Aprimora a coordenação motora e o equilíbrio O balé é um tipo de dança que ainda melhora os reflexos, a capacidade cardiorrespiratória e a flexibilidade dos seus praticantes, sempre respeitando os limites dos músculos e das articulações de cada um.
O Ballet é muito favorável ao bem-estar físico e emocional. Ajuda em diversos fatores físicos, mentais e emocionais! A dança aumenta a resistência física, queima calorias, aprimora a coordenação motora, fortalece os ossos e a musculatura corporal e melhora a frequência cardíaca.
As aulas de ballet ajudam a desenvolver a consciência corporal e a melhorar a postura, o que pode ter benefícios a longo prazo, ajudando a prevenir dores nas costas e outros problemas de saúde.
Essa noção auxilia no desenvolvimento físico e psíquico da criança, além de sua expressividade. Além disso, com o ballet infantil a criança tem como benefício também o desenvolvimento da musicalidade, ritmo, coordenação motora, flexibilidade e fortalecimento muscular.
O Ballet associa os benefícios de um exercício físico ao prazer e beleza da dança, auxiliando, inclusive, no desenvolvimento de habilidades sensoriais, cognitivas e emocionais. Além de também colaborar com a saúde da criança.
O balé é um tipo de dança que ainda melhora os reflexos, a capacidade cardiorrespiratória e a flexibilidade dos seus praticantes, sempre respeitando os limites dos músculos e das articulações de cada um.
Os exercícios da musculação aumentam o volume da fibra muscular, potencializando os músculos. Protegendo as grandes articulações e a estabilidade do esqueleto de fora para dentro. Em contrapartida, o ballet sugere o trabalho das fibras musculares mais próximas ao esqueleto, por meio da isometria de alongamento.
“O ballet clássico trabalha os principais grupos musculares responsáveis pela manutenção da postura, que são a musculatura abdominal, peitoral e das costas”. O ballet promove hipertrofia, ou seja, aumenta e fortalece os músculos tanto quanto a musculação.
Para praticar o ballet é preciso realizar diversos exercícios de mobilidade, alongamento e flexibilidade, com isso é claro que o corpo vai se tornando mais flexível e aprende a realizar os movimentos sem sentir tanta dificuldade.
Isso acontece porque o balé trabalha o corpo de uma maneira que não é trabalhada por outros esportes e por outros métodos de ginástica. Os músculos que ficam fortes são os dentro da coxa e da parte posterior, não o da frente (o quadríceps), o que aconteceria se você fizesse muita bicicleta, por exemplo.
A partir dos sete anos a criança já começa a tornar-se apta a participar das aulas de ballet propriamente ditas. É aqui que começam a surgir as técnicas e o refinamento das habilidades motoras básicas adquiridas nas aulas de baby class.
A aula de ballet fitness geralmente dura uma hora e pode queimar até 750 calorias, dependendo do condicionamento físico do praticante e da intensidade que ele realiza a atividade.
Coordenação motora, postura, equilíbrio e consciência corporal são outras conquistas obtidas com a prática do ballet clássico. Poderíamos citar um número muito maior, mas foram selecionados doze motivos pelos quais todas as crianças deveriam praticar ballet.
As aulas de ballet têm como objetivo principal desenvolver os aspectos motores, cognitivos e afetivo-sociais. Para isso, são utilizados elementos básicos da dança, barra de apoio, acessórios lúdicos, execução dos passos e localização, além de ferramentas para equilíbrio e elasticidade.
O corpo ideal de bailarina se conquista com muito suor. É preciso que haja muita dedicação em uma dieta extremamente balanceada. Tudo isso somado a dedicação de ensaios e de treinos diários ou semanais. A repetição de movimentos acaba propiciando uma melhor definição do corpo.
Gulak (2007) defende que todas as capacidades são importantes para o ballet, sendo a flexibilidade, a agilidade, a força explosiva de membros inferiores e a capacidade cardiorrespiratória as principais exigidas para esta atividade.
Os exercícios de ballet podem ajudar a conseguir um corpo definido e a recuperar o tônus muscular. A dança estimula tanto os músculos superiores, através da postura e trabalhos de braços exigidos, quanto os inferiores, através de saltos, piruetas e exercícios de sustentação.
A periodicidade de duas ou três vezes por semana é recomendada somente para o público adolescente e adulto. Pois se esta periodicidade for aplicada na criança, no médio e longo prazo trará consequências negativas.
Os exercícios de Ballet trabalham fundamentalmente a postura e a consciência corporal, desenvolvendo na criança habilidades motoras e cognitivas. A associação entre movimentos físicos e música desenvolvem na criança o ritmo, contribuindo para desenvolver a memória e a consciência sensorial.
Nem todas as escolas de ballet são formativas. As que são, adotam uma metodologia e um programa dividido em níveis, com cerca de 9 anos de estudo (como é o caso da nossa escola). Além disso, também são necessárias várias horas de estudo teórico e prático diariamente.
Exige disciplina e ritmo”, explica. Alguns dos benefícios da prática por crianças são: melhor coordenação motora, aumento da flexibilidade, correção e melhora de postura, auxílio na expressão e memória, resistência corporal, melhora na autoestima e socialização.