A alface é rica em antioxidantes, pois contém vitamina C, carotenoides, folatos, clorofila e compostos fenólicos, que evitam o dano causado pelos radicais livres às células e, por isso, o seu consumo regular poderia ajudar na prevenção de doenças crônicas, incluindo o câncer.
Além de crua em saladas, a alface pode ser refogada e fazer parte de algumas receitas. A hortaliça pode ser ingredientes de sopas, sucos, tortas e patês. Não há uma quantidade ideal indicada para consumo, mas recomenda-se consumir de seis a oito folhas por dia, intercalando-as entre as refeições principais.
"Nada deve ser consumido indiscriminadamente. Nem mesmo alface! Além de ser calmante, vejo muita gente começar a fazer dieta e se jogar na alface. Rica em manganês, ela pode prejudicar o funcionamento da tireoide se for ingerida em demasia, atrapalhando o processo de emagrecimento.
A alface não dura por muito tempo, então o ideal é consumi-la logo, para garantir o seu frescor e suas propriedades. O consumo de alface traz inúmeros benefícios à saúde, como a remoção de toxinas do organismo, aumento do metabolismo devido à presença de ferro, cálcio, magnésio e potássio.
Schubert explica que alimentos crus, como a alface e outros vegetais comuns em saladas, contêm uma grande quantidade de fibras. Estas fibras, embora benéficas para o organismo, são de digestão mais lenta e podem sobrecarregar o trato gastrointestinal quando consumidas em horários próximos ao do sono.
Além de seu baixo teor calórico, a alface é uma poderosa aliada do sistema imunológico. A vitamina K auxilia na coagulação sanguínea, enquanto as vitaminas A e C agem como antioxidantes, combatendo os radicais livres e prevenindo doenças crônicas e envelhecimento precoce.
A Alface pode ser benéfica na redução dos níveis de colesterol, que muitas vezes levam a doenças cardiovasculares e outras condições perigosas. Níveis elevados de colesterol, principalmente o LDL ou colesterol ruim, são prejudiciais e podem causar ataques cardíacos e derrames.
Claro que você não vai comprometer a dieta se exagerar na alface – um prato cheio de folhas tem entre 11 e 15 calorias. O perigo está nos acompanhamentos que você coloca em cima das folhas para “dar sabor”: tomate seco, nozes, croûtons, mussarela de búfala, azeitonas, gorgonzola…
Mas ela tem uma curiosidade, as pessoas que geralmente tem desejo vontade essa, esse desejo maluco, louco por alface. Geralmente isso indica níveis baixos. de ferro e cálcio no seu sangue. Então converse sua equipe, faça os exames. adequados pra você avaliar se os seus níveis estão.
Nessa lista de alimentos que o tubo digestivo não consegue digerir, também encontramos a casca do feijão, folhas verdes – como alface e couve –, cenoura e alguns tipos de nozes e castanhas. Esses alimentos têm em comum a presença da celulose e, por isso são alimentos não digeridos nas fezes.
A alface americana é conhecida pelo seu alto teor de fibras, vitaminas e minerais, contribuindo para a digestão, imunidade e saúde óssea. Por outro lado, a alface romana destaca-se pelo seu alto teor de fibras e vitamina K, beneficiando a saúde digestiva e óssea.
Vitaminas A e K: 100g de alface lisa podem oferecer até, respectivamente, 18% e 85% das IDR das vitaminas A e K. Ferro: a alface lisa é uma das variedades que contém mais ferro, oferecendo até 8% da IDR desse nutriente que atua na produção de glóbulos vermelhos.
O ideal é consumir a hortaliça crua, por isso, certifique-se de que ela esteja bem higienizada, sem a presença de insetos ou fungos. Além disso, dê preferência pela versão orgânica do alimento, assim, é mais garantida à ausência de agrotóxicos e outros aditivos químicos prejudiciais à saúde.
Devido ao seu efeito hipotensor, o chá de alface pode causar queda da pressão arterial em pessoas que já possuem essa condição. É importante monitorar a pressão arterial e consultar um médico antes de consumir a bebida.
A alface é uma hortaliça muito comum no prato de quem deseja seguir uma alimentação saudável, seja na versão lisa, crespa, roxa ou rendada. Para cada 100 gramas, há apenas 15 calorias, o que a coloca como um alimento bastante recomendado em dietas de perda de peso.
🌿 A alface roxa contém antocianina, um pigmento antioxidante que protege as células e promove a longevidade. Já a alface crespa verde possui um pouco mais de vitamina C, outro poderoso combatente dos radicais livres. Que tal misturar as duas no seu prato e transformá-las numa salada deliciosa e nutritiva?
"Para oxidar, o metal tem de se desprender da faca e entrar em contato com o alface. Com as facas mais antigas isso poderia acontecer. Hoje, as facas disponíveis no mercado não oferecem esse risco", explica Stevani.
1) Alface. Muito utilizada pelos egípcios para ter uma noite de sono tranquila, a alface contém lactuário, uma substância com poderoso efeito sedativo. “Chega a ser semelhante ao ópio”, diz Wendy Green, em seu livro “50 coisas que você pode fazer para combater a insônia” (Ed. Larousse).
quando ela é apresentada com a folha aberta. nunca podemos cortá la em pedaços para comer. o correto é sempre pegar os talheres. e manuseá los. de forma que formamos trouxinhas da alface. e assim levar até a boca.