O DOT3 é classificado com uma temperatura de ebulição mais baixa do que o DOT4, o que significa que ele não é capaz de suportar temperaturas tão altas sem ferver ou se decompor. Isso pode levar a falhas no sistema de freio, especialmente em condições de condução mais exigentes, como corridas de rua ou trilhas.
Nada radicalmente diferente ocorrerá no caso de DOT3 e DOT4, a não ser por diferenças no ponto de ebulição. Como o DOT3 tem um ponto de ebulição mais baixo que o DOT4, adicioná-lo a um sistema de frenagem baseado em DOT4 pode fazer com que os freios desapareçam mais rapidamente ao parar grandes cargas.
O que acontece se colocar DOT 4 no lugar do DOT 3?
DOT4 mais novo é superior ao DOT3, pois o ponto de ebulição é mais alto. Bom para carros de alto desempenho que fazem frenagens fortes. Mas absorve mais água. Então, se você não trocar a cada 2 anos, a água não só pode corroer seu sistema de freio, mas também ferver e fazer seu pedal de freio ir para o chão.
Fluido para Freio Especial DOT 4 é recomendado para sistemas hidraúlicos de freios e embreagens de veículos motorizados, equipados com freios a tambor ou discos, com ABS ou não, quando requerido um fluido do tipo DOT 4 ou DOT 3.
FLUIDO DE FREIO: QUAL A DIFERENÇA DO DOT 3 PARA O DOT 4? -Guilherme Moda -Piloto Automático Podcast
Qual é a cor do óleo de freio DOT 4?
Cor do produto vermelha. Aplicação em todos os veículos. O óleo de freio DOT4 é um líquido usado para lubrificar e limpar as partes mecânicas do sistema de freio de veículos.
Muita atenção; DOT 5 não é compatível com o DOT 3 ou 4. O DOT 5 é base de silicone e hidrófobo, repele a humidade e não é compatível com as borrachas do sistema que utiliza DOT 3 ou 4. O DOT 3 e 4 são base glycol e são higroscópicos, absorvem a humidade.
Outra recomendação que Costa ressalta é não misturar fluido novo ao antigo e nem de D.O.T. diferentes para não afetar as propriedades do produto, assim como garantir a sua eficiência.
Isso ajuda a impedir que as pastilhas se soldem por fricção quando entram em contacto com os discos de travão de carro. Esses fluidos funcionam bem com rodas de alumínio, cobre, aço e à base de ferro, mas não são projetados para uso em veículos com ABS.
Completar o fluido de freio não é uma prática recomendada. O nível do fluido de freio no reservatório pode diminuir com o desgaste natural das pastilhas de freio e das lonas, pois o espaço vazio é ocupado pelo deslocamento dos pistões das pinças. Isso é normal e não significa que há um problema no sistema de freio.
A melhor dica na hora de optar pelo fluido de freio ideal é seguir à risca o manual do fabricante do veículo, que define a composição a ser aplicada em cada sistema. Mesmo assim, Viviane Fragata reforça a importância de se trabalhar com fabricantes de nome consolidado no mercado.
Você deve ter atenção para não misturar o fluido de freio DOT3 com o DOT4 ou vice versa, pois caso eles sejam misturados eles não vão funcionar da maneira correta e o sistema de freios do seu carro poderá ser comprometido. O tipo de fluido consta na tampa do reservatório.
DOT 4 🚗 🔧 DOT 3: Ideal para a maioria dos veículos de passeio e motocicletas que não enfrentam condições extremas de frenagem. Perfeito para veículos mais antigos e situações onde o sistema de freio não é submetido a altas temperaturas com frequência.
Pode misturar DOT 3 e DOT 4? Não misture fluidos diferentes. Charles C. Conconi, especialista em combustíveis, lubrificantes e fluidos automotivos, explica as diferenças entre as especificações DOT 4 e DOT 3.
O DOT3 é classificado com uma temperatura de ebulição mais baixa do que o DOT4, o que significa que ele não é capaz de suportar temperaturas tão altas sem ferver ou se decompor. Isso pode levar a falhas no sistema de freio, especialmente em condições de condução mais exigentes, como corridas de rua ou trilhas.
O Dot 3 Varga 500 ml é um fluido de freio que deve ser utilizado somente em sistemas de freios hidráulicos. Contém mistura de glicóis. NBR9292 tipo 3, SAEJ 1703 e FFMVSS n°116, DOT3, com ponto de ebulição a 205°C. Cor característica azul.
7) Numa emergência posso misturar os dois fluidos, só para levar o carro até a oficina? Nunca! Conforme dito acima as borrachas dos componentes do sistema de direção hidráulica de seu veículo podem não suportar certos componentes químicos presentes no outro fluido.
Depois de dois anos, no máximo, o fluido de freio precisa ser completamente trocado porque absorve umidade do ar e vai perdendo eficiência. A maioria das motos usa a especificação DOT 4, e é importante seguir o que o manual do proprietário recomenda.
Se no reservatório o nível de fluido estiver abaixo do mínimo, mesmo que por pouco, é hora de trocar. Diferentemente de outros líquidos, como o de arrefecimento e o óleo do motor, também essenciais para o funcionamento do veículo, o fluido de freio não deve ser simplesmente completado até o nível ideal.
As especificações DOT são uma medida da qualidade dos fluidos de freio e estão classificadas de acordo com o seu ponto de ebulição. O DOT 4 tem um ponto de ebulição mais alto do que o DOT 3, por isso oferece uma melhor resposta à travagem, melhorando a segurança do motorista.