Quantas vezes pode usar a mesma seringa de insulina?
Conclui-se que as seringas descartáveis de insulina poderiam ser reutilizadas até sete vezes, desde que fosse preservado a conservação adequada da seringa até a próxima aplicação, sendo um método útil para diminuir os custos com o tratamento do diabetes tipo 1 em uma população de baixo poder aquisitivo.
Quanto à rotulagem, a regra prevê que os produtos para saúde enquadrados como de reúso proibido devem apresentar no rótulo e instrução de uso os dizeres: “REÚSO PROIBIDO”. De acordo com esta RDC, as seringas incluindo seringa de insulina estão na tabela de uso único, não sendo permitida a reutilização6.
Se a pessoa com diabetes precisa aplicar somente uma insulina, é possível preparar a seringa e em temperatura ambiente. Isso, é claro, se não ultrapassar as 6 horas previstas.
Estes são os Perigos da Reutilização das Agulhas e Seringas | Diabetes & Você + Monica Lenzi
Pode repetir a seringa da insulina?
Conclui-se que as seringas descartáveis de insulina poderiam ser reutilizadas até sete vezes, desde que fosse preservado a conservação adequada da seringa até a próxima aplicação, sendo um método útil para diminuir os custos com o tratamento do diabetes tipo 1 em uma população de baixo poder aquisitivo.
Quanto tempo dura a insulina regular depois de aberta?
Após aberto e/ou em temperatura ambiente, entre +15°C e +30°C, a estabilidade das insulinas NPH e Regular é assegurada de 4 a 6 semanas, conforme orientação de cada fabricante.
Porque não se pode aplicar insulina no mesmo lugar?
Outro ponto muito importante: realizar rodízios dos locais de aplicação! Isso porque, usar uma mesma área por muito tempo pode provocar formação de depósitos de gordura chamados lipodistrofia insulínica.
Os serviços que, por algum motivo, não possuam tais dispositivos devem promover o uso da mesma agulha para aspiração e aplicação do medicamento em um mesmo paciente, visto que nestes casos os riscos para os profissionais superam os possíveis benefícios para o paciente.
As seringas para insulina possuem graduação em Unidade Internacional (UI), cada UI equivale a 0,01 mL. Geralmente são encontradas em capacidades de 30, 50 e 100 UI (equivalente a 0,3 - 0,5 e 1mL). O tamanho e espessura das agulhas também podem variar.
Em caso de combinação de insulina NPH com insulina Regular, aspirar antes a insulina de ação curta (regular) para que o frasco não se contamine com a insulina de ação intermediária (NPH) (2). A mistura de NPH com Regular pode ser realizada e utilizada imediatamente ou armazenada para uso até 30dias.
A insulina não deve ser aplicada em áreas com feridas ou veias visíveis e em regiões endurecidas. Retire a insulina da geladeira de 15 a 30 minutos antes da aplicação. Atenção: a aplicação de insulina gelada é muito mais dolorosa!
Fazer a desinfecção da tampa de borracha com algodão embebido em álcool, deixar secar. Pegar a seringa com o protetor da agulha e puxar o êmbolo introduzindo ar para dentro da mesma até a dose prescrita de insulina pelo médico. Retirar o protetor da seringa e injetar o ar para dentro do frasco.
NPH – a dosagem inicial recomendada é de 6-10 unidades ou 0,1-0,2UI/kg (aplicada entre às 20-22hrs se a monitorização capilar do paciente estiver sendo feita às 7 ou 8hrs da manhã), sendo mais conveniente sempre iniciar com doses menores (4-6 unidades, para minimizar os riscos de hipoglicemia).
Outra ação clássica da insulina é ativação da síntese de ácidos graxos no fígado em períodos de excesso de carboidratos. A atuação desse hormônio sobre a homeostase lipídica é regulada por uma família de fatores de transcrição designada SREBP (sterol regulatory element-binding proteins).
Quantas vezes medir: De 4 a 6 vezes por dia. Quando medir: Em jejum e 1h ou 2h após as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). Dependendo do caso, alguns profissionais acrescentam uma medida antes do almoço e do jantar, totalizando 6 medidas no dia. Associação Americana de Diabetes (ADA).
Não, por motivos de higiene e segurança não é possível rodar o tambor de lancetas para trás para aproveitar uma lanceta já usada. Posso utilizar uma lanceta mais de uma vez? As lancetas destinam-se apenas a uso único por motivos de higiene, e porque a agulha acaba por ficar desgastada com o uso repetido.
O estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos.
Quando o frasco é aberto, pode ser guardado tanto na geladeira (entre 2°C e 8°C) quanto em temperatura ambiente (15 e 30°C), sendo que após aberta a duração é de um mês para ambos os casos. É importante a insulina ser jogada fora após esse período mesmo que ainda tenha sobrado no frasco.
O que acontece se a insulina regular ficar fora da geladeira?
Insulinas perdem sua estabilidade e sofrem alteração quando temperaturas altas (acima de 30°C) ou baixas (abaixo de 2º). Insulinas abertas, podem ficar na geladeira ou fora dela, em temperatura ambiente, sem se expor ao sol ou alta temperatura (não ultrapassar 30°c).
Como armazenar insulina para o trabalho? Se a pessoa precisar aplicar somente uma insulina, é possível deixar a seringa preparada e em temperatura ambiente, se não ultrapassar 6 horas. Se ela tiver que usar mais de uma, como dos tipos basal e bolus, será preciso transportar os frascos.