Na vida real, o grupo era liderado pelo violinista Wallace Hartley. Nenhum dos membros do quinteto sobreviveu. Mas nem tudo no filme é verdade. O casal Jack e Rose, interpretado por Leornado DiCaprio e Kate Winslet, não existiu.
O veículo utilizado no filme é uma réplica de um Renault Type CB Coupe de Ville, de 1912, que foi içado pra dentro do Titanic. Ele era o único carro dentro do navio e nunca foi encontrado após o naufrágio.
É verdadeira a história de Rose e Jack do Titanic?
Para o longa, Cameron se baseou em muitos personagens reais que sobreviveram ou faleceram após a tragédia. Para a frustração de muitos, entretanto, não é o caso do casal Jack e Rose. Eles são fictícios e não estiveram no navio da vida real em abril de 1912.
Às 23h40 do dia 14 de abril de 1912, a lateral do navio colidiu com um iceberg, o que provocou danos irreparáveis no casco. O Titanic naufragou às 2h20 da manhã do dia 15 de abril de 1912, causando a morte de 1500 pessoas das mais de 2200 que estavam a bordo. Os destroços do RMS Titanic foram encontrados em 1985.
Entretanto, uma das principais muitos talvez desconheçam: que a personagem Rose Dawson na verdade é baseada em uma história real: a da artista Beatrice Wood.
Dois elementos importantes para a tensão do filme são reais. O primeiro é a ruptura do navio, que partiu em duas partes, perto de sua terceira chaminé, antes de afundar. O outro, talvez mais absurdo, tem a ver com a banda.
José Joaquim de Brito nasceu a 16 de abril de 1871 em Loulé, São Clemente, Algarve, Portugal. Era filho de Francisco José Fonseca e Maria de Brito. Tinha olhos descritos como “cinzentos” e cabelos castanhos. Sua esposa se chamava Mariana Teresa do Carmo.
Quem foi o homem que disse que nem Deus afundaria o Titanic?
Tem também a lendária frase de que “nem Deus poderia afundar o Titanic”, mas que não foi dita pela White Star nem por seu presidente. Essas palavras são atribuídas a um marinheiro do navio, que as teria dito a uma senhora que perguntou se o navio era mesmo seguro.
Jack morreu de hipotermia, e seu corpo afundou para o fundo do oceano, fazendo-o ser sepultado no mar. Por razões desconhecidas, não houve registro da existência de Jack a bordo do Titanic, devido ele não ter comprado legalmente suas passagens e não ter feito o check-up ao embarcar.
Elizabeth Gladys Millvina Dean, a última sobrevivente do Titanic, faleceu em maio de 2009, quase um século após o naufrágio ocorrido em abril de 1912. Mais de uma década antes, em 1995, Millvina Dean concedeu uma entrevista ao repórter brasileiro Geneton Moraes Neto.
Mais de 100 anos depois de o Titanic ter afundado em sua viagem inaugural, em 1912, o testemunho do sobrevivente Frank Prentice continua sendo um relato poderoso e angustiante do terror absoluto sentido por quem estava a bordo. Frank Prentice tinha 23 anos quando sobreviveu ao naufrágio do Titanic.
LONDRES (Reuters Life!) - O Titanic colidiu com um iceberg em 1912 por causa de um erro básico de manobra e só afundou tão rapidamente porque um executivo convenceu o capitão a continuar navegando, disse uma escritora em entrevista publicada nesta quarta-feira.
O oxigênio do submarino tem até quinta-feira oxigênio para manter todos os tripulantes vivos, por esse motivo, a corrida contra o tempo para achar todos com vida. O post Homem já fez 30 expedições ao Titanic antes de entrar no submarino desaparecido foi publicado primeiro em Observatório dos Famosos.
A imprensa rapidamente ligou a "maldição do Titanic" com a prática da White Star Line de não fazer o cerimonial de lançamento de seus navios. Uma das lendas mais amplamente difundidas ligavam diretamente o sectarismo da cidade de Belfast, onde o navio foi construído.
Sem dúvidas, a atriz faria mais sucesso do que nunca no ano de 1997, ao interpretar a idosa de 101 anos Rose DeWitt Bukater no filme Titanic. Por este papel, foi indicada ao prêmio Óscar, aos 87 anos, sendo a pessoa mais idosa indicada a esse prêmio.
Gloria Stuart interpretou a versão idosa de Rose, que narra a história do Titanic. Após o filme, ela teve um renascimento em sua carreira, sendo indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em "Titanic". Ela continuou a atuar em filmes como "O Gângster" (2007) e "The Invisible Woman" (1995).
E, para explicar o motivo de não existirem nem sequer ossos no navio, o explorador de águas profundas Robert Ballard explicou à emissora americana de rádio NPR que as ossadas podem ter sido dissolvidas por causa da profundidade extrema.
No livro Titanic: Men and Children First (Outubro de 1998), Judith Geller afirma que "oficialmente estavam 154 sírios a bordo do Titanic e 29 foram salvos: quatro homens, cinco crianças e 20 mulheres".
É verdade que o dono do Titanic falou que nem Deus afundava o navio?
Apesar de ser um elemento icônico da história do Titanic, não existem registros oficiais ou documentados de que alguém tenha proferido essa frase durante a viagem fatídica do navio. Essa afirmação não aparece nos relatos dos passageiros, nas transcrições das comunicações oficiais ou nos depoimentos dos sobreviventes.
Quais as características do iceberg que afundou o Titanic?
Até que, na noite fria e escura de 14 de abril de 1912, um iceberg com 125 metros de comprimento – tudo o que restava do pedaço de gelo estimado em 500 metros que saiu de um fiorde da Groenlândia no ano anterior – colidiu com o navio de passageiros RMS Titanic, durante sua viagem inaugural do porto britânico de ...
Os destroços do RMS Titanic estão depositados em uma profundidade de 12 500 pés (3 800 metros), a cerca de 600 km a sul-sudeste ao largo da costa da Terra Nova. Repousam em duas peças principais, a cerca de 600 metros de distância uma da outra.