O número “82” é o índice de carga. Nesse caso, o pneu suporta até 485 quilos. A letra que vem em seguida refere-se à velocidade máxima que o pneu suporta. No caso, o “H” indica que ele suporta até 210 km/h.
O número 82 é o índice de carga e indica que o pneu suporta uma carga de 475 kg. Já a letra T é o símbolo de velocidade e indica que o pneu pode ser usado à velocidade de 190 km/h quando submetido à carga máxima. A lateral do pneu também traz a informação de sua data de fabricação e não de validade.
Na banda lateral é possível localizar várias informações úteis além do diâmetro, altura e largura do pneu. Entre elas é a velocidade máxima suportada por ele, que é indicada por letras como A, H, T, W, X, Y e Z que acompanham números.
O número é o índice de peso que o pneu suporta. Por exemplo: 175/65 R14 82H. 82 é o índice de peso que, acompanhado da tabela abaixo, significa 475Kg. A letra após o número, conforme tabela abaixo, é o índice de velocidade máxima que o pneu suporta.
A última letra, também referente à uma tabela, demonstra a velocidade máxima suportada pelo pneu. No nosso exemplo, 84h, significa que cada pneu suporta 500kg e uma velocidade segura de até 210km/h.
Qual é o peso que um pneu aguenta? | Rafa Filgueiras EP 099
Qual o melhor pneu, H ou T?
O pneu T é projetado para velocidades de até 190 km/h, enquanto o pneu H pode suportar velocidades de até 210 km/h. Ambos são adequados para a maioria dos carros de passageiros e são comumente usados em condições de estrada normais. A principal diferença entre eles é a velocidade máxima que podem suportar.
A letra T indica que a velocidade máxima suportada é de 190 km/h, sendo indicado para carros de passeio familiar e carrinhas. Já a letra H indica que a velocidade máxima suportada é de 210 km/h, sendo indicado para sedãs esportivos e carros coupé.
O número “82” é o índice de carga. Nesse caso, o pneu suporta até 485 quilos. A letra que vem em seguida refere-se à velocidade máxima que o pneu suporta. No caso, o “H” indica que ele suporta até 210 km/h.
Se o pneu tiver a marcação 185/35R17 82V, por exemplo, o número 82 representa o índice de carga, enquanto a letra V representa o seu índice de velocidade. 475 kg e 240 km/h, respectivamente.
O “r” na numeração indica que é um pneu radial, o tipo de construção mais comum para pneus de automóveis. A numeração “82t” indica que o pneu pode suportar uma carga de até 475 kg a uma velocidade máxima de 190 km/h.
Os números 88T e 84T em um pneu são indicadores importantes na tabela de capacidade de carga de pneus. O número (88 ou 84) é o índice de carga, que indica a carga máxima que o pneu pode suportar quando totalmente inflado. Por exemplo, um índice de carga de 88 pode suportar uma carga de cerca de 560 kg.
📌 Índice de velocidade: Indicado por letras como "H", "V" ou "W", o índice de velocidade mostra a velocidade máxima segura para o pneu. Cada letra corresponde a uma velocidade específica em km/h.
A diferença entre um pneu 82T e um pneu 82H está relacionada ao seu índice de velocidade. O índice de velocidade é um código alfabético que corresponde à velocidade máxima à qual um pneu pode rolar.
C: Pneus para van comercial. XL, HL ou Reforçado: Pneus com capacidade de carga superior ao normal para suas dimensões. Esses pneus precisam ser substituídos por um equivalente (exemplo: um pneu HL por outro pneu HL) T: Temporário (estepes)
Com a classificação de carga 82t, esse pneu é capaz de suportar uma carga de até 475 kg por pneu a uma velocidade máxima de 190 km/h. Isso o torna ideal para carros de passeio e veículos de uso urbano.
O índice de velocidade é a medida que revela a velocidade máxima suportada pelo pneu. Ele é indicado por uma letra que varia de L a Y. “Cada letra possui sua respectiva representação de velocidade em km/h. Supondo que um pneu tem índice H, a velocidade máxima que ele aguenta é de 210 km/h”, afirma o docente.
85: é o índice de carga. O número representa a quantidade de peso que o pneu suporta. 85 = 515 Kg; H: corresponde ao índice de velocidade e indica a velocidade máxima de certificação do pneu para poder suportar uma carga com toda a segurança.
AT, HT, MT ou SUV são siglas que dão indicativos de qual tipo de estrada o pneu em questão se destina. Esse é um dos fatores mais importantes na hora de comprar um pneu, pois impacta diretamente em sua vida útil.
R significa “Radial” e termina com os dois últimos dígitos 14 que indicam a medida do diâmetro interno, em polegadas. A medida se completa com o índice de carga 82, ou seja, o peso máximo que cada roda pode suportar, e o índice de velocidade T, que é a velocidade máxima para a qual o pneu é aprovado.
Então a melhor opção de pneus é o HT. A grande vantagem é sua alta durabilidade. Suas laterais menores gera uma sensação de conforto para o motorista e passageiros. Além disso, por ter os sulcos menores, isso produz menos ruído no asfalto.
Pneus projetados para sedãs e cupês. H: suporta até 210 quilômetros por hora. Pneus projetados para sedãs e cupês esportivos. V: suporta até 240 quilômetros por hora.
A classificação de velocidade do pneu indica a velocidade máxima na qual um pneu pode suportar sua carga máxima. No flanco do pneu (ou no adesivo na porta do motorista e no manual do proprietário), a classificação de velocidade é definida por uma letra ao lado do índice de carga.
o que significa 88h no pneu? 88 representa o índice de peso, a quantidade máxima de peso suportada, nesse caso 560 kg/pneu. Já o H caracteriza o índice de velocidade máxima recomendada, igual a 210 km/h.
50/50: é recomendado para quem faz uso equilibrado entre asfalto e terra; 20/80: tem maior capacidade de tração na trilha, mas um nível elevado de ruído; 70/30: é mais silencioso em vias pavimentadas, mas tem a desvantagem de possuir menos tração na terra.