Quais materiais são proibidos?
- códigos e Vade Mecuns comentados, anotados ou comparados;
- livros de doutrina ou remissões doutrinárias;
- anotações pessoais ou transcrições feitas pelo próprio candidato ou qualquer outra pessoa;
- dicionários jurídicos ou da língua portuguesa;
- jurisprudência e informativos dos tribunais;
Pode grifar o Vade Mecum?
Utilizar marca-texto para sublinhar, circular e/ou grifar artigos ou leis de seu Vade Mecum é permitido. Você pode escolher diferentes cores, isso fica a seu critério. O mesmo se aplica à caneta esferográfica e ao lápis.Pode clips no Vade Mecum?
Para separar o conteúdo do Vade Mecum, a partir de agora existem apenas duas possibilidades: O uso de clipes, coloridos ou não, e/ou etiquetas de marcação como as da Livraria Marca Fácil, por exemplo.Pode sublinhar o Vade Mecum OAB?
→ Quer ser aprovado na segunda fase do 40° Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)? Sobre a marcação no Vade Mecum, o marca-texto é permitido, desde que não seja utilizado para estruturar a peça processual. Já os post-its, notas adesivas e marcadores de página em branco não podem ser usados.Pode usar lápis de cor no Vade Mecum?
Invista nas coresJá entendemos as marcações no Vade Mecum com clipes e separadores, certo? Além deles, você pode utilizar canetas, lápis e marca-textos para simples remissão ou destaque de um artigo. Essa é uma prática permitida. Nesse caso, investir em um sistema de cores pode ser ainda mais eficiente.
GUIA COMPLETO: O QUE PODE E NÃO PODE FAZER NO VADE MECUM PARA A 2ª FASE
O que não pode fazer no Vade Mecum?
Quais materiais são proibidos?
- códigos e Vade Mecuns comentados, anotados ou comparados;
- livros de doutrina ou remissões doutrinárias;
- anotações pessoais ou transcrições feitas pelo próprio candidato ou qualquer outra pessoa;
- dicionários jurídicos ou da língua portuguesa;
- jurisprudência e informativos dos tribunais;
Pode grifar o índice remissivo?
Você pode ainda utilizar diferentes tipos e cores de canetas ou marca texto para grifar, circular, sublinhar, ou escrever simples remissões diretamente na página do Vade Mecum.Pode usar Post-it no Vade Mecum?
Não é permitido a utilização de post-its ou outros materiais colados no Vade Mecum. Vale ressaltar que NÃO é permitido colocar informações extras ou criar um roteiro de ações que indiquem uma estrutura de uma petição inicial, por exemplo.O que é remissão no Vade Mecum?
Ao contrário da estruturação de roteiro para peças processuais, o Vade Mecum para OAB pode apresentar simples remissão, que consiste no ato de indicar – com lápis ou caneta esferográfica – leis, artigos e súmulas na publicação. Não é permitido colocar informações extras.O que é proibido na segunda fase OAB?
É PROIBIDO o uso de post-its para separação do código, mesmo sem qualquer tipo de anotação. Utilização de separadores de códigos fabricados por editoras ou outras instituições ligadas ao mercado gráfico (marcadores de página do tipo “Marca Fácil”) EM BRANCO.Quanto tempo dura o Vade Mecum?
Adiciona-se a isso o fato de que o estudante cursa em média de 10 a 15 matérias por ano, e que o Vade Mecum é feito para atender os 5 anos de faculdade.O que significa o termo Vade Mecum?
Definição de Vade MecumO termo “Vade Mecum” tem origem latina e significa “vai comigo”. No contexto jurídico, refere-se a uma coletânea de textos legislativos e normativos fundamentais para o exercício da advocacia e para a compreensão do ordenamento jurídico de um país.
É preciso comprar Vade Mecum todo ano?
A resposta é simples e direta: sim, o Vade Mecum se faz necessário ao longo do período acadêmico. A verdade é que, depois de um tempo, você nem vai se importar tanto com o peso, mas sim com o fato dele estar atualizado.Pode riscar o Vade Mecum?
O que é permitido marcar no Vade MecumConforme diz o próprio edital, os marca-textos são, sim, permitidos, desde que não sejam utilizados para estruturar roteiros de elaboração de peças processuais, como já foi orientado antes.
Pode usar etiqueta no Vade Mecum?
Permitidas pelo Edital do da OAB, as etiquetas permitem uma maior agilidade na consulta do Vade Mecum ou da CLT, principalmente na hora de fazer a prova, já que é que na segunda fase é permitido levar material de consulta.Qual CLT posso usar na OAB?
A CLT ORGANIZADA tem a melhor seleção de normas que você precisa para a sua aprovação e está atualizada até o edital do 41º Exame de Ordem Unificado – OAB. POR QUE ESCOLHER A CLT ORGANIZADA?Como marcar o Vade Mecum de forma correta?
Aprenda agora como fazer marcações no Vade Mecum corretamente
- Utilize códigos sem índices estruturados.
- Use caneta marca-texto.
- Grife de forma simples e faça remissões.
- Utilize clipes ou os separadores permitidos.
O que fazer com o Vade Mecum antigo?
Os livros serão reciclados e o valor arrecadado será revertido na compra de brinquedos para a Campanha do Natal Solidário 2018. Os livros devem ser entregues no Núcleo de Prática Jurídica da FADIVA.Qual é o melhor Vade Mecum 2024?
Na minha opinião, o melhor Vade Mecum, seja para concursos, universidade ou OAB, sempre foi e continua sendo o Vade Mecum Acadêmico de Direito da Editora Rideel. (Clique aqui para ver o preço da edição de 2024 na Amazon).O que não pode no Vade?
Condutas proibidasCópias reprográficas (xerox). Utilização de marca texto, traços, símbolos, post-its ou remissões a artigos ou a lei de forma a estruturar roteiros de peças processuais e/ou anotações pessoais. Utilização de notas adesivas manuscritas, em branco ou impressas pelo próprio examinando.