A avançada tecnologia aplicada à Gasolina Petrobras Podium conta com um pacote contendo aditivos detergente/dispersante e modificador de atrito, que evita o acúmulo de depósitos, assegurando a limpeza, a máxima proteção ao motor e a redução de custos de manutenção.
A gasolina Podium é um combustível muito menos poluente que as demais gasolinas, por apresentar taxas de emissão de enxofre muito menores, cerca de 30 ppm (leia mais sobre ppm clicando aqui). Por isso, sua utilização promete não somente benefícios pessoais, mas também benefícios globais.
Podium é a única gasolina a compensar totalmente suas emissões de gases de efeito estufa, desde sua extração e produção até o consumo. Se você busca a mais alta performance para viver ao máximo todas suas experiências e com o menor impacto ambiental, então seu combustível é a Gasolina Petrobras Podium.
Se formos falar em entrega também, a podium chega a ter 10% a mais de desempenho. Contudo, o valor costuma ficar acima dos 30% acima da gasolina comum. Então, pode ser que apenas o dono de um superesportivo veja vantagem.
O grande diferencial da gasolina premium ou podium em relação à aditivada é a sua taxa de octanagem: como vimos, a aditivada possui um mínimo de 87 unidades, já a premium deve ter uma octanagem de pelo menos 97 unidades.
Gasolina aditivada ou comum? E a Podium ou Premium? Qual a melhor | Boris Feldman explica
Qual a melhor gasolina, V-Power ou Podium?
Na gasolina comum e na aditivada temos 95 octanas RON, enquanto na V-Power Racing (Shell) tem no mínimo 98 octanas RON, na Podium (BR) tem entre 97 e 102 octanas RON e na Octapro (Ipiranga) tem em média 103 octanas RON.
Não há qualquer empecilho em misturar gasolina premium, aditivada ou comum, mas o motorista deve ficar atento a alguns detalhes, como ressaltou o diretor da AEA.
A gasolina aditivada é vantajosa para o carro porque possui componentes que melhoram a performance do motor. Os aditivos ajudam a remover resíduos originados pela combustão, melhoram a lubrificação dos componentes e também conservam os bicos da injeção eletrônica.
Você já deve ter visto combustíveis premium, como a gasolina Podium da distribuidora BR, nos postos quando foi abastecer o seu carro. Talvez até tenha ouvido falar que o motivo dela ser mais cara é por conta do maior nível de octanagem.
A gasolina Petrobras Podium tem 95 octanas IAD (Índice Antidetonante) e teor de enxofre de no máximo, 30 ppm. Já a gasolina Petrobras GRID tem 87 octanas, teor de enxofre de no máximo 50 ppm, e recebe corante verde. Ambas possuem aditivos detergentes/dispersantes e modificador de atrito.
A maior octanagem da Gasolina Petrobras Podium garante o máximo aproveitamento da potência projetada do motor, protegendo a câmara de combustão da detonação indesejada. Isso proporciona retomadas de velocidade mais rápidas e, consequentemente, ultrapassagens mais seguras.
Porém, a BR Distribuidora recomenda que a gasolina Podium deve ser utilizada em um período de até seis meses. Já a comum e a aditivada tornam-se impróprias apenas após três meses, aproximadamente.
Somente a gasolina podium é incolor. 2- Gasolina Aditivada: é igual à gasolina comum (mesmo índice de octangem e mesmo teor de enxofre), porém, conforme o próprio nome indica, a gasolina aditivada possui aditivos detergentes e dispersantes que promovem a limpeza do sistema de combustível e dos bicos injetores.
Para ser bem direto, não existe gasolina pura no Brasil. A gasolina refinada é resultado de um processo que começa com a extração dos elementos do petróleo bruto, que ao ser submetido a altas temperaturas dá origem, ainda, a outros produtos, como o óleo diesel, o querosene e o gás.
No Japão, as gasolinas de maior octanagem são as Premium com 100 octanas RON. Na Malásia – e também nas Filipinas – a Petron Blaze Euro 4 tem 100 octanas RON. Ela tem 50 ppm de enxofre e 1% de benzeno. Cingapura tem 98 octanas, enquanto a China fica limitada em 95 octanas.
A Shell V-Power conta com a tecnologia Dynaflex que, combinada com os aditivos da Shell, limpa, protege e traz mais performance e rendimento (em comparação à gasolina comum).
Caso julgue necessário enriquecer a mistura para a partida a frio, utiliza, então, um pouco da gasolina presente no tanquinho. Por isso, ele sempre deve conter combustível novo. E de boa procedência. Especialistas recomendam gasolina premium.
A Shell V-Power Racing vem em seguida com 91 octanas, limite mínimo para ser considerada gasolina premium. As gasolinas aditivadas, que incluem aditivos desenvolvidos por cada distribuidora para reduzir atrito entre peças móveis e para dissolver detritos sólidos, possuem as mesmas 87 octanas da gasolina comum.
No caso da limpeza do motor, o álcool é o melhor combustível, porque auxilia na limpeza dos bicos injetores. Então, nesse caso, o combustível que “suja mais” o motor é a gasolina.
A resposta para essa dúvida é o clássico “mal não faz”. Combinar a gasolina comum com a aditivada irá diluir os aditivos detergentes dispersantes, tornando-os menos eficientes em sua função de manter o motor limpo.
A gasolina premium permite obter melhora de rendimento em todos os tipos de automóveis. Mas essa mudança será sensível apenas em modelos como motores superalimentados ou carros de alto desempenho. Por esse motivo, nem sempre os benefícios trazidos por esse tipo de combustível irão compensar o gasto com o abastecimento.
Vale lembrar que gasolina Grid e V-Power Nitro são equivalentes e do tipo aditivada enquanto a Podium é uma gasolina de maior octanagem. Por fim, o consumidor tem que ficar atento quanto à qualidade da gasolina, e tem o direito de exigir o teste de qualidade, que determina a quantidade de álcool na gasolina.
Qual é a gasolina indicada para se colocar no tanquinho de partida a frio dos carros flex? A resposta é: qualquer uma! Pode ser a comum, aditivada, premium, a Podium a Octapro… Tanto faz!
Gasolina aditivada rende mais que a gasolina comum? Sim! Vimos no tópico anterior que a gasolina aditivada rende mais que a gasolina comum a longo prazo. Mas é importante entender que tanto o combustível comum quanto o aditivado possuem a mesma autonomia.