Em primeiro lugar, é um dia de descanso, em que toda atividade produtiva é proibida. De acordo com as Leis Judaicas, qualquer atividade ligada a fogo também é proibida, e os Judeus Religiosos não ligam ou desligam a eletricidade durante o Shabat e não viajam.
É o sétimo dia da semana judaica e é dedicado ao descanso. No Shabat você não trabalha, não dirige, não cozinha e não compra; é um dia dedicado à oração e à desconexão total. As normas e restrições relacionadas com o Shabat aparecem descritas na Torá, mas nem todos os judeus seguem essas normas fielmente.
Shabat é o dia de descanso e rezas dos judeus ortodoxos. Do pôr-do-sol de sexta-feira até o pôr-do-sol de sábado, os fiéis não podem andar de carro, acender luzes e trabalhar, entre outras limitações. O uso de telefone e computador também é vetado, assim como cortar o cabelo ou roer a unha.
O Shabat vai do por do sol da sexta-feira até o por do sol de sábado, e é um dia de descanso para o povo judeu. Isso significa que os judeus que guardam o Shabat não podem realizar diversas atividades, dentre eles a prática esportiva.
A proibição de realizar no Shabat tarefas que destoam da santidade do dia; por exemplo um moinho cujo dono é judeu não pode funcionar no Shabat; não é permitido assistir TV, ao passar por um aparelho que esteja ligado mesmo que este não nos pertença.
COMO É O SHABBAT? O que os judeus fazem no sábado?
Pode lavar louca no shabat?
"A louça do Sábado — Recomendamos a todos que não lavem sua louça no sábado se for possível evitá- lo. Deus é desonrado por todo trabalho desnecessário efetuado no Seu santo dia. Não é incoerente, e, sim, apropriado, que a louça fique por lavar até o fim do sábado, se isto puder ser feito assim." — Carta 104, 1901.
Segundo o costume sefaradi, o Rabino Ovadia Yossef permite derramar água quente da jarra elétrica, sobre tal caf. A razão é que conforme o costume sefaradi, que vai de acordo com o Shulchan Aruch, não há proibição de cozinhar algo após ser assado ou tostado.
Consta no Shulchan Aruch (288:1): " é proibido jejuar no Shabat mais do que seis horas após o nascer do sol (ou seja até chatsot). O Remá escreve que esta proibição é válida mesmo em caso que a pessoa continue estudando Torá e fazendo as tefilot.
Os mais liberais, como o próprio Sobel, respeitam o descanso do "Shabat", rezam, mas não abrem mão de sair de carro, andar de elevador ou usar outros equipamentos.
A religião judaica não reconhece Jesus Cristo como o Messias. Os judeus ainda esperam, e isso faz parte de toda a doutrina, o Messias que virá, segundo as profecias. Nós, cristãos, vemos Jesus como esse Messias. O cristão de hoje só defende Israel porque acredita que os judeus gostam de Jesus.
Considerado a melhor exposição sobre o Shabat, tendo sido traduzido para vários idiomas, inclusive para o hebraico, destaca seu significado haláchico, demonstrando que a abstenção de melachá ("atividade") em qualquer de suas ramificações é o coração pulsante e o núcleo de sua observância.
Esse é um costume e não uma obrigação. Já que a mitzvah é de ter prazer no Shabat, se a pessoa não gosta de peixe, ela não precisa comer. A Chassidut Chabad explica que a diferença entre o peixe e os outros animais é que o peixe vive imerso em água, como uma pessoa que está imersa no conhecimento da Torá.
Entre as numerosas leis kashrut estão proibições sobre o consumo de certos animais (como carne de porco e frutos do mar), misturas de carne e leite, e o mandamento de abater mamíferos e aves de acordo com um processo conhecido como shechita.
O consumo de álcool no contexto judaico deve sempre respeitar os limites. A bebida é usada para ocasiões festivas e associados sempre a uma mitsvá: no Shabat (kidush), em um lechaim (comemorando um bar-mitsvá, noivado, casamento, etc). Especialmente para os jovens a bebida não é recomendada e não deve ser oferecida.
A tradição judaica acredita que um dia inicia com o pôr-do-sol e termina com o pôr-do-sol seguinte, pelo que o shabat se inicia com o pôr-do-sol da sexta-feira comum e termina com o pôr-do-sol do sábado comum.
A saber, como proteção a honra do shabat, eles restringiram o ato de caminhar ou falar. Como também, limitaram a permissão de caminhar fora da cidade, até mesmo se a pessoa não estiver carregando algo. Do mesmo modo, também é proibido fazer preparativos durante o shabat para um dia da semana.
Challah é um pão trançado, geralmente consumido no Shabbat – refeição que, segundo a tradição judaica, deve conter pão. O Shabbat é uma cerimônia religiosa que marca o final de semana e início do dia de descanso – inicia na sexta-feira, após o pôr do sol, e vai até o pôr do sol de sábado.
Como o Shabat deve ser um "deleite", assegure-se que sua casa está confortável. Deve haver luz suficiente, portanto decida quais luzes vão ficar acesas e quais estarão apagadas. 2 – Temporizadores: Você pode usar "timers" para que as luzes se acendam e apaguem automaticamente durante todo o Shabat.
É muito simples: Ligue a plata na tomada antes do Shabat e deixe o alimento esquentando! Quando fizer o Kidush, o alimento estará quentinho para você aproveitar com sua família e deixar seu Shabat mais Kadosh!
A palavra “Kosher” vem do hebraico e significa “adequado” ou “próprio”. No contexto alimentar, refere-se a alimentos que são considerados puros e adequados para o consumo de acordo com as leis da kashrut.