Existem dois tipos de abscesso: o abscesso periodontal (na gengiva) e o abscesso periapical (na raiz). Nos dois casos, o tratamento envolve a drenagem e a eliminação da infecção na área. O dente pode ser salvo por um tratamento de canal, mas em alguns casos, pode precisar ser removido completamente.
São realizadas incisão intraoral e drenagem de um abscesso dentário não complicado para fornecer analgesia e limitar a disseminação adicional e mais profunda da infecção.
Riscos. Abscessos dentários são causados por uma infecção bacteriana nos dentes. Estas infecções podem se espalhar para a gengiva, os ossos e outros tecidos ao redor do dente afetado.
Quanto tempo demora para curar um abscesso dentário?
A duração dessa condição pode variar dependendo da gravidade, do tratamento e da resposta individual de cada organismo. Logo, por conta dessas diferentes circunstâncias, em geral, um abscesso na gengiva pode durar de alguns dias a várias semanas.
Abscesso é um acúmulo de pus. O pus é uma mistura de glóbulos brancos, tecido morto e bactérias. Ele se acumula nos locais em que o corpo está combatendo uma infecção. Um abscesso dentário é um abscesso que se forma em torno da raiz do dente.
QUANDO O DENTISTA DEVE ENCAMINHAR O PACIENTE COM ABSCESSO PARA ATENDIMENTO IMEDIATO EM HOSPITAL?
Quando o abscesso é perigoso?
Caso não seja tratado de forma adequada, um abscesso pode causar, em um primeiro estágio, a perda do dente infectado, e trazer complicações para a saúde do paciente, uma vez que, se entrarem em contato com a corrente sanguínea, as bactérias acumuladas na região podem se espalhar pelo corpo, gerando doenças muito mais ...
Geralmente, o procedimento só é indicado quando a infecção está em um nível muito avançado e com risco de comprometer outras áreas. Portanto, a recomendação é tratar a inflamação o mais rápido possível quando ainda estiver no estágio inicial.
Estudos confirmam que a clindamicina é um agente antimicrobiano eficaz contra bactérias presentes em abscessos perirradicualres agudos, recomendando o seu uso no tratamento de infecções odontogênicas graves em casos de insucesso no tratamento com penicilina ou quando este antibiótico é contra indicado 3,12.
Para abscessos pequenos e/ou superficiais, tratar inicialmente com compressas quentes e antibióticos orais e reavaliar a necessidade de drenagem após 24 a 48 horas.
O surgimento de uma bolsa periodontal, fissura ou fratura do dente ou até mesmo por algum corpo estranho, como uma casca de pipoca que fica presa no dente, também podem desencadear o abscesso dentário.
Quando há cárie ou infecção na gengiva – gengivite ou periodontite – o agente infeccioso entra na corrente sanguínea através das bactérias dessas doenças bucais e é levado até o coração.
Em outros casos, faz-se necessária a drenagem do abcesso. Essa drenagem é feita cirurgicamente ou por punção com agulha, ambos com anestesia local. A drenagem do abcesso acelera o processo de cura e alivia a dor do paciente. Dependendo do tamanho da lesão, o médico pode optar por deixar um dreno no local do abcesso.
O abscesso dentário provoca a perda deles, então, os dentes não conseguem mais se manter presos na boca e podem se soltar e cair. Outro detalhe muito importante é que há chances de o abscesso dentário provocar problemas sistêmicos. Algumas bactérias têm afinidade com os tecidos do coração.
O dentista pode fazer uma pequena incisão na área inchada para drená-la. Quando o abscesso está aberto e liberando o pus, pode-se simplesmente aplicar pressão na área para permitir que o pus seja drenado completamente.
Mas, quando tratado corretamente, o abscesso dentário evolui para a fase de sanidade entre 24 e 48 horas, no máximo, e, com isso, os sintomas já desaparecem.
Quanto tempo um antibiótico faz efeito no dente inflamado?
Normalmente, os sintomas começam a melhorar dentro de 1 a 2 dias após o início do uso. No entanto, é importante ressaltar que o tratamento completo com o antibiótico deve ser concluído, conforme prescrição do dentista ou médico, mesmo que os sintomas já tenham desaparecido.
Para resolver o problema, é necessário fazer uma drenagem, retirar a polpa infeccionada, limpar o local e fechar o dente com material apropriado. Incisão e drenagem do abscesso: Ao drenar o abscesso, você vai retirar o pus e desinfectar a área afetada com uma solução salina.
Se o abscesso estiver grande e acumulando muito pus, o dentista pode precisar realizar um corte para drenar o material. Esse procedimento alivia a pressão e ajuda a remover a infecção. Após a drenagem, o profissional limpa a área e, se necessário, prescreve antibióticos para combater os microrganismos restantes.
Consiste em uma bolsa de pus e bactérias que afetam a gengiva marginal (borda terminal da gengiva em torno dos dentes em forma de colar). Assim como os outros, ele acontece por conta da má higiene bucal.
A periodontite é uma forma grave de gengivite em que a inflamação das gengivas se estende para as estruturas de suporte dos dentes. A placa e o tártaro se acumulam entre os dentes e a gengiva e, em seguida, se espalham para o osso abaixo dos dentes.
O que o dentista faz quando o dente está inflamado?
Para o tratamento do dente inflamado, seu(a) dentista precisará eliminar a infecção antes de reparar o dente. Esse procedimento é chamado de tratamento de canal.
O abscesso na gengiva ocorre devido ao acúmulo de bactérias no periodonto, sendo que a principal causa da infecção é a má higiene bucal. Além disso, quando há algum comprometimento no sistema imunológico as chances do abscesso na gengiva aumentam pela dificuldade do corpo em combater as bactérias.