"O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte" é um pensamento de Nietzsche que expressa a ideia de que os desafios e adversidades enfrentados ao longo da vida são oportunidades para o crescimento e fortalecimento pessoal.
O que Nietzsche quis dizer com a frase "Deus está morto"?
A sentença "Deus está morto" significa: o mundo supra-sensível está sem força de atuação. Ele não fomenta mais vida alguma. A metafísica, isso significa para Nietzsche a filosofia ocidental entendida como Platonismo, está no fim.
49 Logo, a morte não livre deve ser uma consequência lógica da vontade cativa diante do tempo que passa, pois é somente assim que a morte parece ser um acidente que assalta o homem. O tempo em que se morre covardemente é sempre o tempo errado quando o tempo mesmo é encarado como a causa da incompletude.
Vontade de poder, transvaloração dos valores e super-homem são três conceitos fundamentais para a filosofia nietzschiana. Friedrich Nietzsche explorou o niilismo como um problema cultural e apresentou o niilismo ativo como uma alternativa para a questão.
"O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte." | NIETZSCHE
É difícil aceitar a morte?
Saber como aceitar a morte é difícil, mas é possível lidar com esse momento. Muitas vezes, pode ser interessante buscar auxílio profissional, seja com terapia ou com grupos de enlutados, por exemplo. Com isso, é possível começar a superar essa dor e evitar que a situação se agrave.
Veja o que diz a Palavra no livro de Tiago, capítulo 5, verso 19 e 20: “Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados”.
Quando escreveu “Deus está morto”, o filósofo não queria dizer que a entidade divina tinha deixado de existir — e sim questionar se ainda era razoável ter fé em Deus e basear nossas atitudes nisso. Nietzsche propunha que, recusando Deus, podemos também nos livrar de valores que nos são impostos.
O que não provoca minha morte me deixa mais forte.?
"O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte" é um pensamento de Nietzsche que expressa a ideia de que os desafios e adversidades enfrentados ao longo da vida são oportunidades para o crescimento e fortalecimento pessoal.
A morte portanto é vista como purificação e futuro encontro com os Deuses. Platão assume tal elemento escatológico, ao inserir no Fédon, um Sócrates diante da morte que não a teme por acreditar que ao morrer, sua alma encontrar-se-á com os Deuses no Hades.
Segundo Sócrates, “ninguém sabe o que é a morte, nem se, por- ventura, será para o homem o maior dos bens; todos a temem, como se soubessem ser ela o maior dos males.
Nesse sentido, a causa da loucura de Nietzsche permaneceu um mistério na história médica recente até recentemente. O diagnóstico que recebeu em sua época foi semelhante ao de muitos outros artistas que sofriam de sífilis: paralisia geral por lues, uma forma de neurossífilis.
Ele não está ligado a nenhum dogma insolente que se enfeitou com seu nome, não necessita da doutrina de um Deus pessoal, nem da culpa, nem da imortalidade, nem da redenção, nem da fé, ele simplesmente não tem necessidade de qualquer metafísica, menos ainda do ascetismo, menos ainda de uma 'ciência natural' cristã.
Nietzsche defendia a inexistência em vários sentidos: de Deus, da alma e do sentido da vida. Para ele, o ser humano deveria abandonar as muletas metafísicas, a chamada morte dos ídolos. O filósofo se opunha aos dogmas da sociedade, principalmente ao defender que a verdade era uma ilusão.
Segundo Nietzsche a vida é um constante criar e recriar sem uma teleologia pré-definida. É justamente por este aspecto que a arte expressa de forma mais transparente o que a vida é, pois, a arte é justamente o processo de criação e recriação sem uma finalidade para além da própria criação.
Friedrich Nietzsche considera esse, juntamente com Assim Falou Zaratustra, sua principal e mais abrangente obra. Nela o leitor vai encontrar temas da filosofia madura, como a crítica da moralidade e a psicologia da religião.
Nietzsche afirmava que o cristianismo, imperioso a partir da Idade Média, impôs uma inversão de valores morais que culminaria no enfraquecimento do ser humano por ser a negação dos impulsos morais que falam mais alto em qualquer animal.
Ao afirmar que não acredita em um Deus que não dance, Nietzsche estava criticando a ideia de um Deus concebido como uma entidade distante e rígida, que impõe regras e restrições à vida humana. Ele buscava uma visão de divindade mais dinâmica, que estivesse em harmonia com a vitalidade e a energia da existência.
Em Hebreus 10:25 está que “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o dia”.
Quando sentir-se quebrantado em corpo ou no espírito: “Senhor meu Deus, clamei a ti, e tu me saraste” (Salmos 30:2). Você está sentindo suas forças acabarem? “A minha alma se derrete de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra” (Salmos 119:28).
Certamente há varias razões para afastar-se da vontade de Deus, mas no mínimo há três tipos de pecado, que são: a rebeldia, imaturidade ou fraqueza espiritual e a ignorância. Rebeldia, e uma atitude mostrada em pensamentos, sentimentos, palavras e atos.