Lobisomem é uma criatura folclórica que está presente no folclore brasileiro, embora seu surgimento remeta à Europa. É conhecido por ser um homem que se transforma em lobo em noites de lua cheia e sai em busca de vítimas para poder alimentar-se do sangue delas, ou simplesmente matá-las.
Essa habilidade de transformar-se em lobo era, normalmente, associada a uma maldição e conhecida como licantropia. Nas lendas do folclore em locais de tradição cristã, considerava-se que tal maldição poderia ser causada por predestinação ou por punição devido a algum pecado.
Acredita-se geralmente que ele será um lobisomem, lobizón ou lobisomem. Entretanto, aplica-se apenas ao sétimo filho, então, o sétimo filho do sétimo filho, resultaria em um lobisomem filho de um lobisomem.
O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de Lua cheia. O lobisomem é uma das lendas mais conhecidas em todo o mundo e está presente também no folclore brasileiro.
Lobisomem | Trailer 1 Dublado Oficial (Universal Pictures) - HD
Tem lobisomem na vida real?
O lobo-guará melânico, como diz o próprio nome, se diferencia do lobo-guará comum por possuir a pelagem escura. O animal é tão raro que existem poucos registros dele. Há quem o chame de lobisomem da vida real.
Porém, quando um lobisomem é mordido, nada acontece. Conforme dito por Stephenie Meyer no livro “Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série”, as únicas criaturas deste universo que são inteiramente imunes ao veneno dos vampiros são os lobisomens.
Imagino que eles não podem morrer de velhice (imortais se forem espertos). Mas a expectativa de vida média é curta porque a maioria dos lobisomens não vivem além do primeiro ano devido à quantidade de pessoas tentando matá-los.
Prata - A principal fraqueza de um lobisomem é a vulnerabilidade à prata ou a qualquer substância que contenha prata, pois eles podem ser mortos com uma faca ou bala de prata.
Ao contrário do que o mundo trouxa acreditava, os lobisomens não eram afetados pela prata, exceto porque ela poderia ser usada na mistura de prata em pó e ditame para evitar a morte das vítimas de mordidas e apenas fecharia suas feridas para evitar sangramento após um ataque severo de lobisomem. .
Matar um lobisomem é uma tarefa muito difícil pois ele é muito ágil e feroz, assim, a única forma segura e dizem alguns a única forma possível de exterminar um lobisomem é matando-o com uma bala de prata que deve atingi-lo no coração.
Apesar de variações locais, alguns elementos são comuns. A transformação ocorre depois que o indivíduo é amaldiçoado, atacado por um lobo ou lobisomem ou passa por um ritual (como beber uma poção ou vestir a pele de um lobo). Na maioria das narrativas, ao voltar à forma humana, ele se torna fraco e deprimido.
Mesmo em sua forma humana, são capazes de exercer uma força de até 4,5 toneladas, que aumenta para 5,5 toneladas quando transformados em sua forma mística. Essa força sobre-humana é uma característica marcante dos lobisomens.
O lobisomem tem os sentidos da visão, olfato, tato, paladar e audição semelhantes aos de um lobo real. Ele pode ver parte do espectro infravermelho e, assim, detectar as assinaturas de calor de objetos ou pessoas em escuridão total.
Nas lendas, ele se alimenta de sangue e por essa razão, o ser causa tanto medo. Para se matar um lobisomem é preciso utilizar um objeto de prata. Em algumas histórias, o fogo também mata o ser.
Quando o sol se põe em dias de lua cheia o céu estrelado fica propício para aparição do lobisomem, um ser mitológico que é metade lobo e metade homem. Os moradores de Mirassolândia, no interior de SP, dizem ter um grande motivo para ficarem apreensivos em noites com essas características.
O que deve ser feito para quebrar a maldição do lobisomem?
Para terminar a maldição tem que dar a própria carne do lobisomen, ou seja, quando vc mata ele pela primeira vez colete no chão a sua carne e na próxima vez que ele voltar dê a ele. A maldição se quebra, e ele finalmente se liberta.
Quando um vampiro morde um humano, existem duas possibilidades, ela também se transforma em um ser imortal. ou pode ser salva por outro. alguém que consiga sugar todo o veneno de seu corpo. Porém, quando um lobisomem é mordido, nada acontece.