Evite dormir com suas joias, usá-las em tarefas domésticas, banhos de piscina e mar, e retire os anéis ao lavar as mãos. Além disso, evite o contato das suas joias em prata com cosméticos em geral, como perfumes, laquês, xampu, protetor solar e autobronzeador.
Posso tomar banho com minha joia de Prata? Pode sim! Tomar banho com suas joias de prata vai evitar a criação do sulfeto de prata e sua joia demorará mais a escurecer. Caso sua joia tenha resina ou pedras coladas, é necessário ter cautela e não as colocar sob água quente.
E lavar louças e roupas? Nem pensar! Se você deseja retardar o escurecimento da prata, saiba que tomar banho, nadar, fazer faxina, lavar as mãos ou lavar louças usando as joias pode acelerar o processo, e ainda causar opacidade e acúmulos de resíduo (ex: sabão, produtos químicos, sal e cloro).
POR QUE PRATA EMPRETECE, EVITE COM 3 DICAS INCRÍVEIS
Pode dormir com aliança de prata?
- A prata é um metal nobre e macio e pode escurecer com o uso. O escurecimento é um processo natural chamado: oxidação da prata. Evite dormir com suas joias, usá-las em tarefas domésticas, banhos de piscina e mar, e retire os anéis ao lavar as mãos.
Basicamente, a prata escurece quando entra em contato com gases que têm enxofre na sua composição. E os gases sulfúricos (derivados de enxofre) estão em muitos lugares: desde matéria orgânica em putrefação até a poluição dos carros. O suor também atua no escurecimento da prata.
Ou seja, acreditava-se que as joias em prata tinham um poder maior. Ainda hoje acredita-se que usar uma joia em prata em um ambiente com energias negativas o metal reage a estas negativas escurecendo de uma forma repentina, por esta fonte de proteção energética que ela possui por sua natureza.
Quando o enxofre entra em contato com a prata forma uma camada de sulfeto de prata que tem uma coloração escura e de aspecto sujo. O suor também é responsável pela falta de brilho e escurecimento da prata, pois a água e os sais minerais se misturam com o gás de enxofre.
Evite o contato das joias com cremes, perfumes e cosméticos em geral, pois, em sua maioria, contém enxofre e outros componentes químicos em sua composição que contribuem para a reação química que causam o escurecimento da prata.
Mas, afinal, por que prata escure? O que escurece a prata é uma camada de sulfato de prata, uma reação criada quando a prata entra em contato com composto de enxofre, ácido úrico e o suor. O escurecimento da prata é um processo natural, independente de quem usa.
O que significa quando a aliança de prata escurece?
Embora seja um metal nobre, a prata é submetida à oxidação natural quando entra em contato com certos elementos como o suor e o enxofre. Isso acontece porque a prata sofre reação, principalmente ao enxofre e acaba formando uma camada de sulfeto que possui coloração escura, escurecendo consequentemente a prata.
Um dos truques mais conhecidos e eficientes para a limpeza de peças em prata, é utilizar pasta de dente. Ideal para dar brilho e retirar a sujeira superficial das peças. Isso acontece pois na maioria das composições dos cremes dentais, existe o bicarbonato de sódio que é extremamente eficaz para remover essa sujeira.
A prata é considerada um amuleto poderoso, nos protegendo de energias negativas. A prata tem sido reverenciada há séculos como um poderoso condutor de energia. Ela possui propriedades terapêuticas e pode ajudar a equilibrar nosso campo energético.
Coloque 200 ml de água, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e a peça de prata dentro de uma panela. Assim que começar a ferver, desligue o fogão e deixe a mistura agir por alguns minutos na peça. Quando a água estiver morna, retire a prataria, enxágue e seque-a bem.
Medicina: devido às suas propriedades antimicrobianas, a prata é usada em curativos e produtos médicos e para prevenir infecções em feridas e queimaduras, pois os íons de prata são eficazes contra uma ampla gama de bactérias, vírus e fungos.
Verdade: A prata 925 pode ser exposta à água, mas é importante evitar o contato frequente com água do mar, piscina ou produtos químicos agressivos. Mito: Molhar ocasionalmente suas joias de prata 925 não causa danos permanentes, desde que você tome algumas precauções.
Muitas pessoas se perguntam se pode tomar banho com prata, e a resposta mais simples é: evitar! O ideal é não tomar banho ou molhar a joia de prata 925, isso porque os produtos químicos contidos na água podem prejudicar a qualidade da peça.
Para uma excelente conservação da joia é importante salientar que a prata 925 pode ser molhada, porém lavada em água morna ou corrente, não quer dizer que a joia deve ser usada na piscina ou na praia, porque o que oxida a prata não é o fato de ser molhada, mas o contato com o sal, o cloro e outros componentes que ...
Arranhões na parte externa da aliança são muito comuns e ocorrem até mesmo em alianças e joias de pessoas bastante cuidadosas. Tarefas simples do dia a dia podem causar choques da peça com outros objetos, causando arranhões.
A prata não deve estar em contato com o álcool, pois isto pode danificá-la e causar o descolamento de pedras de zircônia. Evitar o contato do produto sempre que levantar objetos pesados, ou apoiar braços ou mãos em superfícies ásperas que possam deformar em função do esforço ou danificar pelo atrito.
A primeira e mais "rentável" alternativa é vendê-la em alguma casa especializada em metais preciosos. No entanto, não espere sair com o mesmo dinheiro pago na aliança, uma vez que ela perde valor assim que sai da loja. É que, quando você a compra, paga o design, mão de obra e grife daquela peça.