Devido à sua composição em magnésio, que tem uma ação relaxante, a água do mar ajuda a aliviar a tensão muscular, o estresse e a ansiedade. Assim, uma forma de diminuir o estresse e promover a sensação de bem estar é através da prática de exercícios ou de atividades no mar, como o nado, por exemplo.
O ambiente marinho contém elementos essenciais para reforçar o sistema imunitário do corpo humano, como sais minerais e vitaminas. E o melhor? Estes elementos são facilmente absorvidos através da pele, quando nada ou, até, num mero passeio à beira mar.
Vivemos em um planeta azul, com oceanos e mares que cobrem cerca de 70% da superfície da terra. Os oceanos nos alimentam, regulam o clima e produzem a maior parte do oxigênio que respiramos.
O mar pode melhorar o funcionamento do nosso sistema respiratório, através do ar salgado entre as ondas. Alguns estudos comprovam que os sintomas de condições como asma e bronquite podem ser reduzidos quando estamos próximos do mar.
As ondas do oceano produzem íons negativos. Íons negativos aceleram a capacidade do nosso corpo de absorver oxigênio. Eles também equilibram os níveis de serotonina; uma substância química produzida pelo organismo que está relacionada com o humor e o stress.
Clima Agradável: O grande volume de água dos oceanos regula a temperatura, tornando as áreas costeiras mais amenas. Relaxamento Natural: O som das ondas e a cor azul do mar têm efeitos calmantes e sedativos, aumentando ainda mais a sensação de bem-estar.
O mar e toda sua imensidão, tem o poder de nos reconectar com nossa essência. Mas além dos benefícios metafísicos, é importante citar também os benefícios físicos que o contato com o oceano, nossa maior fonte natural, pode nos proporcionar.
Segundo os estudos, as ondas dos oceanos geram íons negativos. Quando absorvidos, ocorrem alterações moleculares no corpo, causando uma sensação de paz e equilíbrio. Além disso, o cortisol, nome dado ao hormônio do estresse, tem seus níveis reduzidos no organismo com o barulho das ondas do mar.
Devido à sua composição em magnésio, que tem uma ação relaxante, a água do mar ajuda a aliviar a tensão muscular, o estresse e a ansiedade. Assim, uma forma de diminuir o estresse e promover a sensação de bem estar é através da prática de exercícios ou de atividades no mar, como o nado, por exemplo.
O mar ensina. Paciência aos que tem pressa. Equilíbrio para os que já caíram mas não deixaram de remar. Para ganhar o mar é preciso perder o medo e manter o respeito.
O mar, água em movimento é o lugar das transformações e do renascimento, simbolizando, também, um estado transitório, ambivalente, de onde surgem os monstros, e nesse sentido é a imagem do subconsciente, fonte de correntes que podem ser mortais ou vivificadoras.
De acordo com algumas pesquisas, as ondas do oceano produzem íons negativos que aceleram a capacidade do nosso corpo de absorver oxigênio e equilibram os níveis de serotonina, proporcionando sensação de bem-estar e auxiliando contra depressão e ansiedade.
Na água do mar, de fato, existe uma concentração considerável de sais minerais. E isso, devido a um mecanismo físico chamado osmose, favorece a eliminação, através da pele, dos líquidos que haviam acumulado nos tecidos.
A água do mar é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, o que a torna uma excelente opção para combater diversas doenças de pele, como acne, psoríase e eczema.
Sua permanência em ambientes naturais proporcionará a você a oportunidade de estar com sua atenção relaxada, o pensamento mais leve, suas funções fisiológicas e o humor em equilíbrio, bem como a recuperação da sua concentração para as atividades diárias.
Até mesmo visualmente o mar é capaz de transmitir calma e sensação de segurança, uma vez que sua superfície plana transmite estabilidade, afastando a preocupação e o estresse causados pela imprevisibilidade do ambiente.
Um fim de semana na praia costuma estar ligado a momentos de descanso e diversão, mas eles também podem ser benéficos para a sua saúde. Estudos e pesquisadores apontam que o contato com o litoral pode ajudar a controlar o estresse e melhorar a saúde do seu cérebro.
Do ponto de vista da neurofisiologia, foi demonstrado que a imersão vertical na água gera efeitos positivos muito interessantes. Para começar, aumenta a velocidade do fluxo sanguíneo nas artérias cerebrais média e posterior.
A energia maremotriz provém do movimento das marés. Delas podem ser extraídos dois tipos de energia: a cinética, proveniente das correntes marítimas, e a potencial, gerada a partir da diferença de altura entre as marés alta e baixa. Assim, pode haver a transformação da energia cinética ou potencial em elétrica.
"O mar é uma expressão de liberdade, as ondas são suas palavras." Essa frase nos lembra que o mar é um símbolo de liberdade inigualável. Assim como as ondas dançam livremente na superfície, somos lembrados de abraçar a liberdade em nossas próprias vidas e permitir que nossas palavras e ações fluam livremente.
A energia maremotriz é gerada por meio da transformação do movimento das marés em energia, o que se dá nas unidades geradoras de energia. São construídas barragens e nas altas das marés a água do mar é captada e armazenada em diques.
FUNCIONAMENTO. A produção com energia de marés ocorre com a construção de uma barragem com várias comportas, localizada em um estuário que permita a entrada da água. São instaladas turbinas axiais de até nove metros de diâmetro, que são preenchidas durante a alta da maré e acionadas quando o nível começa a baixar.
Outra oportunidade é a energia maremotriz, que aproveita a alternância da altura das marés gerada pela força gravitacional que a Lua exerce sobre o nível delas.