Ele recomenda evitar o consumo de farinhas refinadas, açúcar, queijo e derivados do leite. O ambiente também é um fator importante. Costumam funcionar como gatilhos para as crises locais com muita poeira, ar-condicionado sujo, fumaça, poluição e cigarro.
Dessa forma, pessoas que sofrem com a sinusite crônica devem ficar atentas a eles, sendo os principais: leite, farinha de trigo, ovos, chocolate, alimentos industrializados e bebidas alcóolicas. Leite: devido à caseína, proteína do leite, há a liberação de histaminas que influenciam na produção do muco.
O ideal é ingerir alimentos que melhorem a resposta imunológica do organismo, como os ricos em: - vitamina C (limão, laranja e acerola); - vitamina E (amêndoas e nozes); - ômega 3 (peixes).
Evite o ar condicionado. Além de ressecar as mucosas e dificultar a drenagem de secreção, pode disseminar agentes infecciosos (especialmente fungos) que contaminam os seios da face; Procure um médico se os sintomas persistirem. O tratamento inadequado da sinusite pode torná-la crônica.
contato com substâncias irritantes aos seios da face: fumo, poluição do ar, agentes químicos (ex: pesticidas), detergentes e desinfetantes usados para limpeza de casa; – alergias: rinite alérgica e asma; – qualquer coisa que cause estreitamento da nasofaringe (“cavidade nasal”): traumas faciais e pólipo nasal; e – ...
Aguda ou crônica, a sinusite pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou até por fatores alérgicos. Esses fatores pioram quando o ar está mais seco ou na presença de poluição, cigarro, poeira e temperaturas mais baixas.
Porque os líquidos (em baixas temperaturas) funcionam como anti-inflamatórios. Então, nesse caso, está liberado tomar, por exemplo, uma água ou um suco natural gelado.
Alimentos processados e ricos em gorduras saturadas também devem ser evitados. Isso inclui salgadinhos, carnes vermelhas, queijos amarelos e refrigerantes. Esses alimentos contêm substâncias que podem aumentar a inflamação no corpo, piorando os sintomas da sinusite.
Podem ser consumidas in natura ou em sucos. As frutas vermelhas também atuam como anti-inflamatórias devido ao fato de serem ricas em vitamina C e em bioflavonoides. Os especialistas recomendam amora e morangos como as melhores entre as frutas vermelhas para o alívio dos sintomas da sinusite.
Um dos componentes do trigo, o glúten, aumenta a produção de muco. Alimentos derivados de farinha de trigo, milho, aveia, centeio e cevada podem conter partículas que, quando inalados, causam ou intensificam os sintomas da rinite ou da asma.
“Comidas muito quentes ou alimentos muito temperados e ácidos ativam a resposta alérgica, por meio da histamina, que tem uma poderosa ação vasodilatadora. É o caso da capsaicina, presente na pimenta, que faz o nariz escorrer, coçar, entupir, além de provocar espirros”, detalha o médico.
Esse resultado de análise está de acordo com um estudo de Faruk, o qual indicou que a vitamina D é protetora contra o desenvolvimento da sinusite e que a falta de vitamina D pode induzir o aparecimento de celulite pré-septal; também apontou que os sintomas e sinais da RSC poderiam ser aliviados pela administração de ...
O ar mais seco e ar condicionado facilitam a ocorrência de crises de sinusite, que é a inflamação ao redor das vias nasais. A doença pode ser causada por vírus e bactérias ou ser um problema crônico desencadeado por outros fatores de risco, como poluição e cigarro.
Uma boa higiene nasal por meio do uso de soro fisiológico e a vacinação contra a gripe, especialmente se você integra algum grupo de risco, são dicas que podem ajudar a prevenir a sinusite. Outra dica é evitar o contato com inalantes irritantes como substâncias químicas, poluição e tabaco.
A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.
O uso de descongestionantes, sprays nasais de corticoides e a aplicação local de calor e umidade podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a drenagem dos seios.
O chá de camomila é benéfico independente do tipo de sinusite, que pode ser viral, bacteriana ou alérgica. Como preparar: use cerca de uma colher de sobremesa da planta seca para 200 ml de água previamente fervida. Deixe em infusão por cerca de cinco minutos. Coe e está pronto para consumir.
Quem tem sinusite pode tomar água gelada? As temperaturas baixas são uma das causas da sinusite, tendo isso em vista, não é recomendado ingerir água gelada, bem como outros alimentos congelados, como sorvetes, picolés e milkshake.
A sinusite bacteriana geralmente começa a melhorar em 2 semanas sem antibióticos. Se os sintomas continuarem ou piorarem após 10 a 14 dias, os antibióticos podem ser úteis. Algumas pessoas podem desenvolver uma sinusite de longa duração, mas isso é incomum. A maioria das pessoas se recuperam bem de sinusite bacteriana.