Um simulacro é uma réplica de uma arma de fogo, com características parecidas ou muito semelhantes a uma arma real. Porém, as armas de airsoft possuem características visíveis que as distinguem das armas de fogo, como: ponta laranja no cano (que nunca deve ser removida) e marcação “Airsoft” no corpo da arma.
A similaridade com as armas de fogo faz com que o único detalhe que diferencie a armas sejam esta marcação. Por isso, a ponta não deve ser retirada em hipótese alguma. A retirada da ponta laranja inclusive pode ser configurada crime, conforme a Portaria 002.
Se você já viu alguma arma de airsoft, com certeza deve ter notado que a ponta dessa arma é colorida — normalmente laranja. Ela é colorida para ser facilmente distinguida de uma arma de fogo real. Essa é uma medida de segurança implementada pela legislação brasileira quando permitiram o comércio dessas armas no Brasil.
Posso pintar a ponta laranja da minha arma de airsoft? Não, é ilegal pintar a ponta laranja da sua arma de airsoft. Sendo assim, a ponteira deve ser de cor laranja brilhante e não pode ser alterada.
Portar uma arma de airsoft não é considerado crime, desde que ela seja de tráfego permitido e esteja em conformidade com as regras estabelecidas. Para garantir a legalidade, é essencial ter sempre a nota fiscal da arma em mãos.
Embora o porte de armas de airsoft e airgun não seja crime em si, algumas situações podem configurar infrações penais: Simulação de crime: Utilizar uma arma de airsoft ou airgun para simular um crime, como um assalto ou uma ameaça, é considerado crime de simulação.
Usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a quem não tenha direito – Pena: detenção, até 6 meses. Por isso, mesmo que em áreas privativas, não devemos usar este tipo de fardamento. Primeiro por que somos praticantes de airsoft, e honramos nossas leis e temos orgulho de nossos militares.
Art. 5º É proibida a comercialização de armas de Airsoft para menores de 18 (dezoito) anos. Art. 6o Os adolescentes poderão praticar Airsoft em estandes de tiro, desde que estejam acompanhados do responsável.
De acordo com a legislação vigente, a fabricação de armas de pressão precisa de autorização do Exército. No Brasil, esses equipamentos só podem ser de calibre igual ou inferior a seis milímetros. A comercialização dessas armas só pode ser feita para brasileiros com mais de 18 anos.
As armas de pressão tendem a ser mais potentes e têm um alcance maior em comparação com as armas de airsoft. Isso se deve à natureza dos projéteis e à finalidade para a qual cada arma é projetada.
A legislação não exige a Ponta Laranja em armas Airgun, sendo elas enquadradas como as carabinas de pressáo, armas para o Lazer e Tiro Esportivo. As armas Airsoft necessitam Ponta Laranja, pois serão utilizadas em Jogos de Airsoft, que imitam combates reais ou situações militares e policiais.
Para os entusiastas de tiro e aficionados de airsoft, há sempre uma grande curiosidade na descoberta dos modelos mais potentes. As pistolas CO2 blowback são conhecidas pelo seu recuo realista e experiência de disparo apurada, tornando-as numa escolha popular entre os amantes de airsoft.
As armas de pressão NÃO necessitam de GUIA DE TRÁFEGO para o transporte. O transporte deve ser feito de forma discreta, não podendo ser conduzida ostensivamente - artigo 13 parágrafo 3 da portaria 002. Ou seja, transportar dentro do porta malas, em bolsa ou mochila própria.
Há quem entenda, no entanto, que o porte de arma de brinquedo/simulacro configura crime. Essa afirmação se dá com base na inclusão, pela Lei n. 13.964/2019, do § 2º no artigo 16 do Estatuto do Desarmamento.
26, parágrafo único, da Lei 10.826/03); b) ter simulacro de arma de fogo dentro de casa não configura ilícito penal, o que não impede a apreensão e encaminhamento para o Exército (art.
A Portaria 56 determina que as armas de pressão e mola possam ser adquiridas por pessoas físicas sem a necessidade de registro no exército. Contudo, é obrigatório que a loja peça os documentos do comprador (RG, CPF e comprovante de residência) e faça o arquivamento dos mesmos.
Uma das perguntas comuns que os jogadores de airsoft têm é se podem reutilizar as BBs. A resposta curta é que, embora seja tecnicamente possível reutilizá-las, não é recomendado fazê-lo. As BBs usadas geralmente sofrem desgaste durante o disparo.
É crime importar arma de ar comprimido ou de pressão sem autorização do Exército. O uso de armas de ar comprimido de calibre inferior a seis milímetros é permitido no país, mas seu ingresso no território brasileiro sem autorização prévia é crime de contrabando.
Airsoft dói mais que Paintball? O impacto da bolinha não é indolor, mas totalmente suportável e, se respeitadas as regras do jogo, todos sairão como entraram. O relato mais comum é de uma picada que dói naquele instante, mas passa rápido. Portanto, recomendamos aos jogadores um traje adequado.
No entanto, aqui cabe uma observação: portar uma arma de brinquedo (simulacro), pode ser uma conduta atípica, ou seja, não haverá crime, mas nada impede que ela seja apreendida pela polícia, caso esteja fora dos padrões de conduta e autorização.
USO E PORTE: a arma de pressão por ação de gás comprimido ou por ação de mola de calibre inferior a 6mm é considerada de uso permitido e seu porte é livre em todo o território nacional, não necessitando de registro, licença ou guia de trânsito, desde que tenha sido adquirida no comércio especializado brasileiro.
Com isso, atualmente, postar a foto de uma arma de fogo não é considerado crime, a não ser que a postagem esteja relacionada com outro crime (ex., ameaça).
O objetivo da ponta laranja no airsoft é para denotar mais claramente que a arma não é real. Sem ela, as pessoas podem simplesmente presumir que você tem uma arma de verdade nas mãos. Essas pessoas podem chamar a polícia, que pode atirar em você quando você estiver segurando uma dessas armas na presença deles.
Uma arma de airsoft costuma ter entre 1 e 2,5 Joules de força. Isso significa que uma arma de 1,85 joules atira esferas de plástico 6mm, que pesam . 25g a uma velocidade de 400fps, o que acaba sendo pouco eficiente para defesa pessoa.