Quais as mudanças em relação ao uso do hífen?
Hífen: O uso do hífen não será mais usado nos compostos cujo primeiro elemento (prefixo) termina por vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente. O uso do hífen permanece nos compostos com prefixo em que o segundo elemento começa com “h” e quando o prefixo termina com “r” e o segundo elemento começa com “r”.Como fica o hífen no novo acordo ortográfico?
Segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa , emprega-se o hífen nas palavras compostas por justaposição que não contêm formas de ligação e cujos elementos, de natureza nominal, adjetival, numeral ou verbal, constituem uma unidade semântica e mantêm acento próprio, podendo o primeiro elemento ser reduzido: arco- ...O que mudou na ortografia 2023?
- Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas. - Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo. - O (i) ou (u) tônicos dos hiatos, não antecedidos de ditongos também continuarão acentuados.O que perdeu o hífen?
Palavras compostas ligadas por preposição perderam o hífen: mão de obra, lua de mel, dia a dia, boca de urna, pé de moleque, pão de ló, queda de braço, cara de pau, olho de sogra, brigadeiro do ar, camisa de força, maria vai com as outras, passo a passo, faz de conta, calcanhar de aquiles.🔍 Uso do hífen: o terror dos concursos? Não mais! 😱💪
Quais palavras foram retiradas o hífen?
1.6 Em qualquer tipo de locução o hífen deixou de ser empregado. Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.Que cor-de-rosa tem hífen?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Quais são as novas regras ortográficas?
Resumo sobre o novo acordo ortográficoDentre as principais alterações, estão o acréscimo de letras no alfabeto oficial, a padronização para uso de maiúsculas e minúsculas em início de palavras, a abolição do sinal gráfico de trema, e alterações na acentuação gráfica e no uso do hífen.
Qual acento foi extinto?
O acento circunflexo foi retirado de palavras terminadas em “êem”, como nas formas verbais leem, creem, veem e em substantivos como enjoo e voo. Já o acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos “ei” e “oi” (antes "éi" e "ói”) nas palavras paroxítonas, dando nova grafia a palavras como colmeia e jiboia.Qual é o correto micro ônibus ou Micro-ônibus?
Pela mesma regra, palavras como anti-inflamatório, micro-ônibus, micro-organismo, que antes do Acordo Ortográfico não levavam hífen, atualmente devem ser hifenizadas.É obrigatório o uso do hífen?
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, obrigatório no Brasil desde 1º de janeiro de 2016, determina que, “nas locuções de qualquer tipo, sejam elas substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais, não se emprega em geral o hífen”.Qual é o plural de manda chuva?
mandachuva (forma do verbo mandar + chuva)Plural: mandachuvas.
Porque voo não tem mais acento?
«O avião levantou voo» ou «O avião levantou vôo»? A forma correta é voo. É um nome que não necessita de acento circunflexo para assinalar a vogal tónica o, fechada, na penúltima sílaba. O mesmo se aplica a outros casos, como, por exemplo, à palavra enjoo.Quais palavras não tem mais hífen?
Em palavras compostas, com elemento de ligação: dia-a-dia, fim-de-semana etc. Não se usa hífen em palavras compostas, com elemento de ligação: dia a dia, fim de semana etc. Após os prefixos seguidos de termos iniciados por vogal, “h”, “r” ou “s”: auto-estrada, extra-oficial, semi-selvagem, supra-renal etc.O que perdeu o acento?
Palavras que perderam o acento com o novo acordo ortográfico
- Paroxítonas com os ditongos “oi” e “ei” ideia. ...
- Paroxítonas com o “u” e “i” tônicos após ditongo. feiura. ...
- Palavras terminadas em “eem” e “oo(s)” voo. ...
- Palavras que não possuem mais acento diferencial. pára (verbo) e para (preposição) ...
- Presente do indicativo.
Como se escreve a palavra Ex-aluno?
Assim sendo, palavras com os seguintes prefixos: recém, além, aquém, ex, pós, pré ou vice são grafadas com hífen, por isso vejamos algumas delas: ex-aluno – pós-graduação – vice-diretor – pré-histórico – recém-nascido – além-mar – aquém-mar...Por que o trema foi abolido?
Essa nova regra justificou-se no fato de que há ditongos na língua que não precisam do trema para indicar a quem lê o fato do “u” ter que ser pronunciado ou não, como em: língua e quente. No primeiro caso, sabe-se que o “u” deve ser pronunciado e no segundo não.Quais acentos caíram?
Foram acrescentadas aquelas três letrinhas ao alfabeto: K, W e Y, e caiu o trema. Sobre acentuação ela explica que somente as paroxítonas perderam os acentos. "O primeiro grupo de acentos que caiu foi o das duplinhas EEM e OO. Por exemplo: Leem, veem, deem, creem, deem, perdoo, voo, abençoo.Qual é o símbolo do hífen?
O hífen (-) é um sinal gráfico usado principalmente para unir palavras compostas ou formadas por afixos. Seu uso foi bastante afetado pelo último acordo ortográfico. O hífen é um traço curto usado em diversas palavras compostas.Quais são os 3 acentos diferenciais?
Segundo o Acordo Ortográfico, são mantidos como obrigatórios: a)o acento diferencial de tonicidade que distingue pôr (verbo) de por (preposição); b)o acento diferencial de timbre que distingue pôde (3ª pessoa do singular do pretérito perfeito) e pode (3ª pessoa do singular do presente do indicativo) do verbo poder.Qual a grafia correta de não fumante?
Grafia no Brasil:não fumante.Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:não fumante.