Raridade. Atualmente, a maioria das minas de Turmalina Paraíba no Brasil está exaurida. A única ainda em operação está localizada no município de Parelhas (pegmatito Capoeira), Rio Grande do Norte.
A pedra foi batizada de turmalina paraíba por ter sido encontrada pela primeira vez em São José da Batalha, distrito do Município de Salgadinho, na região do Cariri, interior da Paraíba, a 244 km da capital.
A Turmalina Paraíba é uma pedra rara e exclusiva, que possui uma cor verde-azulada incomparável, com um brilho neon ou elétrico que a faz se destacar entre as outras gemas. Essa cor é resultado da presença de cobre em sua estrutura cristalina, que só é encontrada nas turmalinas do estado da Paraíba, no Brasil.
TURMALINA PARAÍBA - A Fascinante História que MUDOU O MUNDO DAS GEMAS!!!
Onde encontrar turmalina na natureza?
Além de ser encontrada no Brasil, há registros de mineração de Turmalina em várias outras partes do mundo, como Nigéria, Paquistão, Moçambique, Tanzânia, Afeganistão e Madagascar.
Na região foi descoberta a mais especial e rara das pedras preciosas: a turmalina paraíba. De um azul único, brilho incomparável, alcançou valores nunca imaginados. Um recorde: a turmalina brasileira superou a cotação dos diamantes.
A turmalina Paraíba é uma das gemas mais raras e preciosas do mundo, conhecida por sua cor azul-turquesa vibrante e elétrica. Descoberta na década de 1980, nas minas da Paraíba, no nordeste do Brasil, essa pedra preciosa fascina colecionadores e entusiastas da joalheria pela sua exclusividade e sua beleza inigualável.
Para além disso, a raridade de uma gema e o design exclusivo de uma joia podem fazer o seu preço se multiplicar rapidamente. A produção da turmalina paraíba é cada vez mais escassa, meros 20 mil quilates por ano, contra 480 milhões dos diamantes.
Você já deve ter ouvido falar sobre os rubis e as safiras. Afinal, essas pedras preciosas são conhecidas pelo brilho e cores intensas, em tons avermelhados e azulados, respectivamente.
A turmalina apresenta uma grande variedade de cores. Geralmente as ricas em ferro vão desde o preto ou preto-azulado ao castanho escuro; aquelas ricas em magnésio são castanhas a amarelas e as turmalinas ricas em lítio apresentam-se praticamente em todas as cores azul, verde, vermelho, amarelo ou cor-de-rosa etc.
Segundo SVISERO (1995), diamantes aluvionares são amplamentes distribuidos em todo o território nacional, sendo encontrados desde o Rio Uraricoera (Roraima) no norte, até o Rio Tibaji (Paraná) no sul, e do Rio Pardo (Bahia) a leste, ao Rio Madeira (Ácre) no oeste.
O Peacock Brooch (broche de pavão), da Graff Diamonds, é uma verdadeira obra de arte em forma de joia. Avaliado em R$ 490 milhões, o broche é composto por 1.305 pedras preciosas, incluindo diamantes, safiras, esmeraldas e rubis. O design da peça é uma celebração da natureza e da habilidade artesanal.
Até sua descoberta, o maior e mais caro diamante do tipo já encontrado era o Estrela Rosa. Inicialmente ele possuía 132,5 quilates e após lapidado foi reduzido para 59,6. Ele foi leiloado em Hong Kong em 2017 por 71,2 milhões de dólares, acredita-se que o Rosa Lulo com 170 quilates pode chegar a valores ainda maiores.
Uma característica marcante da turmalina paraíba é a sua coloração única e intensa, que varia em tonalidades de azul e verde, chegando até mesmo a um tom neon. Essa cor vibrante e deslumbrante é resultado da presença de elementos químicos como o cobre e o manganês em sua composição.
Procure por tabelas de base na internet. Se apenas identificar pedras preciosas ocasionalmente, pode completar a tarefa olhando em tabelas de identificação específicas de cada pedra na internet. Essas tabelas são menos detalhadas e extensas, mas devem funcionar para casos isolados.
Incrivelmente rara, a poudretteite foi descoberta na década de 60 em uma pedreira chamada Poudrette — daí o nome da gema — localizada em Mont-Saint-Hilaire, no Canadá. Apenas pequenos cristaizinhos foram encontrados, e esse mineral só foi reconhecido como “nova espécie” no final dos anos 80.
Além da Paraíba, mais três lugares do mundo produzem esse tipo de turmalina: no Brasil, no Rio Grande do Norte; e na África, na Nigéria e em Moçambique. As minas do Rio Grande do Norte ficam em Alto dos Quintos e Mulungu, proximas ao município de Parelhas,.
Uma pedra preciosa — de matriz preta com esmeraldas verde — de 137 quilos, encontrada na Mina Carnaíba, em Pindobaçu, no norte da Bahia, foi arrematada por R$ 175 milhões nesta terça-feira (28) após um leilão da Receita Federal.
Jazidas: As jazidas mais importantes de turmalina estão em Sri Lanka, República de malgaxe, Brasil e Moçambique. Cuidados com sua Turmalina: Recomenda-se tirar a sua jóia para atividades que possam desgastar, riscar ou quebrar a pedra.