"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Provérbios 4:23) Uma gotinha de Mel, direto do céu para seu coração.
Não. Nossa salvação é única e exclusivamente pela graça de Jesus. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Efésios 2:8 RA).
090 - Se Eu Não Guardar O Sábado Posso Não Ser Salvo? - Hernandes Dias Lopes
O que Jesus fala sobre guardar o coração?
Em Jeremias 17.9 lemos: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Quantas vezes o coração engana a você mesmo? É por isso que as Escrituras dizem: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23).
Guardar a Palavra de Deus significa que o nosso coração se abre, está aberto para aquela Palavra como a terra se abre para receber as sementes. A Palavra de Deus é uma semente que deve ser semeada. E Jesus nos disse o que acontece com a semente: algumas caem ao longo do caminho, vem as aves as comem.
Vamos tratar diretamente dos três primeiros mandamentos. Esses se referem ao nosso relacionamento para com Deus: amar a Deus sobre todas as coisas; não tomar seu santo nome em vão; guardar domingos e festas.
Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos. O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos.
O crente, verdadeiramente salvo por Jesus, deve buscar essa certeza, e não há lugar melhor para baseá-la do que na Palavra de Deus. Para tanto, o salvo deve entender quais são as fontes seguras da sua salvação e quais as que não passam de um engodo.
Para uma pessoa ser salva, de acordo com a Bíblia, ela tem que crer em Cristo. Sem a fé em Jesus, uma pessoa nunca estará salva. Por outro lado, aquele que crê em Cristo pode ter a segurança da certeza de estar salvo.
Todo pecado é perdoável por meio de Cristo, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca experimentará esse perdão. "Blasfêmia" significa falar mal ou injuriosamente de alguém. Mas mesmo as blasfêmias contra Jesus Cristo podem ser perdoadas (Mt.
Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos.
É o SENHOR Deus quem protege aqueles que o temem, é ele quem guarda aqueles que confiam no seu amor. Ele os salva da morte e nos tempos de fome os conserva com vida.
O sábio economiza e tem sempre bastante comida e dinheiro em sua casa, mas o tolo gasta todo o seu dinheiro assim que o recebe. Quem se esforça em seguir a justiça e a lealdade encontra vida longa, justiça e honra.
Qual o maior mandamento que Deus deixou para a humanidade?
Em Mateus, quando perguntado «qual é o grande mandamento da Lei?» (Mateus 22:36), a resposta de Jesus foi: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento", uma referência à Shemá Israel («Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.
Os dois grandes mandamentos, conforme encontrados em Mateus 22:36-40, são “amar o Senhor teu Deus de todo o teu coração” e “amar o teu próximo como a ti mesmo.”
Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo” (Mt 19,16-19). Muitas pessoas dizem que seguir os Mandamentos é viver uma vida de regras, em que nada pode. Não é verdade. Seguir os Mandamentos é viver livre.
O que significa Guardar os domingos e festas de guarda?
O mandamento da Igreja estabelece que os fiéis têm a obrigação de participar na missa aos domingos e em outros dias festivos de preceito, a menos que estejam justificados por motivo sério. Faltar a esta obrigação deliberadamente constitui um pecado grave.
Os mandamentos permitem-nos saber a mente e a vontade do Senhor com respeito a nosso progresso eterno. Além disso, eles testam nossa disposição de sermos obedientes a Sua vontade. Os mandamentos não são um fardo ou uma restrição. Todo mandamento do Senhor é dado para nosso desenvolvimento, progresso e crescimento.
Devemos guardar também nossa vida espiritual, nosso casamento, nossos filhos, ministério, família, etc. Salomão nos ensina que de tudo o que se deve guardar, primeiro devemos guardar nosso coração, pois dele procedem às fontes da vida.
Significa que todas as decisões, todos os pensamentos e todas as vontades precisam ser alicerçados e direcionados por essa Palavra e isso só é possível se ela estiver muito bem guardada em nosso coração.
10 Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.