A mulher que amamenta precisa ter uma alimentação saudável; – bebidas alcoólicas e cigarros devem ser evitados; – a mulher que usa drogas ou que é soropositiva não deve amamentar.
Refrigerantes de cola, energético, chá preto e chá verde possuem essa substância e devem ser evitados ou ingeridos em pequenas e moderadas doses. Um café, por exemplo, pode ser ingerido numa quantia até 200 mg, o que corresponde a uma xícara e meia ou duas por dia.
Alguns exemplos são os filhos de mães HIV positivo, para os quais a amamentação é contraindicada, e de mulheres usuárias regulares de álcool ou drogas ilícitas (maconha, cocaína, crack, anfetamina, ecstasy e outras), as quais devem interromper a amamentação enquanto estiverem fazendo uso dessas substâncias.
O QUE NÃO COMER DURANTE A AMAMENTAÇÃO? | Dra Ana Jannuzzi
O que pode prejudicar o aleitamento materno?
A amamentação é uma fase de aprendizados, desafios e mudanças que podem refletir na saúde mental da mulher, causando estresse e exaustão. Essa fadiga emocional é capaz de interferir em diversos fatores, inclusive na produção de leite.
Segundo a dra. Gisele, o que passa via leite materno é muito pouco para interferir na saúde do bebê ou provocar cólicas. Durante o ato da amamentação em si, alimentar-se também não é problema: a lactante deve comer quando tem fome e beber quando sentir sede.
O que a mãe deve evitar para o bebê não ter gases?
ALIMENTOS QUE CAUSAM GASES: Consuma com moderação
Feijão, brócolis, couve-flor, repolho e batata doce, entre outros, são alimentos que provocam gases intestinais e, por isso, não devem ser consumidos todos de uma única vez.
Bebidas alcoólicas e bebidas/alimentos com cafeína; Qualquer alimento que desencadeie alergia nos parentes próximos do lactente pode também causar-lhe reação; Alimentos que as mães percebam que causam transtornos no bebé (gases, choro, irritação, dificuldades em dormir, recusa ao leite), após a sua ingestão.
“Chás digestivos como erva doce, gengibre e funcho, consumidos três vezes por dia, podem ajudar muito na redução de cólicas”, indica a nutricionista Laís. Procure ter uma dieta equilibrada: o cardápio para lactante evitar cólicas no bebê precisa ser variado, incluindo uma ampla variedade de alimentos saudáveis.
O leite materno tem todos os nutrientes de que o bebê precisa até o sexto mês de vida. Quando recebe só leite materno, não precisa consumir chá, sucos ou água.
O que a mãe deve evitar comer quando está amamentando?
Assim, é recomendado evitar alimentos com sabor muito intenso, como alho ou aspargos, assim como os alimentos que contêm cafeína, como o chocolate, o café ou o chá preto, por exemplo.
Café, refrigerante, chá e chocolate são fontes comuns de cafeína. Quando a mulher os consome, parte a cafeína acaba no leite materno, por isso, esses alimentos estão na lista dos que não comer durante a amamentação.
6. Tomar chás naturais. Assim como podem aumentar a produção, os chás também têm a capacidade de secar o leite materno. Dentre as possibilidades, estão o chá de jasmim, sálvia e hortelã.
Quem está amamentando pode tomar leite de caixinha?
Mito. Muitas vezes, as mães introduzem leites artificiais, pois acreditam que o aleitamento materno não está suprindo a demanda do bebê, porém, Gheisa esclarece que o leite da mãe tem tudo no que o bebê precisa para se desenvolver.
1 – A mãe que amamenta não pode beber e/ou comer enquanto o bebé mama. FALSO. O único cuidado a ter é com a possibilidade de se entornar algum líquido ou alimento. É a única explicação plausível para a origem deste mito.
Ficar sem sutiã, para arejar a região, é conveniente por alguns períodos do dia também. Os modelos de sutiãs mais indicados são os de tecido macio, sem recortes, com bojos grandes, boa sustentação e alças largas.
🤱 É comum que ao amamentar algumas mamães optem por utilizar o celular, para se distrair ou até ficar acordada quando é necessário amamentar de madrugada! 🚨 Porém, esse hábito pode prejudicar a efetividade da mamada do bebê, e até atrapalhar a criação de vínculo nos primeiros dias com o pequeno.