Quais são os direitos da mãe quando volta de licença maternidade?

O artigo 396 da CLT prevê que após o retorno da licença maternidade, que atualmente é de 120 dias, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a dois descansos especiais de meia hora cada um com a finalidade de amamentar o bebê, inclusive se advindo de adoção.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trt13.jus.br

Quais os direitos de quem volta da licença maternidade?

De acordo com o art. 396 da CLT, ao retornar da licença-maternidade, a mulher tem direito a dois descansos de meia hora cada um, durante sua jornada de trabalho, para amamentar o seu filho até que ele complete seis meses de idade – o que é válido até para filhos advindos de adoção.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em viverbem.unimedbh.com.br

Quando a mãe volta da licença maternidade pode sair mais cedo?

Resumidamente, as mães que trabalham e que amamentam nos primeiros seis meses têm direito, por lei, a duas pausas, de ½ hora cada uma, para amamentar, ou a sair 1 hora mais cedo do trabalho, além da licença maternidade de 120 dias (4 meses mais ou menos).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sbp.com.br

Como lidar com o retorno ao trabalho após licença maternidade?

5 dicas para enfrentar o retorno ao trabalho após a licença-...
  1. Não deixe para a última hora.
  2. Planeje com antecedência quem irá cuidar do bebê
  3. Comece a sair de casa progressivamente.
  4. Oriente o cuidador sobre como se comportar em determinadas situações.
  5. Converse com o empregador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

Quanto tempo a mãe tem estabilidade depois da licença maternidade?

Como dito antes, a empregada não pode ser demitida até 5 meses após o parto, somando, a licença maternidade a este período. Sendo assim, a funcionária gestante que inicie sua licença maternidade no dia do parto, quando retomar às suas atividades, terá 1 mês de estabilidade provisória.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

Sobre o RETORNO ao TRABALHO: Mensagem ESPECIAL para todas as MÃES!

Pode demitir após o retorno da licença-maternidade?

Assim, uma vez transcorrido o período da estabilidade legal e não havendo disposição em convenção coletiva quanto a matéria, a empresa pode efetivar a demissão”, diz a especialista.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em valor.globo.com

Qual a multa por demitir um funcionário com estabilidade maternidade?

Além do salário, soma-se à indenização todas as verbas rescisórias, como décimo terceiro, aviso prévio, multa de 40% do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), férias e horas extras, se houver. Se a gestante ainda quiser, poderá entrar com uma ação de danos morais causados pela empresa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meutudo.com.br

Quando volta de licença maternidade recebe o salário normal?

393 é possível encontrar determinações sobre o valor a receber durante a licença. Segundo ele, é direito da trabalhadora receber seu salário integral, a menos que ele tenha variado nos últimos 6 meses em que ela trabalhou. Nesse caso, o salário devido é a média entre os salários dos 6 últimos meses trabalhados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tangerino.com.br

Quais os direitos da gestante quando volta a trabalhar?

Quais são as garantias da lei para gestante?
  • Licença maternidade;
  • Não obrigatoriedade da realização do exame de gravidez – quando solicitado pela empresa por desconfiança em relação a gestação;
  • Estabilidade;
  • Dispensa para a realização de exames relativos à gravidez;
  • Troca temporária de função;
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.convenia.com.br

Como sair da empresa após licença maternidade?

Nesta situação, o recomendado é conversar com a empresa e pedir uma demissão por mútuo acordo, valendo ressaltar que a empresa não é obrigada a aceitar o acordo. Caso peça demissão, seus direitos são: saldo de salário, 13º salário proporcional, férias + 1/3 vencidas e proporcionais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dcastro.adv.br

Quantos dias é o atestado de amamentação?

Caso exista necessidade, a licença oficial de 120 dias pode ser prorrogada por mais duas semanas (14 dias) antes ou depois do parto mediante comprovação com atestado médico (CLT, artigo 392, seção V.).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sbp.com.br

É obrigatório aceitar atestado de amamentação?

A empresa não é obrigada a aceitar atestado médico que recomenda afastamento para amamentação e nem abonar estas faltas caso ocorram.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em marmocontabil.com.br

Quanto tempo a mãe tem direito de sair mais cedo para amamentar em 2024?

