Quais os serviços que o CAPS oferece?
Realizam prioritariamente atendimento às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e às pessoas com sofrimento ou transtorno mental em geral, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, em sua área territorial, sejam em situações de crise ou nos processos de ...Qual é o principal objetivo do CAPS?
Os CAPS são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico.Quais as atividades ofertadas pelo CAPS?
Dentro do plano de acompanhamento individual são ofertadas consultas especializadas (psiquiatria), acompanhamento psicológico, atendimentos do Serviço Social, oficinas terapêuticas (cerâmica, jardinagem, artesanatos, etc.) dentre outras intervenções.Qual a finalidade da CAPS?
É um serviço público de saúde que atende crianças e adolescentes que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes (até os 17 anos, 11 meses e 29 dias) ou sofrimento psíquico decorrente do uso de substâncias psicoativas (até 15 anos, 11 meses e 29 dias).Papo Saúde - Conheça o CAPS
O que o CAPS atende?
CAPS I: Atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados as necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas, e outras situações clínicas que impossibilitem ...Como é feito o tratamento no CAPS?
Tratamento Médico: Tratamento com medicamentos psicoativos ou psicofármacos controlados. Atendimento psicoterápico: Sessões individuais ou em grupo onde são colocados em prática os conhecimentos e as técnicas da psicoterapia.Quais as outras atividades que um CAPS pode realizar?
Atividades desenvolvidas no CAPS AD: atendimentos individuais, oficinas terapêuticas, oficinas expressivas, grupos de psicoterapia, expressão corporal, culinária, entre outras.Quais são os recursos terapêuticos disponíveis no CAPS?
Os CAPS oferecem diversos tipos de atividades terapêuticas, por exemplo: psicoterapia individual ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias, atividades artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar e aos familiares.Quais são os 5 tipos de CAPS?
Os CAPS podem ser de tipo I, II, III, álcool e drogas (CAPSad) e infanto- juvenil (CAPSi).O que o CAPS promove?
- acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território; - promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais; - regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde ...Como é feita a triagem no CAPS?
Antes de entrar no sistema, o paciente passa por uma triagem feita por um profissional ligado ao serviço. Uma vez aceito, passará por uma avaliação psiquiátrica. Caso tenha possibilidade de ser reabilitado profissionalmente é encaminhado para a SeRP.Como é feito o acolhimento no CAPS?
O acolhimento tem sido a porta de entrada para o tratamento no CAPS ad. O usuário pode chegar prontamente, sem agendamento e iniciar seu tratamento na unidade. Inicialmente o usuário terá uma escuta do profissional que está no acolhimento no período.Quanto tempo o paciente pode ficar no CAPS?
§ 1º A permanência de um mesmo paciente no acolhimento noturno do CAPS AD III fica limitada a 14 (catorze) dias, no período de 30 (trinta) dias.Quais são os trabalhos executados dentro do CAPS?
4.1.1 - A assistência prestada ao paciente no CAPS I inclui as seguintes atividades: a - atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros); b - atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outras);O que é preciso para ser atendido no CAPS?
Quem pode ser atendido pelo CAPS? As pessoas que podem ser atendidas por essa instituição costumam ter transtornos mentais severos e/ou persistentes que os atrapalham a viver. Elas não precisam necessariamente ter um histórico de internação psiquiátrica.O que o CAPS oferece aos pacientes?
Realizam prioritariamente atendimento às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e às pessoas com sofrimento ou transtorno mental em geral, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, em sua área territorial, sejam em situações de crise ou nos processos de ...Quais os transtornos mentais o CAPS atende?
Atende crianças e adolescentes que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.Quais os benefícios do CAPS?
A unidade é responsável pelo atendimento de pessoas com problemas psiquiátricos visando a recuperação da saúde mental e a integração do paciente com sua família e comunidade. Para alcançar esse objetivo, o Caps conta com uma equipe multiprofissional e com atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.Qual é o público-alvo do CAPS?
Caps IV: funcionamento 24 horas; atende pessoas de todas as faixas etárias com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de drogas que alteram a mente e o humor.Quais são as estratégias do CAPS?
O atendimento individual, o grupo de família, a busca ativa, a visita domiciliar e as oficinas são estratégias realizadas no CAPS na efetivação da inserção da família. Nessa parceria, o vínculo aparece como fundamental na construção de caminhos menos sofridos e menos estigmatizados da vivência do sofrimento psíquico.Quais são os programas de saúde mental?
São eles:
- Unidades Básicas de Saúde (UBSs);
- Centros de Atenção Psicossocial (CAPS);
- Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT);
- Unidade de Acolhimento (UAs);
- Equipes Multiprofissionais de Atenção Especializada em Saúde Mental (AMENT);
- Equipes de Consultório na Rua;
- Serviços Ambulatoriais Especializados;