Como Exu Caveira auxilia a vida das pessoas? Sua principal função é o combate às energias negativas. Ele também faz o necessário para que os espíritos desencarnados não regridam em seus conhecimentos e possam evoluir.
Na umbanda, o orixá se manifesta por meio de avatares, como Exu Caveira, uma das entidades mais cultuadas, retratado com uma cabeça de caveira que representa o ser despido de toda sua vaidade.
Assim, ele faz a ligação entre Olodumaré e os seres humanos, atuando como mensageiro, intermediário e participando do princípio de tudo o que vier a existir. Como diz o ditado: "Sem Exu, não se faz nada". Por toda essa importância, Exu é o Orixá que recebe as oferendas em primeiro lugar pelos adeptos do Candomblé.
De Exu Caveira, o guardião das escolhas e das oportunidades, você receberá bênçãos de discernimento e proteção. Deixe que a sua energia destemida e incisiva o inspire a enfrentar desafios com confiança, sabendo que você está protegido pelo guardião das encruzilhadas.
De forma geral, Exus Caveiras são seres brincalhões e sérios ao mesmo tempo. Quando falam algo, fazem isso com firmeza e sem nenhuma dúvida dentro de si. Eles têm um temperamento inconstante e podem se apresentar alegres, nervosos, oscilando entre o calmo e o inquieto, entre outras variações.
O que o Exu Caveira pode fazer na vida de uma pessoa?
O que Deus acha sobre Exu?
“Em algumas casas das religiões africanas e afro-brasileiras Exu é o sentinela e protetor”, afirma. Mas ele também assume, em algumas canções, características de uma espécie de mensageiro entre os orixás e o ser humano.
Exu é nosso cúmplice, amigo fiel, quando estamos esforçando-nos para melhorarmos intimamente. Em contrário, fantasias mirabolantes, aspirações de soluções mágicas sem esforço individual, desejo ardiloso de ganho fácil se aproveitando da inocência dos outros, isso tudo não atrai a ação cósmica de Exu, afastando-o.
Atualmente mora em Sorocaba, no interior paulista, onde faz graduação em pedagogia pela Unicid e frequenta a Sociedade Espírita de Umbanda Bom Pastor..
As falanges dos Caveiras 💀 em particular gostam de bife de Porco 🐷!! Esse padê serve para qualquer Exu, no intuito de abrir caminhos, conseguir um emprego, aumentar clientes, e até mesmo um agrado para os Caveiras!
Quando se veem as primeiras Bíblias traduzidas para o iorubá ou fon-ewe, Exu ou Legba é traduzido como “evil”, o mal (em inglês), o diabo. Mesmo o Alcorão traduzido para o iorubá o coloca como ash-Shaitan, o demônio.
Tem ritualística muito parecida com a de Exu Tata Caveira, com o qual costuma ser confundido. No entanto, enquanto Tata Caveira trabalha nos sete campos da fé, o Exu Caveira trabalha "nos mistérios da geração, na calunga" (cemitério).
Arquétipo. A ambivalência é a marca registrada da personalidade de Exu no Brasil. É visto como o mais humano dos orixás: nem completamente mau, nem completamente bom. Possui caráter irascível, astucioso, grosseiro, vaidoso, indecente e que gosta de suscitar dissensões e disputas quando não devidamente propiciado.
Os exus mais evoluídos são chamados de "Exus cabeças/chefes de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Sete Encruzilhadas- serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Yori.
Manifesta-se como um sopro que conduz a fala e o gesto. É animado por um dinamismo que o movimenta e o faz circular. Quando representado por Exu, é o akotô, o caracol espiralar, símbolo autoexpansivo de crescimento.
O evangelho de Jesus Cristo é uma das suas referências morais por meio de valores como caridade e fraternidade – o próprio Cristo é uma figura de destaque na figura do orixá Oxalá. A religião prega também a imortalidade da alma, a reencarnação, e a existência e a interação com entidades espirituais.
A figura de Pomba-Gira pode ser identificada como companheira, mulher (não esposa) dos Exus, desempenhando, quando em sua presença, os papéis esperados da figura feminina no contexto do modelo tradicional das relações de gênero.
Uma das oferendas que pode ser dada a Exu é o padê, um prato à base de farinha, dendê e pimenta. Na umbanda, entidades como Tranca-Rua e Zé Pelintra, embora chamadas de Exu, não são consideradas Orixás.
✨ Exu Caveira, também conhecido como Exu das Almas ou Senhor da Noite, é uma entidade que representa a dualidade e a transformação. Ele é um mensageiro entre o mundo material e espiritual, atuando nas encruzilhadas da vida. 🌟 🔥 Sua caveira simboliza a morte, mas não no sentido negativo.
A missão do Exu Caveira é trabalhar o amor, a cura, o desapego. Libertar o ser humano de seus vícios, prisões emocionais e mentais, para assim, sermos livres. Como entidade, o chefe-de-falange Caveira é muito incompreendido, e são raros os médiuns que o incorporam, pois ele tem fama de bravo e rabugento.
A falange dos Caveiras é regida por Exu Caveira. Diz a lenda que, no início da criação dos seres humanos, ele habitou as águas sagradas das quais Oxalá criou tudo o que vemos e não vemos em nosso planeta.