O Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve contemplar as múltiplas necessidades educativas dos alunos, como institui as diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na educação básica, modalidade educação especial, preconizado pela Resolução CNE/CEB 2009.
“O profissional do AEE deve ser um especialista da educação especial, tanto nas questões da educação, da pedagogia de base, quanto na capacidade de olhar para as diferenças e potencialidades de cada estudante.
observar momentos de interação e participação do estudante em sala aula e fora dela (intervalos, atividades extracurriculares, visitas monitoradas, passeios); analisar os materiais oferecidos pela escola e pelo professor regente; observar a adequação curricular em parceria com a gestão da escola.
O atendimento educacional especializado - AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
O AEE foi criado para atender o público-alvo da Educação especial, que são as crianças com deficiências, transtorno do espectro autista, altas habilidades e superdotação. Ele é um serviço de apoio à sala de aula comum, para que se ofereça meios e modos que efetive o real aprendizado dos estudantes.
Na sala de AEE são utilizados exemplos práticos de introdução, formação e utilização de recursos assistidos como a comunicação alternativa, os recursos de informática (computador), orientação, preparação, material pedagógico didático acessível entre outros métodos e técnicas de ensino.
Quais as habilidades a serem desenvolvidas no AEE?
Realiza atividades para exercer as habilidades físicas e motoras e estimulação com jogos pedagógicos, brincadeiras, contação de histórias, escrita, músicas, dentre outras.
O atendimento educacional especializado (AEE) é a mediação pedagógica que visa possibilitar o acesso ao currículo pelo atendimento às necessidades educacionais específicas dos alunos com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação, público da educação especial, devendo a sua ...
Ele cria planos de ensino individualizados, adaptando metodologias, materiais e estratégias para atender às demandas únicas de aprendizado. Além disso, o professor de AEE é um mediador entre o aluno e o currículo, promovendo a participação ativa e o desenvolvimento pleno de habilidades.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um dos serviços prestados pela educação especial para atender aos estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, que devem estar matriculados em escolas comuns do ensino regular.
➢ O Plano de AEE é individualizado e reúne as escolhas do professor quanto aos recursos, equipamentos, apoios mais adequados para que possam ser eliminadas as barreiras que impedem o aluno de: ter acesso e participação na sua turma da escola comum; desenvolver- se segundo suas possibilidades/capacidades.
2 DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA SEMANAL 2.1 A carga horária semanal do Professor de AEE, em um cargo, é de 24 horas, sendo 16 horas para atendimento direto aos estudantes que foram indicados, pela SRE, no SIMADE e 08 horas de atividades extraclasse.
Para atuação no AEE (Atendimento Educacional Especializado), o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica na educação especial, inicial ou continuada.
O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas.
No processo de avaliação, o Professor deve criar estratégias considerando que alguns alunos podem Demandar ampliação do tempo para a realização dos trabalhos e o uso da Língua de sinais, de textos em Braille, de informática ou de tecnologia Assistiva como uma prática cotidiana.
São exemplos práticos de atendimento educacional especializado: o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do código BRAILLE, a introdução e formação do aluno na utilização de recursos de tecnologia assistiva, como a comunicação alternativa e os recursos de acessibilidade ao computador, a orientação e ...
Regulamentado pelo Decreto-Lei nº 7.611, de 2011, o AEE é responsável pela identificação, elaboração e organização dos recursos pedagógicos e de acessibilidade, levando em consideração as necessidades específicas do aluno.
A atribuição do professor do AEE (Atendimento Educacional Especializado) que não está relacionada ao diagnóstico das dificuldades de aprendizagem do aluno com deficiência por meio de pesquisa e entrevista familiar elaborada pelo mesmo.
A atuação no Atendimento Educacional Especializado (AEE) exige que o professor tenha como base em sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais e específicos para trabalhar com o desenvolvimento de habilidades dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE).
O que trabalhar na sala de recursos multifuncionais?
“As atividades desenvolvidas na sala de recursos multifuncionais visam estimular habilidades como atenção, percepção, memória, raciocínio, imaginação e criatividade, além de promover o desenvolvimento da linguagem.
leitura, escrita, conhecimento sobre a Língua Brasileira de Sinais e uso de outros recursos de comunicação, como Braille e Comunicação Alternativa e Suplementar.
Um professor de educação especial analisa as habilidades dos alunos e modifica o currículo padrão adequado à idade para criar um plano personalizado para o aluno. Um professor de AEE geralmente inclui vários objetivos de desenvolvimento social e emocional, bem como áreas acadêmicas específicas a ser ensinadas.
Resposta: A importância da sala de AEE é a mediação que o professor do atendimento faz para a busca de conhecimento a partir dos questionamentos do aluno. Não pode ser empregado o nome de reforço, pois lá, há a criação de condições para que o aluno desenvolva as suas habilidades e competências.