Alimentos que devem ficar fora da geladeira Cebolas – As cebolas, assim como os tomates, precisam de ventilação. A umidade da geladeira faz com que estraguem rapidamente. Batatas – Devem ser guardadas em um local fresco, arejado e escuro para evitar que o amido se transforme em açúcar, alterando sabor, cor e textura.
Deixe fora da geladeira pelo menos até o amadurecimento pleno: abacate, abacaxi, ameixa, banana, mamão, manga, melão, pêssego. Compre maduras e guarde na geladeira: amora, cereja, laranja, limão, maçã, melancia, morango, romã, uva.
Para garantir que ela fique crocante, guarde na geladeira. Mantenha em um saco plástico ou em um pote com tampa. Isso porque a maçã emite gás etileno, sendo um tipo de hormônio que ajuda a fruta a amadurecer mais rápido.
O ideal é armazenar as bananas em um local escuro, como a despensa ou a gaveta da geladeira. Se você optar por armazená-las na geladeira, certifique-se de que a temperatura está acima de 12 graus Celsius, pois temperaturas abaixo desse valor podem danificar as frutas.
O local ideal para manter as cenouras deve ser um ambiente úmido, pois como são sensíveis, pode começar a expirar quando perder a umidade e forem expostas ao ar seco dentro da geladeira.
2) Alho. Sobrevive muito bem fora da geladeira, em local com boa ventilação. Quando refrigerado, pode ter sabor alterado e, assim como a cebola, corre o risco de mofar, caso não seja armazenado corretamente. Agora, se ele já foi picado, vale a regra do tempero-irmão: conserve na geladeira em pote com boa vedação.
Mantenha suas cebolas em um lugar fresco e seco. Assim como a batata, precisa de oxigênio para manter a consistência. Porém não pedem ser armazenados juntos, pois, a troca de gazes acelera a deterioração de ambos.
Não se deve guardar a batata na geladeira porque a baixa temperatura influencia o sabor e prejudica o aspecto da batata ao fritar. Segundo a Associação Brasileira da Batata, o correto é colocar em uma fruteira e cobrir com um guardanapo, para proteger da luz.
Sem mais delongas, a resposta é que o ovo deve ser guardado na geladeira, sim. Nada de chegar do mercado e deixá-lo em cima da pia, do armário, dentro de porta-ovos ou coisas do tipo. A Agência de Vigilância Sanitária é bem explícita na resolução: “Manter os ovos preferencialmente refrigerados”.
Frutas como abacaxi, mamão, melão, uva, limão, laranja e morango devem ser refrigeradas para durarem mais. "Elas devem ser guardadas separadamente em sacos ou recipientes organizadores próprios e acondicionadas na parte inferior da geladeira.
Ainda de acordo com a organizer, bananas, maçãs, melões, cebola, alho, tomates e batatas não devem ser armazenados na geladeira, porque precisam de ventilação.
Filme plástico: Envolva o limão cortado com filme plástico, certificando-se de que a parte exposta esteja bem coberta. Papel alumínio: Outra opção é envolver o limão cortado em papel alumínio. Recipiente hermético: Coloque o limão em um pequeno recipiente hermético. Isso pode ajudar a limitar a exposição ao ar.
A temperatura baixa da geladeira transforma o amido presente nas cebolas em açúcar e faz com que elas murchem e estraguem mais rápido do que quando são armazenadas em temperatura ambiente. Por isso, o correto é armazená-las fora da geladeira em um local seco e arejado e consumi-las em até uma semana.
E quais verduras e legumes ficam fora da geladeira? Abóbora, pimentão, pimentas, cebola, alho e pepino resistem por mais tempo fora da geladeira. De acordo com Hellen, os pimentões, pimentas e tomates, quando armazenados sob refrigeração, param de amadurecer.
Quando mantido em temperatura ambiente, o tomate pode ser consumido de três a sete dias com a mesma firmeza, cor, textura, sabor e aparência. Se mantido em geladeira, o prazo aumenta, podendo durar até de nove a dez dias.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, guardar as maçãs em uma fruteira ao ar livre não é a melhor opção. Se ficarem muito tempo em temperatura ambiente, elas amadurecem rápido e perdem o sabor.
Já as frutas cítricas, como limão, laranja, em temperaturas baixas, acabam perdendo o sabor natural. Por isso, é melhor deixar na fruteira também. Até os tomates, que também são frutas, não devem ir pra geladeira! O frio faz com que eles estraguem mais rápido.
A fruteira é uma boa aquisição para quem pretende ter mais espaço para guardar frutas e verduras em casa. A grande maioria desses alimentos precisa de um local arejado e fresco para aguardar seu consumo.
Quando verde deve ser deixado em local fresco e arejado para terminar o amadurecimento. Estando maduro conservar na geladeira por no máximo 2 a 3 dias. Caso o mamão chegue muito verde, envolvê-lo em um jornal irá acelerar o amadurecimento.
Com a presença do papel-alumínio, ele ajuda a bloquear o gás, evitando que se espalhe pelo resto da fruta. O segredo é cortar um pedaço de papel-alumínio do tamanho do talo da penca da banana que deseja conservar e enrolar a folha no talo. As bananas serão preservadas por mais uma semana na fruteira.