Comportamento Não-Assertivo (O Emissor): Nega a si próprio, fica inibido, fica magoado e ansioso, permite que outros escolham, não atinge seus objetivos. Comportamento Não-Assertivo (O Receptor): Sente culpa ou raiva, sente-se ferido, humilhado e na defensiva, não atinge os objetivos desejados.
1 - Pessoas não assertivas costumam reprimir seus sentimentos, suas ideias diante dos demais. Isso se torna mais evidenciado, quando se deparam com algo que as incomoda. 2 - Por prenderem seus sentimentos, acabam tornando-se passivas diante dos fatos que vivenciam e das pessoas que as cercam.
Assertivo vem de asserção, que é sinônimo de afirmação, enquanto que certeiro quer dizer “acertar com exatidão”. Uma pessoa assertiva é, portanto, alguém que faz afirmações com convicção, sejam elas verdadeiras ou não, enquanto que certeiro é o que alcança seu objetivo sem desvios.
Você também pode ser não-assertivo quando evita o olhar direto para as pessoas, a fala é vacilante, a postura do corpo é tensa, os movimentos são estranhos. Isso é ser não-assertivo. Uma forma não assertiva sutil pode ser percebida quando um não respeita a capacidade do outro em lidar com os problemas.
Isso quer dizer que faz uma afirmação categórica: o uso equivocado da palavra 'assertivo', garante ele, vem se generalizando nas empresas. Como toda asserção, esta pode ser verdadeira ou falsa, isto é, corresponder ou não aos fatos, mas seu autor assume responsabilidade por ela.
A falta de assertividade faz com que seja difícil assumir novos projetos, defender interesses, construir uma carreira ou estabelecer relações pessoais. Por outro lado, ser assertivo ajuda você a alcançar suas metas, fazer novas amizades e desfrutar ao máximo de sua vida, sem duvidar constantemente das suas decisões.
Ser assertivo é ser firme e direto sem sentir ou causar constrangimentos. É uma capacidade de se afirmar de maneira clara, objetiva e transparente, sem delongas. Quem não assume suas posições com autenticidade não é assertivo; é o tipo de pessoa que fica dando voltas e não se posiciona nitidamente.
A pessoa assertiva tem domínio dos assuntos que acredita, apresenta suas opiniões de maneira clara e busca chegar a um acordo nas discussões que enfrenta. Assim, não tenta “ganhar” debates, mas respeita seu interlocutor e busca um ponto de equilíbrio.
Os estilos de comunicação são maneiras de descrever as diferentes formas pelas quais as pessoas se comunicam. Há quatro estilos principais: comunicação passiva, comunicação agressiva, comunicação passivo-agressiva e comunicação assertiva. Cada estilo pode se manifestar de maneira verbal, não verbal ou por escrito.
Exemplos de comportamentos são: comportamento social, comportamento humano, comportamento informacional (o que o indivíduo faz com relação à informação), comportamento animal, comportamento atmosférico etc..
Comportamento Não-Assertivo (O Emissor): Nega a si próprio, fica inibido, fica magoado e ansioso, permite que outros escolham, não atinge seus objetivos. Comportamento Não-Assertivo (O Receptor): Sente culpa ou raiva, sente-se ferido, humilhado e na defensiva, não atinge os objetivos desejados.
Esta capacidade demonstra a inteligência social daquele que comunica. Em outros termos, ela que evidencia sua habilidade de se relacionar e a de conquistar a colaboração das pessoas. Além disso, ser assertivo faz com que você se sinta melhor e que reduza a ansiedade e o estresse.
De acordo com a psicologia, uma pessoa assertiva demonstra confiança e segurança na hora de se posicionar em frente às situações, sejam elas pessoais ou profissionais. Esses indivíduos conseguem agir de forma equilibrada em diferentes contextos, sempre respeitando as opiniões e direitos alheios.
O que é o Comportamento Assertivo? O comportamento assertivo pode ser definido como aquele que envolve a expressão directa, pela pessoa, das suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões sem que, ao fazê-lo, ela experiencie ansiedade indevida ou excessiva, e sem ser hostil para o interlocutor.
A comunicação assertiva é baseada no equilíbrio. Ela requer que você seja franco sobre seus desejos e necessidades, mas sempre levando em conta os direitos, necessidades e desejos dos outros. Nem sempre é fácil identificar um comportamento realmente assertivo.
A assertividade, assim como o nome diz, pode estar relacionada ao acerto. Mas, ela não é necessariamente só isso. Ser uma pessoa assertiva é ter a habilidade de expor e defender um posicionamento de forma clara e objetiva, minimizando, ao máximo, a geração de conflitos.
Ser assertivo é você ter a habilidade de expor e defender um posicionamento de forma clara, tranquila, objetiva e sem gerar conflitos. A pessoa assertiva é mais autoconfiante e não tem dificuldades de expressar a sua opinião.