ xícaras (150ml) ou 2 e ½ copos (250ml) 1 COPO DE ÁGUA COMUM – equivale a 250ml.
O cálculo cálculo de quilômetro por litro de gasolina pode ser representado pela seguinte fórmula: km percorridos ÷ litros para completar = quilometragem por litro.
Quais são as medidas de volume? Atualmente, pelo Sistema Internacional de Unidades, a unidade-padrão de volume é o metro cúbico. Utilizamos uma unidade cúbica porque o volume é tridimensional, ou seja, envolve comprimento, largura e altura. A partir do metro cúbico, temos as unidades conhecidas como múltiplos.
Para medir líquidos, você deve usar uma jarra medidora ou um copo medidor, que têm marcações em mililitros (ml) e também em xícaras. Você deve despejar o líquido aos poucos e verificar se a quantidade está conforme a receita. Procure ficar com a visão no mesmo nível do recipiente, para evitar erros de leitura.