O mar, água em movimento é o lugar das transformações e do renascimento, simbolizando, também, um estado transitório, ambivalente, de onde surgem os monstros, e nesse sentido é a imagem do subconsciente, fonte de correntes que podem ser mortais ou vivificadoras.
As ondas do oceano produzem íons negativos. Íons negativos aceleram a capacidade do nosso corpo de absorver oxigênio. Eles também equilibram os níveis de serotonina; uma substância química produzida pelo organismo que está relacionada com o humor e o stress.
Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este ia se enchendo de água. Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: "Mestre, não te importas que morramos?" Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: "Aquiete-se!
O mar ensina. Paciência aos que tem pressa. Equilíbrio para os que já caíram mas não deixaram de remar. Para ganhar o mar é preciso perder o medo e manter o respeito.
O mar, água em movimento é o lugar das transformações e do renascimento, simbolizando, também, um estado transitório, ambivalente, de onde surgem os monstros, e nesse sentido é a imagem do subconsciente, fonte de correntes que podem ser mortais ou vivificadoras.
Mais do que refrescante, visitar o mar nos traz ao centro de nós mesmos, relaxa e nos ajuda a sair da rotina corrida de todos os dias. E mesmo antes da comprovação científica, a noção de que estar perto de uma praia nos faz bem não é nova.
Mares são massas de água menor em extensão se comparados aos oceanos. São delimitados pelos continentes, portanto, constituem um corpo de água obstruído por uma porção de terra. Os mares são, na verdade, uma parte do oceano, ocupando uma área reduzida, não tão profunda e cercada por terra.
Ao dominar o mar, Jesus dava esperança a milhares de pessoas diante do reino da morte. Assim aqui como lá, a fé neste Jesus da vida nos permite viver em meio à esperança de superação das desigualdades, da violência e da opressão de uns sobre os outros.
"O mar é uma expressão de liberdade, as ondas são suas palavras." Essa frase nos lembra que o mar é um símbolo de liberdade inigualável. Assim como as ondas dançam livremente na superfície, somos lembrados de abraçar a liberdade em nossas próprias vidas e permitir que nossas palavras e ações fluam livremente.
Nossos níveis de serotonina se equilibram perto do mar, graças ao ar oceânico, que contém íons de hidrogênio carregados negativamente. Dessa maneira, sentimos mais energia, dormimos melhor e nos sentimos mais felizes.
De acordo com algumas pesquisas, as ondas do oceano produzem íons negativos que aceleram a capacidade do nosso corpo de absorver oxigênio e equilibram os níveis de serotonina, proporcionando sensação de bem-estar e auxiliando contra depressão e ansiedade.
Até mesmo visualmente o mar é capaz de transmitir calma e sensação de segurança, uma vez que sua superfície plana transmite estabilidade, afastando a preocupação e o estresse causados pela imprevisibilidade do ambiente.
O mar e toda sua imensidão, tem o poder de nos reconectar com nossa essência. Mas além dos benefícios metafísicos, é importante citar também os benefícios físicos que o contato com o oceano, nossa maior fonte natural, pode nos proporcionar.
A vida nas águas do mar dá belas lições sobre fé, solidariedade e cuidado com a natureza. E nos mostra como alimentar as certezas diante de tantas incertezas.
A energia maremotriz provém do movimento das marés. Delas podem ser extraídos dois tipos de energia: a cinética, proveniente das correntes marítimas, e a potencial, gerada a partir da diferença de altura entre as marés alta e baixa. Assim, pode haver a transformação da energia cinética ou potencial em elétrica.
Os oceanos e mares são 70% do globo terrestre e fornecem mais da metade do oxigênio que respiramos, regulam o clima do planeta, nos dão energia, alimento, ainda promovem saúde e bem-estar. Assim sendo, nossas vidas dependem da saúde dos oceanos, quando respiramos ou quando consumimos alimentos de origem marinha.
Mais amplamente, o mar — com o artigo definido — é o sistema interconectado de águas dos oceanos, considerado um oceano global ou o conjunto das várias divisões oceânicas principais. Ele modera o clima da Terra e desempenha importante papel nos ciclos hídrico, do carbono e do nitrogênio.
São sinónimo de férias bem passadas, mas a ida à praia tem também efeitos comprovados de saúde e bem-estar. O 'segredo' está na composição única das grandes massas de água salgada: além do sal (cloreto de sódio), a água do mar é também mais rica em minerais como magnésio, cálcio e sulfatos, do que a chamada água doce.