Pausas para amamentar: para amamentar o filho, a mulher tem direito a dois descansos especiais, de meia hora cada um, durante a jornada de trabalho, até o 6º mês de vida do bebê, além dos intervalos normais para repouso e alimentação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em capital.sp.gov.br

O que mudou na licença maternidade 2024?

A inclusão das trabalhadoras da economia informal em programas de auxílio durante a licença-maternidade é uma das mudanças mais significativas de 2024. Agora, essas mulheres têm acesso a um auxílio financeiro, garantindo proteção mesmo sem um vínculo empregatício formal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem amamenta tem direito a sair mais cedo do serviço?

O art. 396 da CLT estabelece que para amamentar o próprio filho, até que este complete 6 (seis) meses de idade, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a 2 (dois) descansos especiais, de meia hora cada um.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

Quem volta de licença maternidade pode fazer acordo com a empresa?

É possível fazer acordo para sair da empresa depois da licença-maternidade, porém a empresa não é obrigada a aceitar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tiktok.com

Qual a nova lei para gestantes em 2024?

Foi sancionada a Lei nº 14.925, de 17 de julho de 2024, que prorroga prazos de conclusão de cursos e programas para estudantes e pesquisadores da educação superior em casos de parto, nascimento de filhos, adoção ou guarda judicial. As instituições devem ajustar prazos, garantindo um mínimo de 180 dias de prorrogação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Quantos meses após a licença-maternidade posso ser demitida?

E após 05 meses após o parto, onde nesse intervalo está computado o período da licença maternidade. Para a colaboradora gestante que inicie a sua licença no dia do seu parto, e retorne suas atividades no período estabelecido, ela ainda terá 30 dias (01 mês) com estabilidade na empresa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oitchau.com.br

Como funciona o retorno ao trabalho após licença-maternidade?

Segundo o artigo 396 da CLT, a mãe tem alguns direitos especiais em seu retorno ao trabalho após a licença maternidade. Basicamente, a mulher tem o direito de parar sua jornada de trabalho, duas vezes ao dia, para amamentar. Cada pausa tem que ter a duração de 30 minutos, não podendo passar disso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em qualicorp.com.br

Quais meus direitos quando volto de licença-maternidade?

O artigo 396 da CLT prevê que após o retorno da licença maternidade, que atualmente é de 120 dias, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a dois descansos especiais de meia hora cada um com a finalidade de amamentar o bebê, inclusive se advindo de adoção.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trt13.jus.br

Qual o valor do auxílio maternidade 2024?

Para aquelas que estão empregadas, o valor do salário maternidade será exatamente igual ao seu salário atual na empresa. Para empregadas domésticas, o valor será do último salário de contribuição pago pela Previdência Social. Para seguradas especiais, o valor será de um salário-mínimo, que em 2022 foi de R$1.212.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em acordocerto.com.br

O que pode ser descontado da licença-maternidade?

Durante a licença-maternidade, alguns descontos podem ser realizados normalmente, tais como FGTS, INSS e IRRF. O salário-maternidade conta como tempo de contribuição e, por isso, há o desconto do INSS. O Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) também desconta normalmente do salário-maternidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em moraesmonteiro.com.br

Quem volta da licença-maternidade tem direito a seguro desemprego?

De acordo com Rogério, qualquer tipo de licença entra na contagem do período de vínculo com a empresa, ou seja, não é descontado no cálculo para o seguro-desemprego. Isso inclui afastamentos médicos ou licença maternidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em centi.com.br

Quando volta de licença-maternidade pode sair mais cedo?

O art. 93, § 3º do Regulamento da Previdência Social (RPS), aprovado pelo Decreto nº 3.048/99, estabelece que em casos excepcionais, os períodos de repouso anterior e posterior ao parto podem ser aumentados de mais 02 (duas) semanas, mediante atestado médico específico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em v6.secovi.com.br

Quanto tempo de estabilidade após licença-maternidade 2024?

No Brasil, a licença maternidade 2024 estabelece um período mínimo de 120 dias para a licença, assegurando o salário integral durante esse período. Além disso, é garantida a estabilidade no emprego durante a gravidez e até cinco meses após o parto, protegendo a mãe contra demissões arbitrárias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exame.com