O que não entra no cálculo do CMV Despesas administrativas, como gastos fixos com telefonia, internet e aluguel. Despesas operacionais, como frete. Despesas financeiras, como juros sobre empréstimos. Despesas com vendas, como comissões.
CMV (Custo da Mercadoria Vendida) é a soma de tudo que a empresa gasta para comprar, produzir e estocar seus produtos e mercadorias até que eles sejam comercializados. Inclui o pagamento dos fornecedores, custo do frete, incidência de impostos, seguros, dentre outros gastos.
No restaurante, o Custo da Mercadoria Vendida (CMV) refere-se ao preço total dos produtos, guarnições e condimentos utilizados no preparo das refeições do cardápio. O CMV, ou Custo de Mercadorias Vendidas, é uma métrica essencial para restaurantes e estabelecimentos de alimentação em geral.
Para calcular o CMV de um prato liste todos os insumos necessários para a sua produção, com quantidade e custo. Some os custos dos insumos para obter o CUSTO TOTAL do nosso prato. Agora para calcular o CMV dividimos o CUSTO TOTAL pelo preço de venda e multiplicamos por 100.
Como calcular o CMV quando não tem estoque inicial? Em casos que não há estoque inicial, é possível somar as devoluções de vendas (DV) e subtrair as devoluções de compras (DC), para calcular o CMV.
O CMV ideal gira em torno de 30% a 40%, sendo que abaixo disso está excelente, mas acima torna-se muito perigoso para o negócio. Segue uma pequena simulação de estrutura de indicadores ideal para restaurantes, lembrando que é uma sugestão e pode variar caso a caso: Custo com Insumos: 35%
A base do cálculo é a seguinte: CMV é igual ao estoque inicial (EI) somado às compras (C) e menos o estoque final (EF). Assim é possível achar o valor final que se encontra em seu estoque dentro do período considerado, normalmente de um ano.
Lembrando que o CMV geral do negócio pode ser encontrado no DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), onde os custos de mercadorias vendidas são separados das outras despesas do negócio, mostrando exatamente qual o lucro bruto e o resultado líquido da empresa.
O CMV (Custo de Mercadoria Vendida) é um indicador financeiro que contabiliza os custos relacionados à produção ou aquisição de mercadorias que foram efetivamente vendidas durante um determinado período.
Elementos como compra de matéria prima, produção de mercadorias, compra de produtos para revenda, pagamento de fornecedores e custos de armazenagem entram para o cálculo do CMV. Como veremos mais adiante, esse indicador considera fatores relacionados à gestão de estoque para chegar a um resultado.
Uma boa forma de fazer isso é conhecer o seu custo fixo, dividir esse valor pelo faturamento e multiplicar por 100. Por exemplo: se você fatura em média R$ 10 mil em determinado mês e tem R$ 1,2 mil como custo médio (1.200 / 10.000 x 100), terá 12% de custo percentual.
O cálculo CMV pode considerar um valor por produto unitário, um percentual sobre o faturamento ou mesmo um valor geral a ser apurado a cada mês ou período determinado. Para calcular, você pode seguir esta fórmula: CMV = estoque inicial + compras adicionais – estoque final.
O Custo de Mercadorias Vendidas (CMV) é um indicador que aponta quanto um restaurante gasta para fazer ou comprar o que é comercializado aos seus clientes. Para chegar a ele, você precisa reunir informações de estoque e faturamento da empresa dentro de determinado período e aplicar uma fórmula específica.
Bom, especialistas se dividem entre qual o CMV ideal para cada tipo de empresa. No entanto, muitos apontam para um CMV que gire em torno de 20% e 30% do seu faturamento. Isso porque números acima dessa linha configuram um custo muito alto de produto que pode, muitas vezes, não compensar o lucro trazido.
Qual a diferença entre CMV e margem de contribuição?
Por exemplo: Se compramos a mercadoria por R$3 (PC) e vendemos por R$10 (PV), temos o CMV = 3/10 = 30%. A Margem de Contribuição (MC) representa o quanto a sua empresa é capaz de capitalizar as vendas após o pagamento do custo da mercadoria vendida.
Identificar CMV alto é o mesmo que indicar problemas na compra de produtos a um preço maior que o esperado. Consequentemente a empresa terá problemas nas vendas, podendo repassar ou não essa diferença para o preço final da mercadoria. O ideal é que o custo da mercadoria vendida fique entre 30% e 40%.
Para fazer o cálculo CMV é simples e você só precisa seguir esta fórmula: CMV = estoque inicial + compras adicionais – estoque final. Mas existem outras formas de calcular o CMV e entender os custos das mercadorias vendidas de acordo com o estoque.
Em linhas gerais, o CMV ideal de cada produto (ou mercadoria) deve estar em torno de 35% do valor do produto final. No caso da pizza acima, isso significa que um preço final de R$30,54 estaria possivelmente adequado para o bar ou restaurante em questão.
Se esse índice for muito alto, pode indicar alguns problemas significativos como: – você está comprando mercadorias a um preço muito elevado; – existe muito desperdício na sua cozinha; – existe desvio de mercadorias no seu estoque.