Os combustíveis podem ser sólidos (ex.: madeira , papel, plástico etc.) , líquidos ( ex.: gasolina, alcool, óleos etc.) ou gasosos (ex.: gás natural, GLP, monóxido de carbono e etc. ) e a grande maioria precisa passar pelo estado gasoso para, então, produzir vapores inflamáveis capazes de se combinar com o oxigênio.
O fogo grego, também conhecido como fogo à prova d'água, é uma mistura viscosa inflamável, que flutua e queima até mesmo em contato com água, sendo muito difícil de apagar.
O FOGO NÃO ME QUEIMARÁ - MISSÃO FOGO ALTO E TONY ALLYSSON - CLIPE OFICIAL
O que o fogo disse para água?
O fogo se apressou e disse: Se eu me perder procurem a fumaça, pois onde há fumaça, lá estarei! A água: – Se eu me perder me procurem na umidade, pois onde há umidade vocês me encontrarão.
Os agentes mais empregados na extinção de incêndios e que possivelmente teremos que utilizar em caso de incêndios são: água, espuma(química e mecânica), gás carbônico e pó químico seco, agentes alogenados (Halon), agentes improvisados como areia, cobertor, tampa de vasilhame, etc, que normalmente extinguem o incêndio ...
Existem alguns materiais que não necessitam ser incluídos no CMAR por serem naturalmente incombustíveis. Eles são vidro, concreto, gesso, produtos cerâmicos, pedras naturais (como granito), metais e ligas metálicas etc.
O fogo é constituído por três entidades distintas, que compõem o chamado "Triângulo do Fogo". São eles o combustível (aquilo que queima, como a madeira), o comburente (entidade que permite a queima, como o oxigênio) e o calor. Sem uma ou mais dessas entidades, não pode haver fogo.
Ou seja, teoricamente ela deveria entrar em chamas, mas na prática não é o que acontece. “Mesmo o hidrogênio sendo um gás inflamável e o oxigênio, comburente, a água não pega fogo porque é uma substância completamente diferente das duas primeiras, com propriedades bastante distintas”.
Ou seja, o fogo é o resultado de uma reação química de combustão, que libera luz e calor. Ele é, basicamente, só energia. O que acontece é que quando as partículas do material aquecido se quebram, elas se unem ao oxigênio do ar e formam moléculas de água.
Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou, mais modernamente, o quadrado ou tetraedro do fogo, quando já se admite a ocorrência de uma reação em cadeia, para nós extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos.
Nesse caso, o aço ou titânio costuma ser a melhor escolha para o projeto. Geralmente, Aço, Titânio, Tungstênio e Inconel são considerados os metais mais fortes. Vidro reforçado por fio de aço é mais resistente ao calor que o vidro comum e pode resistir a variações de temperaturas repentinas sem a formação de fendas.
A água é mais eficaz em incêndios de Classe A, que envolvem materiais sólidos, como madeira, papel e tecidos. A razão para isso é que ela resfria o material em chamas e remove o calor necessário para a combustão.
Quando um incêndio ocorre, o balde é rapidamente preenchido com areia e transportado até o local das chamas. A areia é então despejada sobre o fogo, abafando as chamas e reduzindo a quantidade de oxigênio disponível para sua propagação. Isso ajuda a controlar o incêndio e evita que ele se alastre para outras áreas.
Corre-se o risco de explosão e a fumaça pode intoxicar os órgãos internos”, disse. “Se não tem treinamento, não pode”. Sobre a prática de enrolar o queimado em algum tecido, a médica explicou que em casos mais simples pode ser recomendado para que a ferida não fique exposta.