O Faraó que reinava na época em que se passa a história de Moisés era Merneftá, décimo terceiro filho de Ramsés II. Tornou-se rei devido à morte prematura dos seus irmãos primogênitos.
Ramsés é tio de Moisés, mas os dois têm uma parceria de irmãos. Ao lado de Nefertari, eles cresceram no palácio do Egito e se tornaram grandes amigos. Na fase adulta, a relação entre os guerreiros ficou abalada por conta do sentimento que nutriam pela egípcia.
Após a morte de seu pai, Ramsés foi coroado faraó do Egito em 1279 aC, quando tinha apenas 25 anos de idade. Ele é conhecido por ter um comando notável sobre o exército egípcio. Assim, ele foi capaz de liderar batalhas ferozes para garantir as fronteiras egípcias contra núbios, sírios, líbios e hititas.
Se isso for verdade, então o faraó opressor mencionado em Êxodo (1: 2–2: 23) foi Seti I (reinou entre 1290 a 1279 a.C.), e o faraó durante o Êxodo foi Ramessés II (c. 1279– c. 1213 a.C).
Não só o paralelo do casamento de José com a filha do sacerdote On e de Moisés com a filha do sacerdote madianita, como acenava Tillesse, mas diver- sos paralelos confirmam sua hipótese além de encontrar nas palavras de José em Gn 50,24-25 o “coroamento” deste nexo entre a promessa aos patriarcas e o Êxodo.
Amenerquepexefe foi o príncipe herdeiro do Egito durante os primeiros 25 anos do reinado de Ramessés II, mas acabou morrendo antes de seu pai no ano 25 do reinado de seu pai. Ramessés, o segundo filho mais velho de Ramessés II, o sucedeu como príncipe herdeiro por mais 25 anos (do ano 25 ao ano 50 do reinado do faraó).
Quem construiu as pirâmides do Egito segundo a Bíblia?
As pirâmides do Egito foram construídas por José, o personagem bíblico, como celeiros para grãos e não para sepultar os faraós, como afirmam os arqueólogos, segundo a visão do pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Ben Carson.
Podemos considerar Tutancâmon como o Faraó mais famoso da época. Assumiu o poder com apenas nove anos de idade, e ficou ainda mais conhecido depois da sua morte aos 19 anos. Isso porque a sua tumba foi encontrada apenas em 1922, e totalmente intacta.
Jó era antes da época de Moisés e a Lei, pois ele mesmo oferecia os holocaustos a Deus para o perdão dos pecados, Jó 1:5. Êxodo: Moisés nasceu e a saída do Egito e Aliança feita no Sinai com bênçãos ou maldições.
Depois de anos e anos sem ver Moisés, Nefertari entregou completamente seu amor ao rei, Ramsés. Porém, Camila Rodrigues conta que o reencontro desperta o sentimento guardado por tanto tempo. "Ela ficará tensa, e tudo o que sentia por Moisés vem novamente à tona, mas não ocorre o mesmo da parte dele.
A Bíblia diz que Moisés foi escolhido por Deus para liderar a saída dos hebreus do Egito, onde eram escravos, rumo à terra prometida de Canaã. Após o reino ser atingido pelas dez pragas, o faraó Ramsés 2º admite sua libertação, pedida por Moisés.
O governante começou cedo: com apenas 15 anos, ele já tinha quatro filhos com sua primeira esposa a rainha Nefertari. Todos os filhos dele foram fruto de relacionamentos com suas esposas reais, esposas secundárias e concubinas.
Também conhecido como Ramsés, o Grande, viveu por 90 anos e reinou por 67, de 1279 a.C. até sua morte em 1213 a.C, sendo o segundo maior reinado da história egípcia.
Contexto do nascimento de Moisés. Para entendermos o nascimento de Moisés, precisamos ver o contexto que ele nasceu. O povo estava no Egito, já fazia alguns anos. Eles eram governados por um rei chamado Faraó (Êx 1.8).
Os cientistas acreditam que ela tenha sido enterrada com joias ao redor da cabeça e dos braços, o que fez com que a sua múmia acabasse sendo destruída durante os saques. De fato, análises da tíbia da múmia mostram que ela sofreu diversas fraturas já depois de morta.
Abraão era filho de Terá, 20 gerações depois de Adão e 10 depois de Noé. E, considerando que Noé ainda teria vivido 350 anos após o dilúvio, Abraão poderia ter conhecido o seu ancestral e também a Sem. O nome original de Abraão era Abrão (Abram), vem do termo judaico Ibrim, que significa "Excelso Pai".
“Árabes e judeus, inclusive do ponto de vista teológico, são irmãos. Enquanto os judeus são descendentes de Abraão e Isaque, os palestinos são descendentes de Abraão e Ismael”, explica Henrique.